Olimpíada

Celebrando a Língua Portuguesa: a Olimpíada de Português

Por: Yasmin Menezes Araújo

A Olimpíada de Português é um evento extraordinário que celebra a língua portuguesa e a cultura a ela relacionada. Originada a partir do programa “Escrevendo o Futuro”, desenvolvido pela Fundação Itaú Social entre 2002 e 2006, a Olimpíada de Português já é um marco no calendário acadêmico das escolas desde a ano passado, quando teve sua primeira edição. A primeira fase da Olimpíada deste ano será realizada no dia 23 de maio. Todas as escolas podem se inscrever: as inscrições estão abertas até 10 de maio de 2024. Alunos de diversas escolas, do ensino fundamental ao médio, terão a oportunidade de se destacar e demonstrar suas habilidades na Olimpíada.

         Segundo a professora Cíntia Martins Sanches, do IFSP campus Ilha Solteira, todos os alunos da escola estão inscritos na Olimpíada de Português, sendo que, na segunda fase, a ser disputada em 29 de agosto, a escola terá 12 vagas. As vagas da 2ª fase são proporcionais à quantidade de inscritos na primeira. Apenas quem participar dessa última etapa disputará o título de medalhista, mas todos os participantes da primeira fase receberão certificados de participação. Para a professora Cíntia, valorizar o ensino de línguas é essencial, especialmente num contexto em que disciplinas como Matemática e Ciências da Natureza recebem frequentemente mais atenção.

         Em 2023, duas alunas da escola foram premiadas: A Maria Paula de Carvalho da Silva, agora no 2º ano do curso técnico em Edificações integrado ao Ensino Médio recebeu Menção Honrosa. E a Isabele Cristina Gomes Maia, aluna egressa, que cursada o 3º ano desse mesmo curso no ano passado, conquistou medalha de Destaque Regional. Segundo uma das alunas vencedoras de menção honrosa, Maria Paula afirmou: “Já participei de outras olimpíadas antes, por isso não senti nada de diferente logo após a prova, mas fiquei feliz quando o resultado da primeira fase saiu e vi que passei para a segunda. O que eu não esperava era conseguir algo na segunda fase, então fiquei muito surpresa quando vi que ganhei uma menção honrosa. Achei a primeira fase mais tranquila. Acho que foi porque eu tinha um bom embasamento em português. Já a segunda fase achei complicada, não consegui nem resolver alguns exercícios”.

         Maria Paula contou ainda, sobre a experiência em 2023: “Se não me engano, acertei 17 questões de um total de 25 na primeira fase. Na segunda fase, não me lembro." E finalizou: “Acho importante a Olimpíada de Português para testar os conhecimentos. Nem todo mundo é fã de português, mas acho que a experiência vale a pena”.

         A participação na Olimpíada de Português permite promover a interação entre estudantes e professores, estimulando a leitura, a escrita e a criatividade. O site oficial do evento está disponível para mais informações: https://olimpiadadeportugues.org. Além disso, pessoas interessadas podem seguir a página da Olimpíada no Instagram pelo @olimpiadadeportugues.

Estudantes do IFSP realizando a primeira fase da Olimpíada de Português em 2023