Atualização sobre a greve

Campus Ilha Solteira do IFSP segue em greve e anuncia retorno parcial das aulas

Por Yasmin Menezes Araújo

 

No campus Ilha Solteira do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), a comunidade acadêmica aderiu à greve, com início em 29/04, marcando uma reunião para os pais e responsáveis pelos alunos, realizada no dia 7/05, quando os responsáveis foram informados sobre os motivos que levaram à paralisação.

Houve novaassembleia no dia 22/05, às 19h, quando os servidores tomaram a decisão de manter a greve por tempo indeterminado. Contudo, considerando o direito de não adesão dos servidores, 10 docentes optaram por promover um retorno parcial das aulas a partir de 28/05 e um novo horário de aulas foi elaborado e divulgado, com a aglutinação das aulas, para facilitar a ida dos estudantes.

Houve uma assembleia estudantil no dia 24/05 para avaliar a situação da greve. Após discussão, os alunos reconheceram a importância das reivindicações grevistas, mas optaram pelo retorno parcial às aulas dos professores que não aderiram ao movimento.

Com relação às negociações entre comando de greve e governo, federal, foram conquistados reajustes salariais para docentes e Técnicos Administrativos para 2025 e 2026, além de algumas outras reivindicações parcialmente atendidas. As propostas não do governo não foram aceitas pelo movimento paredista. A justificativa para a recusa foi a distância entre a oferta apresentada e a necessidade de recompor as perdas salariais acumuladas ao longo dos últimos anos entre 2017 e 2022. Além disso, a recomposição do orçamento das Instituições Federais não foi realizada.

Quem quiser se manter atualizado pode acessar o site: https://www.ifsp.edu.br/greve#:~:text=Conforme%20of%C3%ADcio%20enviado%20pelo%20Sindicato,para%20o%20fim%20do%20movimento 

                                                                                                                                    Reunião de pais e responsáveis sobre a greve