Grêmios e Eventos

Donas de si – Grêmio da Etec Ilha Solteira promove evento especial no mês das Mulheres

Por: Maria Eduarda Rodrigues Dutra e Larissa Pereira Trindade

Em 15 de março deste ano, O Grêmio da Etec de Ilha Solteira promoveu um evento em que mulheres contaram as dificuldades enfrentadas na vida profissional, devido às opressões de gênero.

Foto da mesa redonda, em homenagem as mulheres na ETEC de Ilha Solteira.

Participaram desse bate papo seis mulheres para contar como foi o processo para chegar onde estão atualmente. Nesse evento, os participantes contaram com a presença de Maria Inês Vasconcelos da Silva (Professora/ Advogada/ Tec. Contabilidade), Juliana Lacerda Ferreira (Guarda Municipal), Gislaine (Professora), Márcia (Professora de Enfermagem), Devanir Ribeiro dos Santos (Aposentada/ Ex-militar) e Cássia Pereira Dias Gonçalves (Arquiteta/ Designer). Os alunos se juntaram no pátio da Etec para acompanhar as falas delas. O evento aconteceu para homenagear as mulheres, já que o dia das mulheres foi no dia 08/03.

Primeiramente, Maria Inês contou sua trajetória como professora, advogada e técnica em contabilidade. Em seu relato, Maria Inês disse que toda sua infância foi complicada devido ao baixo nível de educação dos pais, porém, isso serviu de impulso para que ela avançasse em seus estudos. Na sua infância, sofreu muito por causa de uma deficiência visual gradativa, que ainda a acompanha atualmente, porém, mesmo com isto, ela foi capaz de enfrentar as dificuldades e ingressar em uma faculdade de direito. Durante sua estadia na faculdade, ela passou por muitas dificuldades, agora não apenas devido a sua deficiência visual, mas também por racismo e assédio (houve discriminação por parte de um membro do corpo discente da faculdade).

Em diálogo à parte do evento, Maria Inês, afirma que é necessário combater todas as formas de preconceito, tais como o racismo e o capacitismo, e garantir a todas as mulheres e pessoas uma educação de qualidade, motivando assim o surgimento de novas gerações de mulheres inspiradoras.

Juliana, guarda municipal de Ilha Solteira, relatou sobre eventos da sua adolescência, quando ela era conhecida na cidade como “Xuxa”, aos dezoito anos. Durante essa fase, ela se viu em situações frequentes de opressão de gênero por parte das outras pessoas, isto devido à visão sexualizada que as pessoas tinham dela. Ao decorrer de seu amadurecimento e por meio da educação, ela conseguiu superar os estigmas de gênero.

Gislaine, em seu momento de fala, comentou muito sobre ser rebelde em prol de uma educação, acreditando sempre em seu potencial. Com este pensamento, Gislaine cursou pedagogia, área em que prossegue atuando até hoje. Porém, mesmo depois de lutar muito por uma área na qual pudesse se consolidar, ela passou por muita opressão de gênero, mas demonstrou ser forte diante das dificuldades.

No diálogo com Márcia, por sua vez, ela trouxe à tona pensamentos sobre a importância do dia das mulheres e sobre seu papel para a luta coletiva, com o objetivo de garantir conhecimento e respeito não apenas por ser mulher, e sim um indivíduo que faz parte de uma comunidade e humanidade e que deve ter seu esforço reconhecido.

Contamos também com a presença de Devanir, que atualmente se encontra aposentada, mas já atuou como militar. A aposentada conta que, ao chegar em Ilha Solteira, percebeu ser a primeira militar do sexo feminino, o que ocasionou muito preconceito por parte dos militares do sexo oposto. Ela cita acontecimentos em que seus superiores (homens) já a seguiram em seu turno, apenas para ver que tipo de informações trocava com um cidadão. A militar diz que já atuou no PROERD e, segundo ela, foi uma coisa maravilhosa, pois ela pôde se aproximar dos alunos, foi uma experiência muito agradável.

E, por último, os alunos desfrutaram da presença de Kássia Gonçalves, que é arquiteta e designer. De acordo com ela, houve casos em que ela participou de obras e os outros trabalhadores (homens) faziam questão de invalidar suas opiniões e posicionamentos, sempre a questionando sobre o motivo para ela estar ali. Mas, ao fim, tudo ocorreu bem, hoje ela é uma grande designer e arquiteta, seu gênero não interferiu, mas, sim, agregou para torna-la essa grande profissional que é hoje.

Mais informações sobre o evento podem der obtidas acessando a página do Instagram do Grêmio - Protec: @gremio_protec.

Foto da mesa redonda, em homenagem as mulheres na ETEC de Ilha Solteira. 

Grêmio do IFSP promove Feira de Profissões em sábado letivo

Por: Carlos Eduardo Farias Garcia e Luciano Francisco Lisboa Junior

Em uma iniciativa inovadora, o grêmio do Instituto Federal anuncia a realização de um evento educativo exclusivo para os alunos do IF (Instituto Federal) que ocorrerá no sábado (13/04), das 07h30 às 10h, com o objetivo de aproximar os alunos das realidades das profissões que aspiram seguir. "A ideia é que os estudantes possam conhecer mais acerca do universo que pretendem trilhar", afirma aluno Heitor Zanqueta, membro do grêmio estudantil.

Durante o encontro, os estudantes terão a oportunidade de interagir diretamente com profissionais de diversas áreas, esclarecendo dúvidas e desmistificando o campo de atuação. Assim, "é de extrema importância que os discentes interajam com o palestrante", ressalta Heitor, que também é estudante do 3º ano no IFSP.

O evento, que é uma chance única para os discentes do Instituto Federal, poderá sofrer alterações na data devido à possibilidade de uma greve geral anunciada pelo Sinasefe-SP.

As carreiras foram organizadas em três trilhas distintas: Saúde, com médicos, psicólogos e dentistas; Humanas, incluindo arquitetos, gastrônomos e advogados; e Exatas, com engenheiros mecânicos, elétricos e agrônomos. O Grêmio e o corpo docente planejam reconhecer a participação dos alunos e palestrantes com a entrega de certificados, incentivando assim a colaboração e o engajamento no evento.

Vale relembrar também que, como se trata de um sábado letivo, a ausência será contabilizada como falta para aqueles alunos que não comparecerem ao encontro, entretanto, não será obrigatória a participação.

Arte para divulgação da Feira de Profissões do IFSP


Protec 2024

Além de trazer novos rostos, grêmio da Etec apresenta novidades

Por: Larissa

O grêmio da Etec de Ilha Solteira, atualmente constituído por: Sofia (Coordenadora geral), Marcelo (Suplente), Cecilia (Coordenadora financeira), Piettro (Suplente), Maria Eduarda (Coordenadora geral), Luana (Suplente), Maria Luiza (Coordenadora de Comunicação), Rayssa (Suplente), Danton (Coordenador de Esporte), Elias (Suplente), Enrique (Coordenador de Cultura), Nicolly (Suplente), Micael (Coordenador de Relações Acadêmicas) e Lorena (Suplente), exibiu formalmente seus integrantes na sexta-feira (15/03), durante a palestra “Donas de si” que ocorreu em homenagem ao dia da mulher. A apresentação foi realizada, devido à entrada e à saída de alguns membros.

Para ter acesso aos detalhes, o Jornal Uma Arara me Contou entrevistou o integrante Micael (2°-MTEC-DS), que ocupa a posição de Coordenador de Relações Acadêmicas. Em relação à distribuição dos respectivos cargos aos integrantes, Micael disse que foi feita uma pesquisa para saber quem queria entrar no grêmio e, em seguida, realizaram uma "filtragem" dessas pessoas e, por uma feliz coincidência, todos no grêmio já tinham tido interação com pelo menos uma pessoa da lista, então, avaliaram os indivíduos se baseando nisso e, por fim, atribuíram a eles determinadas funções, pensando sempre em fazer o melhor proveito de suas competências. Micael define seus parceiros como "excêntricos", não tão excêntricos em relação aos integrantes do ano anterior, mas o suficiente para notar que cada um tem sua personalidade e que defendem opiniões sinceras.

Em relação às propostas, o grêmio planeja levar alguns projetos que ainda não ocorreram à diante, serão moldados e provavelmente realizados mais para o fim do ano. Uma coisa que poucas pessoas sabiam é que os integrantes estão tentando levar à diante uma ideia sobre o baile de formatura, então, é uma possibilidade que, ao final deste ano, os etequianos se formem no estilo EUA.

Para ficar sempre por dentro, é possível seguir o grêmio Protec em suas redes sociais clicando  em https://linktr.ee/ProtecGremio.

Siga também o Jornal Uma Arara Me Contou no instagram @jornal.arara ou clicando no link a  https://www.instagram.com/jornal.arara/#.

Atual Grêmio da Etec com seus integrantes