Festividade

Festa junina: uma longa história

Por: Taís Vitória Martins de Souza

A festa Junina é uma festividade popular que é comemorada no Brasil durante o mês de junho. Essa comemoração foi trazida pelos portugueses durante a colonização no século XVI, mas, com o tempo, recebeu influências das tradições indígenas e afro-brasileiras. Ela é realizada em homenagem a São João, São Pedro e Santo Antônio. Acredita-se que a festividade surgiu para cristianizar as celebrações pagãs do solstício de verão. 

A cultura indígena contribuiu com elementos como o uso de fogueiras e rituais relacionados à agricultura e à fertilidade. Já a influência africana trouxe as danças, as músicas e alguns instrumentos típicos, como o tambor e azabumba. 

Essas influências transformaram a festa junina na festividade que comemoramos hoje, com uma variedade de comidas típicas como: milho cozido, pamonha, curau, pipoca, canjica, quentão, maçã do amor, arroz doce, paçoca, pé-de-moleque e bolo de milho, tendo também danças tradicionais, como a quadrilha, que é dançada em pares seguindo uma coreografia e utilizando trajes caipiras. 

É importante ressaltar que no Brasil as festas juninas variam de acordo com a região, com tradições e práticas específicas de cada local. Esses elementos diferenciados é que fazem dessa festividade algo tão diverso e divertido. 


Os professores Pedro e Cíntia, durante do I Arraiar da Federar, do IFSP Ilha Solteira, em 2019