Conscientização 

PV (Projeto de Vida) EM AÇÃO: Diga não ao bullying

Por: Luise Nascimento Martins

 

PV em ação é um projeto contra o bullying que está sendo desenvolvido dentro da Escola Estadual de Urubupungá, pela gestão da escola e pelos professores de Projeto de Vida. Sua idealização teve início no mês de março, com a criação da conta no Instagram @pvemcao, usada para a divulgação do projeto. Estão sendo desenvolvidas atividades nas aulas de PV, além de cartazes e publicações para conscientizar os alunos sobre a situação vivida atualmente na escola e há também a “Caixa do socorro” para denúncias anônimas.

Projeto de Vida é uma matéria para os estudantes de tempo integral que prevê liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade, dentro de três pilares: pessoal, social e profissional. O pessoal está relacionado ao autoconhecimento. O é a parte de relações familiares e com colegas. Já o profissional é a parte de pensar na futura carreira profissional.

A palavra “bullying” tem origem na língua inglesa, do termo “bully”, significando valentão ou brigão. É uma prática de atos violentos, intencionais e repetidos contra uma pessoa, podendo gerar danos físicos e psicológicos às vítimas. A agressão pode ser de vários tipos, sendo eles: cyberbullying, bullying sexual, material, social e verbal. Recentemente, foi aprovada a nova Lei 14.811/2024, segundo a qual quem cometer bullying ou cyberbullying poderá ser multado ou até preso.

Conversamos com a professora Isabeli Azevedo, uma das responsáveis pelo desenvolvimento do PV em Ação, sobre como foi e como está sendo o desenvolvimento do projeto:

 

### Como foi a parte de idealização?

No Projeto de Vida, busca-se trabalhar com temas recorrentes dentro da escola e o bullying estava tendo uma alta ocorrência entre alunos.  Com base nisso, por estar à frente dos casos, a vice-diretora Ingrid Valverde propôs um projeto por parte dos professores de PV sobre a situação que a escola estava vivendo.

 

### Qual foi a inspiração para o desenvolvimento do projeto nas aulas?

A escola tem salas do Ensino Fundamental até o Ensino Médio, isso deixou claro que era preciso ter variadas metodologias para trabalhar o conteúdo em sala de aula. Com isso, os professores se basearam na cartilha “Chega de bullying” (Campanha de 2014), que trata esse mesmo tema de diversas formas.

 

### De onde partiu a ideia de fazer a “Caixa do socorro”?

Para as denúncias anônimas, a ideia inicial era de criar um formulário para que os alunos vítimas denunciassem (ou até outras pessoas sem envolvimento nos casos). Essa foi idealizada pela professora Lorena Oliveira, porém, a ideia foi adaptada pelo professor Alex Aguiar para a “Caixa do socorro”, que foi colocada na sala de leitura para relatar os casos de bullying vivenciados pelos alunos dentro da escola.

 

O PV em ação tem sido aceito pelos alunos, que estão sempre envolvidos, fazendo vídeos, podcasts e cartazes e foram fundamentais para a realização do projeto. Afinal, o bullying não é um problema apenas para quem o sofre, mas sim de toda a sociedade.

 


Participantes do Projeto durante a realização das atividades

Uma das atividades do projeto é a realização de Podcasts

 

Dia 2 de Abril: Conscientização sobre o transtorno do espectro autista

Por: LisbelaOhoriPerazza

Dia 2 de Abril é considerado Dia Mundial da Conscientização do Autismo pela ONU, que visa informar a população sobre o assunto, sendo fundamental para darmos visibilidade sobre o transtorno.Além da conscientização, que é chave para um mundo menos preconceituoso, a visibilidade sobre o transtorno traz uma busca maior pelo diagnóstico.

O TEA (Transtorno do Espectro Autista) é um termo que se refere a diversas condições caracterizadas por déficitsna comunicação, interação social e linguagem não verbal. Ele, normalmente é diagnosticado nos primeiros anos da infância, persistindo durante a adolescência e a vida adulta. Seus sintomas podem reduzir de modo considerável mediante a tratamento (www.vittude.com/blog/- por Tatiana Pimenta).

Também chamado de DEA ou ASD, recebe o nome de espectro por abranger diferentes graus, sendo mais leves ou mais graves, todos ligados à dificuldade de comunicação e de relacionamento social(www.drauziovarella.uol.com.br- por Maria Helena Varella Bruna).

O Dia 2 de abril foi escolhido com a finalidade de reduzir a discriminação contra as pessoas que possuem esse transtorno. Por isso é importante darmos visibilidade a essa data tão fundamental na nossa sociedade.


A Revista Autismo é uma importante aliada na Conscientização sobre o TEA