NOTÍCIAS E. E. URUBUPUNGÁ 

E.E. de Urubupungá instala sua própria Estação Meteorológica

Reportagem: Isabeli Azevedo

Visando o trabalho interdisciplinar, a Escola Estadual de Urubupungá realizou, no mês de maio, a instalação de uma estação meteorológica nas suas repartições. O equipamento fornecido pelo projeto “Clima Escola”, do estado de Goiás, foi instalado pela professora de Geografia, Isabeli Azevedo.

Fachada da Estação Meteorológica 

A presença do equipamento no ambiente escolar permite que os estudantes coletem, analisem e interpretem dados meteorológicos em tempo real, trazendo uma abordagem prática e interdisciplinar ao currículo.

A estação meteorológica é composta por sensores que medem a temperatura e a umidade relativa do ar. Esses dados são transmitidos para o site do projeto Clima Escola, em que tanto professores, quanto alunos, podem acessar as informações e utilizá-las como parte de atividades educacionais em sala de aula.

Uma característica notável da estação meteorológica é a acessibilidade dos dados coletados. Os alunos poderão monitorar as condições atmosféricas, como temperatura e umidade do ar, através do site do projeto Clima Escola. Isso permite que eles acompanhem as condições do tempo em tempo real e facilite a integração desses dados nas aulas.

O projeto Clima Escola, que forneceu o equipamento, é uma iniciativa dedicada a promover a conscientização sobre questões climáticas e ambientais entre a comunidade escolar. Através dessa parceria, a escola agora faz parte de uma rede mais ampla de instituições educacionais que estão contribuindo para a coleta de dados climáticos em todo o país.

Essa iniciativa ilustra a importância de trazer a prática e a aplicação do conhecimento científico para dentro da sala de aula. Ao permitir que os alunos coletem e interpretem dados reais, a estação meteorológica não apenas enriquecerá sua educação, mas também incentivará uma maior conscientização sobre as questões climáticas que afetam o planeta.

I Feira Literária do Urubupungá – FLU


“Ler é entrar em outros mundos possíveis. É indagar a realidade para compreendê-la melhor, é se distanciar do texto e assumir uma postura crítica frente ao que se diz e ao que se quer dizer, é tirar carta de cidadania no mundo da cultura escrita” ( LERNER 2002) .

Reportagem: Edilva Bandeira


Foi realizada no dia dois de junho, a I Feira Literária da escola PEI Urubupungá, evento promovido pela Diretoria de Ensino de Andradina, envolvendo as escolas estaduais das cidades da região.  A equipe responsável pela organização do evento na escola foi a de Códigos e Linguagens, coordenada pela professora Edilva Bandeira. 

O objetivo do evento foi fomentar, divulgar, incentivar e apoiar às ações de Leituras Literárias na escola. A programação focada na literatura, foi composta por apresentações de danças, leituras, declamações de poemas, contação de histórias, performances musicais e teatrais, vídeos, tudo fundamentado no desenvolvimento das competências leitora e escritora.

Cartaz de divulgação da FLU


Da Diretoria de Ensino de Andradina, veio uma comitiva de convidadas composta pelas PECs (Professoras Especialistas no Currículo) de Língua Portuguesa, Eleni Solange, Ana Galhardo e Ana Medeiros. Também vieram para o evento as professoras Fátima Sousa  e Fernanda de Paula  da Escola Armel Miranda de Castilho, acompanhadas de turmas do 6º ano e de monitoras da escola. 

A Feira foi realizada no auditório da escola, decorado com trabalhos produzidos pelos estudantes, como cartazes, fanzines, livros artesanais, poemas, artigos de opinião, desenhos, pinturas e objetos ligados ao mundo literário. 

Além da área de Língua Portuguesa, participaram as áreas de Ciências e Física, apresentando ações pedagógicas focadas na leitura e escrita.

Apresentação de estudantes durante a Feira 

O apoio da diretora Raiane Piacente Alves, da coordenadora geral Jumma Miranda Chagas, de funcionários e funcionárias da escola, do CIEBP, representado pela coordenadora Danielle Agostinho, foi fundamental para o sucesso do evento, que será realizado novamente ano que vem. 

Participantes e organizadores da FLU 

PROGRAMAÇÃO:

9h- Abertura – Fala da diretora Raiane, Coordenadora Geral Jumma e representantes da Diretoria de Ensino

9h15- Apresentação musical (organizada pelas professoras Haleia, Daniela e  Professor Rubens.

9h30 – Apresentação de leitura literária (Poemas de mulheres pretas), estudantes da 2ª série B. (organizada pelo professor Oscar).

9h45- Apresentação de dança (organização da professora Cristiane).

10h – Apresentação de leitura cientifica (organizada pela professora Aline.)

10h15- Apresentação de leitura do livro “ O Pequeno Principe” (organizada pelas professoras Janaina e Rita.

10h30- Apresentação de vídeo sobre o livro “Kaya” (organizado pela professora Zenilda em parceria com o CIEBP)

11h - Apresentação de Redação vencedora de concurso do Rotary, feita por estudante da 1ª série A (organizada pelo professor  Rubens)

11h15 – Encerramento e agradecimentos com as professoras Clara Rodrigues e Rita Braúna