O Projeto da Brinquedoteca da Universidade Vale do Rio Doce - UNIVALE foi elaborado em outubro de 2001, período em que a Universidade reestruturava a sua política, implantava as faculdades e discutia, no interior dos cursos de graduação, a formação dos professores da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A Brinquedoteca constitui, para além do ensino, espaço de discussão de extensão e pesquisa, considerando a necessidade de articulação entre a teoria e a prática nos cursos de formação de professores; no entendimento sobre o brincar como um direito da criança; na possibilidade de se utilizar esse espaço para a pesquisa e extensão, prestando serviços à comunidade; auxiliando e enriquecendo as discussões e as temáticas sobre a criança, a infância e a própria docência.
No espaço, são atendidas, semestralmente, no mínimo duas escolas de Educação Infantil ou Anos Iniciais que participam de atividades de cooperação, criação e por vezes, na área externa, de competição. Além disso, são feitos piqueniques literários sobre a sombra da mangueira, localizada na área externa da brinquedoteca. Por ser um espaço formativo, é por meio deste laboratório que é oferecido o grupo de estudos “Infância e cidade”, e outros cursos destinados aos professores da rede de educação básica, ou pessoas com o curso de magistério em formação.
O programa infantil Balangandã é uma ação da Brinquedoteca em parceria com a TV UNIVALE, sendo uma forma de articular os conhecimentos e criatividade de estudantes e professores do curso com a contação de histórias. O programa é gravado semestralmente e transmitido pelo canal da Univale Tv no you tube. Participam das gravações estudantes do curso de pedagogia e crianças da comunidade, podendo, em alguns momentos, ter convidados externos à univale para contar histórias.
Todas as ações realizadas, se encontram nas abas laterais de acordo com cada semestre.