Era uma vez... Oficina de contação de estórias!

Título: Oficina de Contação de estória

Responsáveis: Elizabete Aparecida de Carvalho

Data de realização da atividade/ação: Abril e Maio

Descrição do projeto/atividade: A oficina aconteceu durante os meses de abril e maio, às quartas-feiras, durante duas horas, na brinquedoteca. Primeiro foi apresentado aos (às) graduandos a estória como uma importante ferramenta que contribui para desenvolver nas crianças habilidades orais, de leitura, escrita, estimula o gosto pela leitura e pelo ato de aprender. Em seguida foram apresentadas diferentes técnicas de contar estórias, utilizando fantoches, caixas, imagens, livros de literatura infantil, dentre outras. É, por fim, os (as) graduandos (as) preparam uma estória para apresentarem para os colegas utilizando umas das técnicas aprendidas e depois a mesma estória foi gravada para ser apresentada no Programa Balangandã.

Objetivo(s) da ação ou atividade: contribuir para que os (as) graduandos (as) desenvolvessem a habilidade de contar estórias usando a criatividade e diferentes recursos para tornarem a atividade de contação de estórias mais dinâmica e interativa.

Alcance quantitativo: A oficina alcançou diretamente 12 estudantes do 1º período de Pedagogia.

Resultados alcançados: A realização da oficina propiciou aos (às) estudantes conhecerem diferentes técnicas de contação de estória, como expressões e gestos, maneiras de imitar os personagens, escolha de ambientes, a criar estórias a partir de objetos e imagens e contribuiu ainda para melhorar a oralidade e interpretação.

A oficina de “Contação de estórias” foi uma oportunidade dos (as) graduandos (as) compreenderem o seu papel na formação dos estudantes da educação básica, a partir de concepção ampla e contextualizada de ensino e processos de aprendizagem e desenvolvimento, e de atuarem com sensibilidade e ética, reconhecendo desigualdades sociais, diferenças geracionais, étnicas, raciais, ambientais, bem como deficiências individuais; como está previsto no perfil do egresso, no PPC do curso.



Estudantes do primeiro período contam as estórias no Balangandã de férias

Após a participação em oficinas de contação de estórias realizadas pela professora Elizabete Carvalho, estudantes do primeiro período gravam o programa Balangandã de férias. A atividade faz parte da programação da Brinquedoteca e fica disponível no Youtube da Univale. Uma oportunidade de aprendizado para nossos/as estudantes e uma forma de levar arte e cultura para a criançada por meio das mídias digitais. Para o próximo semestre a Brinquedoteca retornará com as contações de estórias presenciais para crianças das escolas de Governador Valadares.