O espetáculo conta, de forma animada, a aventura de uma trupe que vai em busca de uma história perdida. Em meio aos contos, cantos e encantos eles se deparam com uma lesma que anda muito devagar, com uma baratinha casamenteira, um galo que canta para o sol nascer e se enrolam em meio aos trava-línguas. Este espetáculo foi produzido através dos recursos da Lei Aldir Blanc – categoria: Live de contação de histórias junto ao ator e diretor Valdicélio Martins dos Santos, professor do curso de Pedagogia e formador do Teatro Universitário - TU. O espetáculo contou com a participação da professora e coordenadora do curso, Karla Nascimento, e dos egressos do curso e integrantes do TU, Maurício Mendes e Jhennyfer Gonçalves.
Após a participação em oficinas de contação de estórias realizadas pela professora Elizabete Carvalho, estudantes do primeiro período gravam o programa Balangandã de férias. A atividade faz parte da programação da Brinquedoteca e fica disponível no Youtube da Univale. Uma oportunidade de aprendizado para nossos/as estudantes e uma forma de levar arte e cultura para a criançada por meio das mídias digitais. Para o próximo semestre a Brinquedoteca retornará com as contações de estórias presenciais para crianças das escolas de Governador Valadares.
A professora Karla Nascimento participou dos dois momentos do lançamento do livro Varandas e Janelas: @ pandemia - portal de um novo tempo, da poeta e ex-professora da Univale, Maria Paulina Freitas Sabagh. Conhecedora do quanto a professora Karla é amante e incentivadora da poesia, a autora a convidou para que escolhesse e fizesse a leitura de alguns poemas do livro durante o lançamento na Academia Valadarense de Letras no dia 24 de maio e no Campus II da Univale, no dia 31 de maio.
À esquerda, a professora Karla junto à autora Paulina, e acima, Karla e a estudante Girlene, que fez questão de prestigiar o evento.