PROJETO TEATRO UNIVERSITÁRIO

O Grupo Teatro Universitário (GTU) nasce da necessidade de expansão, descentralização e acesso a Arte e cultura na universidade e na comunidade, visto que não tínhamos nenhum curso de teatro voltado para estudantes universitários na cidade de Governador Valadares. A UNIVALE, junto ao curso de Pedagogia, dá um passo à frente criando, em 2016, um projeto que atende aos estudantes interessados de todos os cursos de graduação, pós-graduação e funcionários.

O GTU é um  projeto registrado como extensão universitária na Universidade Vale do Rio Doce e se caracteriza como uma proposta inovadora de formação em artes cênicas, propiciando informações, vivências e atualizações culturais. O grupo exerce um importante papel no cenário artístico-cultural local abordando temáticas relevantes a partir das vivências dos participantes, com apresentações e oficinas artístico-culturais gratuitas. Demonstra desta forma o caráter extensionista do Teatro Universitário em sua interlocução com a comunidade.

O projeto Teatro Universitário tem como foco o processo de ensino/aprendizagem a partir do trabalho coletivo e tem como objetivo central democratizar o acesso à cultura através da promoção técnica, artística, intelectual, ética e cultural de estudantes, funcionários e comunidade, através de oficinas e apresentações de espetáculos teatrais, resgatando a identidade cultural e construção de cidadania.

PROJETO ANJOS DA ALEGRIA

Desenvolver a educação através do sensível deveria ser uma tarefa para todos, no entanto, ela se restringe a algumas áreas do conhecimento como se isso fosse uma particularidade de poucos. Sabemos que o ser humano é o único animal com a capacidade de humanizar, mas ao longo do tempo, infelizmente, perdemos essa característica e esquecemos de olhar para as coisas que trazem sentidos e significados.

É nesse processo de sentir, significar e ressignificar que o projeto de extensão Anjos da Alegria/UNIVALE ganha forma, sendo hoje uma ação permanente da Universidade Vale do Rio Doce – UNIVALE iniciada em 2016 que, visa promover a formação interdisciplinar entre os cursos de educação e saúde, com oficinas de palhaçaria e visitas/intervenções no Hospital Municipal de Governador Valadares – HMGV.

Dessa forma, o projeto Anjos da Alegria se caracteriza como uma proposta interdisciplinar que permite que os(as) estudantes vivenciem a realidade da assistência à saúde e suas relações entre saúde e educação no nível terciário, reflitam sobre a mesma, e repensem estratégias e possibilidades de mudança nos cenários de atuação, sendo fundamental a participação do curso de Pedagogia para a realização das interfaces entre educação e saúde na formação dos profissionais com uma visão humanizada junto aos profissionais do hospital atendido, pacientes, e seus acompanhantes. 

PROJETO FAZERES DOCENTES

O projeto Fazeres docentes: gestão da sala de aula foi elaborado a partir da leitura e escuta sensível dos dilemas relativos à educação básica em Governador Valadares (GV), foi gestado em diálogo com gestores (as) e pedagogos (as) de escolas da Rede Municipal de Ensino, apoiando-se também no diálogo com docentes e discentes por meio da experiência vivenciada em 2021.

O projeto articula o ensino e extensão, nas disciplinas de Produção discursiva: oralidade e escrita; Fundamentos da Gramática Básica, à pesquisa via projeto “Conversando com a Cidade”, envolve discentes e docentes do curso de Pedagogia e Mestrado Gestão Integrada de Território (GIT), bem como instigar processos de transformação social, via escolas localizadas em territórios marcados pela vulnerabilidade social. Tem por objetivo promover eventos de letramento nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, junto a estudantes da Educação Básica da rede pública de Governador Valadares (5º e 9º anos), por meio da articulação entre docentes das escolas públicas municipais e estaduais, pedagogos (as), escolas campo de extensão, estudantes e docentes do curso de Pedagogia e do GIT, em uma perspectiva dialógica e formadora.