Iniciamos mais um semestre letivo com muita preparAção para o retorno das atividades acadêmicas.
Que possamos fazer um semestre leve, cheio de realizações e aprendizados significativos!
"A educação é um ato de amor, por isso um ato de coragem". Paulo Freire.
GRAVAÇÃO DE PROGRAMA COM ESTUDANTES, PROFESSORES E EGRESSOS DO CURSO
RECEPÇÃO AOS CALOUROS
APRESENTAÇÃO AOS ESTUDANTES O RESULTADO DA CPA
RODA DE SABERES
Participação da professora Fernanda Cristina(Pedagogia e GIT)
Participação da professora Terezinha Vilarino (Pedagogia e GIT)
ASSISTA AO PROGRAMA COMPLETO - RODA DE SABERES
Construindo uma rede de enfrentamento ao racismo
O curso de Pedagogia alinhado aos temas emergentes atuais e cumprindo a legislação vigente 10.639/2003, no contexto do combate ao racismo no Brasil que estabelece a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas de ensino fundamental e médio, tanto públicas quanto privadas, promove a roda de saberem com o tema: constuindo uma rede de enfrentamento ao racismo.
AULA DE INTEGRAÇÃO COM O 1° PERÍODO - LABORATÓRIOS, PRÁTICAS, PESQUISA E EXTENSÃO NO CURSO DE PEDAGOGIA
CINEEDUCAÇÃO
🎬 Cine Educação - Edição Especial: Meio Ambiente 🌱
O curso de Pedagogia convida todos os estudantes para mais uma edição do Cine Educação, que acontecerá no dia 28/03 (sexta-feira), às 19h, no Auditório A - Ed2.
Nesta edição, será exibido o documentário "A Conspiração Consumista", como parte do Seminário Integrador com o tema Meio Ambiente. Após a exibição, teremos diálogos enriquecedores com os professores Renata Greco e Bruno Capilé, com a mediação da professora Dilemara Sellos.
🎁 Sorteio de Brinde: Durante o evento, será realizado o sorteio do brinde da campanha "Mutirão de Seguidores". Não perca a chance de ganhar!
🍿 Leve sua Pipoca: Para tornar a sessão ainda mais agradável, traga sua pipoca e aproveite o evento com muito mais sabor!
📄Ahhh! E vale lembrar que o evento vale como horas de AACC 😉
🎥 Participe!
JURI SIMULADO
No dia 17 de março, a turma do 3° Período do curso de Pedagogia participou de uma atividade diferente: um júri simulado. A atividade foi proposta pelo prof. Guilherme Rodrigues que ministra a disciplina Psicologia da Educação.
Conheça um pouco do que rolou na prática...
A temática central era: o behaviorismo contribui para a educação ou prejudica a formação crítica dos alunos?
A turma foi organizada em 3 grupos: acusação, defesa e juízes.
Cada grupo precisou se preparar para defender as suas ideias e argumentar sobre o tema, utilizando vídeos, slides e muita criatividade.
Ao final, foi possível refletir que os nossos alunos precisam ser tidos como sujeitos ativos e não meros receptores de ações repetidas. Que precisamos ir além do ensino mecânico e proporcionar aos estudantes oportunidades de aprendizagem significativa.
I JORNADA DELAS
A UNIVALE Editora realiza, no próximo dia 11 de março, a primeira edição da Jornada Delas, um evento que marca o lançamento do livro “Caminhos para o protagonismo feminino”, escrito pela professora doutora Luciana Panke.
A obra, já publicada na Espanha, chega agora ao público brasileiro em português, trazendo reflexões profundas sobre o papel da mulher no fortalecimento de sua voz e presença na sociedade.
Professores e estudantes do curso de Pedagogia participam da jornada, seja como ouvinte ou palestrante.
Confira a matéria completa em: https://univale.br/protagonismo-feminino-1a-jornada-delas/
Exposição fotográfica
Participação da professor Dra. Renata Greco
Participação da professor Dra.Fernanda Cristina
Participação da estudante do 3° período Carina Sampaio.
TEORIAS DO CURRÍCULO
O professor Thiago Martins convidou a Professora profª. Drª. Mônica Valadares, gestora do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da UNIVALE esteve na turma do 7º período de Pedagogia. A aula era do Prof. Me. Thiago Santos, com a disciplina Teorias do Currículo, mas a temática tratada foi sobre a ética em pesquisa. A professora abordou sobre os processos de submissão de projetos de pesquisa para o CEP, afinal, os estudantes do 7º período já estão na reta final do curso, e iniciando a pesquisa que será apresentada no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Na sequência convidou a professora Drª Renata Greco para uma Roda de Conversa sobre o evento "I Jornada Delas" e a pauta do Protagonismo Feminino, entre outras questões de gênero.
II SEMINÁRIO ABAYOMI
O Coletivo Abayomi abre as inscrições para o 2º Seminário, que ocorrerá no dia 26 de março de 2025, no Centro Cultural Hermírio Gomes da Silva, em Governador Valadares. O evento tem como objetivo consolidar a rede antirracista criada no encontro de 2024 e promover uma ampla reflexão sobre as questões raciais, seguindo a filosofia UBUNTU – "Eu sou, porque somos".
Realizado pelo Coletivo Abayomi e com o apoio de diversas instituições, o seminário busca intensificar a luta contra o racismo nas escolas de ensino básico, e fortalecer a construção de uma sociedade mais justa. Neste ano, o evento conta com a parceria do Núcleo Interdisciplinar de Educação, Saúde e Direitos (NIESD), o Ministério Público de Minas Gerais, a Secretaria Municipal de Educação de Governador Valadares (SMED), a Superintendência Regional de Ensino (SRE), a Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE), entre outras organizações, além de ser financiado pelo Fundo Brasil.
Acesse a matéria completa em: https://univale.br/coletivo-abayomi-busca-reforcar-a-luta-contra-o-racismo/
Professores e estudantes participaram do evento na organização ou ministrando oficinas:
Convidados
Ademir Martins
Facilitador(a)
Artista de teatro, produtor cultural e formado em Comunicação Social – Publicida...
Valdicélio Martins dos Santos
Facilitador(a)
Doutor em Educação. Pedagogo e Artista. Docente no curso de Pedagogia na Universidade Vale do Rio Do...
Descrição
Como o corpo negro tem sido representado ao longo dos séculos de civilização ocidental? Quem tem o poder de construir e propagar discursos e narrativas? Esta oficina pretende trazer referências sobre o Teatro experimental do negro por meio de jogos teatrais, jogos de improviso, trabalho de corpo e exercícios de memória. Objetiva-se, ainda, resgatar histórias que possam contar a nossa trajetória, da nossa ancestralidade, da nossa comunidade ou cidade, sendo o corpo o principal meio cênico-poético para construção do corpo-memória.
Convidados
Eliane de Souza Honorato
Facilitador(a)
Doutorando em Administração e Contabilidade, Mestre em Educação, MBA em Gestão A...
Keila Alves da Rocha
Facilitador(a)
Presidente Fundadora da Associação de Catadores de Resíduos Sólidos Reciclando h...
Descrição
Apresentar as consequências das mudanças climáticas sobre o meio ambiente e como as comunidades de grupos minorizados são impactados e o resgate da historicidade da construção da sociedade brasileira.
Convidados
Guilherme Rodrigues dos Santos
Facilitador(a)
Mestrando em Gestão Integrada do Território - Univale. Pedagogo, Especialista em...
Descrição
Corpo-território de jovens negros e a sua reverberação no panorama dos dados nacionais a respeito de juventude e raça. Diálogos e reflexões sobre vulnerabilidades, violência, narrativas e resistências.
Convidados
Andressa Camargos
Facilitador(a)
Pedagoga e Professora da Educação Básica/Artes do Estado de Minas Gerais. Gradua...
Karla Nascimento de Almeida
Facilitador(a)
Professora, pedagoga, jornalista, escritora, atriz e palhaça. Mestra em Gestão I...
Descrição
Esta oficina convida a vivenciar a magia da contação de histórias como um caminho para promover uma educação antirracista, valorizando o protagonismo de escritoras/es negras/os e indígenas e a representatividade nas obras literárias. Ao dar visibilidade a histórias que ecoam ancestralidades e realidades plurais, a oficina busca ampliar horizontes, inspirar reflexões críticas e cultivar a valorização das identidades étnico-raciais no ambiente educativo.
GRUPO DE ESTUDOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA NOVA MATRIZ DO CURSO DE PEDAGOGIA
Professores, estudantes e toda comunidade é convidada a participar do Grupo de Estudos da DCN 2019 que reconfigura toda a proposta para os cursos de pedagogia do Brasil. Trabalhando sob uma perspectiva democrática e social, o curso convida toda a comunidade para participar e opinar na construção da nova matriz curricular.
O Dia do Pedagogo é celebrado em 20 de maio no Brasil. Esta data foi estabelecida pela Lei nº 13.083/2015 com o objetivo de reconhecer a importância da atuação desses profissionais na educação.
O Dia do Pedagogo é uma oportunidade para refletir sobre o papel da família e da escola no desenvolvimento das crianças, além de delimitar as responsabilidades de cada um na formação integral dos indivíduos.
Os pedagogos atuam em diversos contextos, como escolas, empresas, hospitais e ONGs, planejando, executando e avaliando atividades educacionais. Eles são responsáveis por métodos de ensino e aprendizagem, buscando sempre aprimorar o processo educativo.
RODA DE SABERES 2: Inclusão no Ensino Superior
Inclusão no ensino superior refere-se ao processo de garantir que todas as pessoas, independentemente de suas características individuais (como deficiência, raça, gênero, orientação sexual, etc.), tenham acesso e oportunidades iguais para participar plenamente da educação superior. Isso vai além da simples presença física nas instituições de ensino e engloba a criação de um ambiente acolhedor, acessível e que valorize a diversidade. Sob essas perspectivas o curso promove um debate com as pedagogas e psicologas do Espaço A3 para que possamos compreender um pouco mais sobre o tema e como a universidade tem ampliado à atenção aos estudantes.
2° SEMANA ACADÊMICA DO CURSO DE PEDAGOGIA
DIA 1
DIA 2
DIA 3
DIA 4 E 5
DIA 1: PALESTRAS
O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho. Nesta semana, de segunda a quinta-feira (de 2 a 5), a UNIVALE realiza a Semana do Meio Ambiente, com o tema “Educação e participação para a promoção da justiça ambiental”. As atividades envolvem diversos cursos que participam do programa de extensão Rede Solidária Natureza Viva. A palestra de abertura, intitulada “Educação Ambiental para a justiça climática: desafios e possibilidades para a Educação Básica”, foi ministrada na noite de segunda-feira pelo coordenador do programa, professor Thiago Martins Santos.
“Nós discutimos a emergência climática, enfocando esse tema contemporâneo e urgente, e como ele se coloca como um desafio para a educação ambiental. A discussão foi na perspectiva da justiça climática, e como a educação básica encontra desafios e possibilidades nesse tema. Entre os desafios está o de repensar nossos modos de produção e consumo, repensar nossa relação com o meio ambiente e os modelos de desenvolvimento presentes aqui, e o próprio papel da educação ambiental como formadora de sujeitos ecopolíticos”, afirmou Thiago.
“Estamos comemorando a Semana Mundial do Brincar, e paralelamente a isso estamos comemorando a Semana do Meio Ambiente. A palestra falou justamente sobre o encantamento das crianças com o meio ambiente. A proposta, que tem sido muito discutida atualmente, é a do desemparedamento das infâncias. É sobre como a gente também deve romper os muros da escola, para as crianças usufruírem da natureza como um direito. O direito de brincar ao ar livre, o direito de ser criança e o direito de ser feliz em todos os lugares”, explicou Valdicélio.
CONFIRA MATÉRIA COMPLETA EM: https://univale.br/semana-meio-ambiente-univale/
A II Semana Acadêmica do Curso de Pedagogia 2025 começou! 📚🌟
De 2 a 6 de junho, vamos celebrar a Semana Mundial do Brincar e a Semana do Meio Ambiente, com o tema "Proteger o encantamento das infâncias" 🌿💫
Iniciamos hoje, 02 de junho com as mesas:
Mesa 1: Educação Ambiental para a justiça climática: desafios e possibilidades na Educação Básica com o prof. Me Thiago Martins 🌎.
Mesa 2: Infância e Natureza: O encantamento do brincar ao ar livre com a profa. Ma. Karla Nascimento e prof. Dr. Valdicélio Martins.🌳🏞️
Foram palestras envolventes, que desafiaram aos presentes a refletirem sobre as práticas educativas no ambiente.
Ao longo da II Semana Acadêmica teremos dias de encontros, travessias e muito aprendizados!
🤓💫 Vamos proteger as infâncias e cuidar do tempo, da terra e dos sonhos que ainda nos habitam! 🌟💚
Venha conosco nessa Semana incrível de aprendizagens! 🥳
2º dia da 2ª Semana Acadêmica do Curso de Pedagogia! 📚🌟🎉👏
O X Colóquio em Educação Especial foi um sucesso! 🤩 Com o tema "Reflexões de apontamentos sobre a inclusão de estudantes com surdez", discutimos sobre a importância da educação inclusiva e o direito à educação para todos! 🌎💡
Mesa 1: Experiências, desafios e possibilidades de inclusão da pessoa com surdez - Mediação: Profa. Ma Edmara Carvalho 🤝
Mesa 2: Reflexões sobre a surdez e o direito à educação - Mediação: Profa. Ma. Eliene Nery 💬
Agradecemos a parceria com CRAEDI - GV, ASSUGOV e CAS - GV/SEEMG e Espaço A3 Univale 🙏
O evento foi incrível, com a participação de profissionais surdos, além de profissionais bilíngues que compartilharam suas experiências e desafios na educação 🌟💪
Vamos continuar ampliando as discussões sobre a educação especial e inclusiva! 💡👏
3º dia da Semana Acadêmica do Curso de Pedagogia! 📚🌟
Seis oficinas incríveis foram ofertadas! 🤩
- Oficina 1: Brinquedos, Brincadeiras e Natureza: Infâncias em Movimento com Prof. Dr. Valdicélio Martins 🌳🏞️
- Oficina 2: Faça Bonito - atuação na defesa dos direitos sexuais e afetivos de crianças e adolescentes com Carlos Henrique Viveiros Santos 💖🔒
- Oficina 3: Jogo, Brinquedo e Brincadeira: possibilidades para um brincar heurístico com Prof. Me. Flávia Coelho Oliveira 🎲🔍
- Oficina 4: Matemática e Infâncias com Profa. Dra. Renata Greco de Oliveira 📝🔢
- Oficina 5: Palavra en(cantada): brincando com as histórias com Profa. Me. Karla Nascimento de Almeida e Nicelia de Freitas Siman 📚💫
- Oficina 6: Saberes inclusivos: práticas pedagógicas para a diversidade com Simone Nogueira Correia Pimenta 🌈💖
Momentos de construção e compartilhamento de experiências e aprendizagens! 🤓💡
Essas oficinas se articulam com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente:
- ODS 4: Educação de Qualidade (Oficinas 1, 3, 4 e 5)
- ODS 5: Igualdade de Gênero (Oficina 2)
- ODS 10: Redução das Desigualdades (Oficina 6)
4° DIA - APRESENTAÇÃO DO SEMINÁRIO INTEGRADOR
O seminário integrador do curso de pedagogia 2025-1, teve como tema central o meio ambiente. Os estudantes de cada período se organizaram e decidiram seus subtemas e a partir deles deveriam construir produtos cientificos pensando em algum público-alvo. Os temas e horários de apresentação foram divididos de acordo com o cronograma ao lado. as apresentações foram excelentes e demonstraram todo o aprofundamento teórico e prático dos estudantes
5° DIA: ARRAIÁ NA FAZENDINHA
Após uma semana de trabalhos envolvendo teorias, práticas, pesquisas e extensão é o momento de descontrair. Juntos todos os períodos participaram da festa cultural na fazendinha.
Envolvimento professor e aluno
Protagonismo estudantil
Participação dos professores
Relação com a comunidade
No dia 10 deste mês, a Escola Estadual Júlio Soares recebeu uma intervenção educativa realizada pelo curso de Pedagogia da UNIVALE, com o objetivo de promover o protagonismo e a valorização da leitura e escrita entre os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
A atividade, que faz parte da disciplina Educação e Juventudes, foi ministrada pela professora Wildma Mesquita Silva para integrar teoria e prática, oportunizando a vivência concreta dos saberes acadêmicos, por meio de intervenções reais em territórios educativos. Os estudantes da EJA, do 1º, 2º e 3º períodos do ensino médio, participaram de oficinas interativas que abordaram temas como leitura e escrita como instrumentos de transformação, empoderamento e protagonismo.
PARA SABER MAIS, ACESSE: https://univale.br/pedagogia-leitura-e-escrita-escola-julio-soares-eja/