Assalto Poético no Simpósio de Pesquisa

O Assalto Poético – Univale é um espaço de celebração da arte, da poesia e da fruição, idealizado pela professora Karla Nascimento. Os disparos de versos começaram em 2018, como uma sessão cultural de abertura do Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica da Universidade Vale do Rio Doce, tendo como proposta integrar Arte e Ciência na academia.

A quarta temporada do Assalto Poético foi realizada em formato virtual, em virtude da pandemia do COVID 19, com disparos de versos em vídeos gravados por poetas locais e espalhados Brasil afora, em parceria com o Sarau do PSIA, por meio do poeta Marcelo Rocha, apresentados pela professora Karla e pelo professor e ator Valdicélio Martins, formador do Teatro Universitário Univale, um dos parceiros do projeto.



Univale recebe Selo Eu faço cultura

No dia 8 de dezembro de 2021, por meio de uma portaria publicada no Diário Oficial de Governador Valadares, a prefeitura conferiu à Fundação Percival Farquhar o selo “Eu Faço Cultura”. Como o nome sugere, o selo busca identificar promotores de cultura na cidade.

Desta forma, a Univale, assim como as demais mantidas da fundação, se destacam em Valadares ao promoverem eventos que enriquecem seu cenário cultural. É de grande importância para a instituição fazer parte desse grupo que fomenta e transforma debates sociais em arte.

É papel social de qualquer instituição da educação contribuir para mudanças na sociedade em que está inserida. A Univale faz isso por meio de ações em comunidades negligenciadas,eventos que promovem uma educação transformadora acerca dos mais variados temas sociais, dentre outras ações. Além de firmar parcerias para prestar serviços na área da saúde que funcionam não apenas para contribuir para a formação de seus estudantes, mas também para ajudar a população que não tem condições de arcar com os custos.

Além disso, o professor do curso de de Pedagogia, Valdicélio Martins, também recebeu o selo. “É muito gratificante perceber o reconhecimento pelo trabalho prestado à nossa cidade. Eu trabalho com arte há 20 anos. Já tive o prazer e o privilégio de receber vários prêmios, e o selo Eu Faço Cultura me permitirá não só concorrer a outros prêmios como representante da cidade, mas também coloca meu nome como artista promotor de cultura”.



Professores selecionados em editais da Lei Aldir Blanc

A professora Karla Nascimento, coordenadora do curso de Pedagogia, foi contemplada pelo edital de criação artística do Instituto Psia, que concedeu 50 bolsas para artistas nascidos ou que moram em Governador Valadares. A finalidade do projeto está na produção desses artistas, que construirão um espaço virtual com suas obras. Além disso, elas irão compor o Memorial de Poesia Valadarense.

O professor Valdicélio Martins, formador dos Projetos de Extensão Teatro Universitário e Anjos da Alegria, foi contemplado pelo edital da CIA de Artes Asa do Invento, para produção de espetáculo teatral a ser realizado para a comunidade valadarense em 2022. O recurso destinado na premiação é via Lei Aldir Blanc para apoio e fomento à produção artística e cultural.

Era uma vez... Retomada do programa infantil Balangandã!

Uma parceria entre a Brinquedoteca do curso de Pedagogia, Teatro Universitário e Univale TV rendeu a gravação de 4 edições do programa infantil Balangandã. A proposta dessa edição, em novo formato devido às restrições da pandemia do COVID-19, é propiciar momentos de prazer e aventura pelo mundo da imaginação, por meio das estórias, parlendas, poesia e trava-línguas, incentivando o hábito da leitura das crianças. O programa é transmitido pelo YouTube da Univale e também pelo Canal a cabo 139 e pela TV aberta no canal 3 alcançando um público inestimável.

Balangandã na comunidade do Buracão: Contos, cantos e encantos!

O Curso de Pedagogia EaD e presencial estiveram presentes nas ações do Natal Feliz SOS Buracão em dezembro de 2021. O objetivo foi realizar oficinas pedagógicas e levar arte e alegria para as crianças da comunidade. As atividades foram propostas nas Práticas integradoras do curso EaD e nos Fundamentos e Metodologias de Matemática, Alfabetização e Letramento História e Geografia do curso presencial, contando com a participação dos professores Valdicélio Martins, Elizabete Carvalho e Haruf Espíndola.


Em parceria com a líder comunitária do bairro e a professora doutora do programa de mestrado em Gestão Integrada do Território – GIT Univale - Eunice Nonato, conseguimos mapear um número de 73 crianças e propor oficinas pedagógicas de jogos, brinquedos e brincadeiras para as crianças, oportunizando momentos de descontração, desenvolvimento corporal, criatividade e muito aprendizado. Ao final, foi apresentado o teatro “Balangandã: do conto ao canto”, parceria entre o curso de Pedagogia, a Brinquedoteca e o Teatro Universitário Univale, com a participação da professora Karla Nascimento e dos egressos do curso Maurício Mendes e Jhennyfer Gonçalves.

A atividade expressa a potência da integração da universidade e comunidade, garantindo a práxis pedagógica e a qualidade prestada pelo curso, seja na modalidade presencial ou à distância. Possibilitando uma formação que compreende o papel do pedagogo(a) para além da sala de aula, desenvolvendo um perfil profissional com mais humanização e amorosidade a todos os povos, que tem direito a uma educação de qualidade.