Articulação da graduação com a pós-graduação stricto sensu

O curso de Pedagogia vivencia a articulação da graduação com o programa de Mestrado interdisciplinar em Gestão Integrada do Território como participante de projetos de pesquisa, grupos de estudo "Relação com o Saber", eventos de extensão como o programa Roda de Saberes e demais atividades que contribuem para fortalecer o o tripé universitário: Ensino, pesquisa e extensão.

CONVERSANDO COM A CIDADE: CARTOGRAFIA DE TERRITÓRIOS EDUCATIVOS EM 03 BAIRROS DE GOVERNADOR VALADARES

O Projeto de pesquisa tem por objetivo cartografar territórios educativos em três bairros da cidade de Governador Valadares. O referencial teórico assume uma perspectiva interdisciplinar, construído com o aporte da geografia cultural, por meio das contribuições de Paul Claval, ao reconhecer os territórios constituídos pela identidade, cultura, significações, e gestos cotidianos dos atores; das contribuições de Henri Lefebvre que nos apresenta a cidade como um direito dos seus usuários; e Michel de Certeau e colaboradores que nos permitem refletir o bairro que se constrói no movimento cotidiano de seus praticantes ordinários.

Para o diálogo com esses autores, buscamos outros que tematizam a Educação Integral, na perspectiva da cidade educadora. A pesquisa será realizada em uma abordagem qualitativa, envolvendo colaborativamente estudantes de 04 escolas da rede pública, dos bairros selecionados para estudo.

Para a produção do material empírico serão buscados documentos sobre cada um dos bairros, e realizadas caminhadas pelas ruas do bairro inspiradas nas contribuições de Michel de Certeau e colaboradores. Nessas caminhadas, feitas pela equipe de pesquisa e pelos estudantes será objeto de observação os equipamentos urbanos e as práticas cotidianas nos bairros.

A socialização dessas caminhadas em rodas de conversa com os estudantes permitirá identificar os possíveis territórios educativos nos bairros, traçando-se, pois, uma cartografia em processo.

Espera-se contribuir para a construção de subsídios para a educação integral no município, e para políticas públicas com vistas à consolidação de experiências de tempo integral que conversem com a cidade.

Grupo de Pesquisa:

Cristiana Guimarães (Professora do IFMG GV e do GIT Univale)

Daniel Rômulo de Carvalho Rocha (Professor na Rede Estadual de MG e Inspetor Escolar na Secretaria Municipal de Educação de Governador Valadares)

Edmara Carvalho Novaes (Professora da rede estadual de MG)

Eunice Maria Nazarethe Nonato (Professora do mestrado GIT Univale)

Karla Nascimento de Almeida (Coordenadora do curso de Pedagogia da Univale)

Leonardo Oliveira Leão Silva (Professor do mestrado e do curso de Medicina da Univale)

Maria Celeste Reis Fernandes de Souza (Professora do curso de mestrado da Univale)

Maria Terezinha Bretas Vilarino (Professora do mestrado Univale)

Roosvany Beltrame Rocha (Pedagoga da Secretaria Municipal de Educação de Governador Valadares, atualmente Diretora da Escola Municipal Padre Eulálio)

Thiago Martins Santos (Professor da Univale)

.


Encontros do grupo de pesquisa: estudo e planejamento das atividades

Para os estudos de aprofundamento do referencial teórico e planejamento das atividades, o grupo de pesquisa se reúne quinzenalmente.

A profa. Me. Karla Nascimento, coordenadora do curso de Pedagogia, o professor Me. Thiago Martins e a egressa do curso de Pedagogia e do Mestrado GIT, Andrea Cecília Moreno, compõem o grupo de pesquisa.

Pint of Science 2021

O Pint of Science é o maior debate de ciência do mundo que ocorre fora dos ambientes universitários. O festival visa oferecer palestras interessantes e relevantes sobre as últimas pesquisas científicas em um formato acessível ao público - principalmente em bares, pubs, cafés e outros espaços públicos.


O festival chegou ao Brasil em 2015, e a Univale esteve presente no evento desde 2018. Em 2020, o formato foi adaptado para o virtual em decorrência da pandemia do COVID-19.

O terceiro e último dia da edição 2021 do Pint of Science GV, aconteceu em 20 de maio de 2021, contou com a participação da equipe de pesquisadores do Projeto Conversando com a Cidade, com a temática: Con-versar com a cidade nos entre-lugares. E ainda teve apresentação cultural dos estudantes da Escola Municipal Pe. Eulálio, uma das escolas parceiras da pesquisa.


Rodas de saberes

As rodas de saberes aconteceram via Youtube da Univale, com a participação de professores (as) do curso de pedagogia, servidores da Secretaria Municipal de Educação de Governador Valadares e da Professora Maria Celeste Reis Fernandes de Souza, docente do Mestrado (GIT).

As Rodas são importantes porque tem o objetivo possibilitar o fortalecimento do curso no âmbito da universidade e promover o diálogo entre a Universidade e os profissionais de educação das redes públicas que estão em exercício da função.

As rodas, alcançaram, em média, quarenta participantes assistindo ao vivo e mais de quinhentas visualizações.

A finalidade das Rodas é promover a integração da Universidade com as redes públicas de ensino, articulando graduação e pós-graduação stricto sensu.

As rodas, alcançaram, em média, quarenta participantes assistindo ao vivo e mais de quinhentas visualizações.

Mentoria de resumos científicos

Atividade de integração de estudantes, egressas do curso e do Mestrado GIT para refinamento da escrita acadêmica e elaboração de resumos.


Durante a disciplina Práticas de Pesquisa I, ministrada pela Profa. Me. Karla Nascimento no 5º período do Curso de Pedagogia da Universidade Vale do Rio Doce – UNIVALE, a elaboração de resumos científicos é uma atividade prática supervisionada que propicia às estudantes o exercício da escrita acadêmica. Foi desenvolvida de forma colaborativa com a mentoria de egressas do curso e do mestrado em Gestão Integrada do Território- GIT/UNIVALE. Em mentoria individual pelo Google Meet, estudantes e egressas ajustaram o resumo inicialmente produzido na disciplina. As observações para melhoria do trabalho foram feitas em documento colaborativo por meio do Google Documentos, para finalização do texto junto a professora da disciplina e professores do curso cujas temáticas fazem parte de suas linhas de pesquisa.

A atividade de pesquisa é fundamental para a formação docente e constitui-se como um dos tripés da universidade, junto ao ensino e à extensão. A escrita acadêmica de um resumo científico expressa a produção intelectual docente e discente, promovendo a ampliação do conhecimento humano como preconizado no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), no ítem 1.5.3.4, e no Projeto Pedagógico do Curso (PPC). O curso incentiva a participação das estudantes no Simpósio de pesquisa e iniciação científica da Univale, como descrito no PPC, e esta atividade gerou a produção de 11 resumos científicos com a participação de egressas do curso de Pedagogia e do mestrado GIT, com maior experiência de pesquisa e escrita acadêmica, qualificando os trabalhos propostos pelas estudantes, todos já aprovados pela comissão de avaliadores do simpósio.

A atividade proporcionou incentivo à escrita acadêmica e a produção científica que vai se reverberar na apresentação dos trabalhos durante o simpósio de pesquisa, compartilhando as produções, trocando experiências que irão colaborar significativamente na formação profissional das estudantes futuras pedagogas/professoras. Contou com a participação de 11 estudantes, 5 egressas e 5 professores.


Resumos aprovados

Todos os resumos elaborados na atividade já foram avaliados e aprovados pela comissão científica do Simpósio.

Rumo ao simpósio

A próxima etapa, a ser realizada na disciplina Práticas de pesquisa II será a gravação dos vídeos para o simpósio.

Para acompanhar a programação do simpósio é só acessar: www.univale.br/simposio/


Grupo de estudos

O propósito do grupo é estudar os aportes teóricos da relação com o saber e os diálogos necessários com outras teorias e campos de conhecimento. Além disso, propicia a formação de estudantes e docentes interessados, a interlocução entre o GIT e a graduação, a formação continuada de profissionais do ensino superior e da educação básica.