Integração da graduação e mestrado

A integração da graduação com a pós-graduação stricto-sensu esteve mais uma vez presente no segundo semestre de 2021, como ações da pesquisa “Conversando com a cidade: cartografia de territórios educativos em três bairros de Governador Valadares “, apoiado pela Fapemig, roda de saberes e lançamento da coletânea de cadernos temáticos “Conversas com o rio Doce”, com produções de docentes do curso de Pedagogia e do mestrado GIT.

No dia 28 de outubro, pelo canal do Youtube, foi realizado o lançamento da coletânea de cadernos temáticos “Conversas com o Rio Doce”, durante o 6º Seminário Integrado Rio Doce.

A coletânea “Conversas com o rio Doce” é composta por 13 cadernos temáticos, que têm como objetivo proporcionar boas conversas para diferentes pessoas e grupos que queiram compartilhar aprendizagens e saberes sobre o rio e com o rio. A elaboração deste material é fruto dos projetos “Relação com o saber e Educação Ambiental: uma pesquisa com estudantes em tempo integral”, apoiado pelo CNPq, e “Conversando com a cidade: cartografia de territórios educativos em três bairros de Governador Valadares “, apoiado pela Fapemig, ambos desenvolvidos na Univale, tomando o rio Doce como objeto de saber.

Os professores do curso de Pedagogia, Karla Nascimento, Valdicélio Martins dos Santos, Elizabete Carvalho, Thiago Martins Santos, Eunice Maria Nazarethe Nonato, Maria Terezinha Bretas Vilarino, Haruf Salmen Espíndola são autores de diversos cadernos, evidenciando a produção de conhecimento e integração da graduação e pós-graduação stricto-sensu.


Os cadernos temáticos estão disponíveis em: www.univale.br/cadernos-tematicos-conversas-com-o-rio-doce/

Pesquisa Conversando com a cidade

O projeto de Pesquisa Conversando com a Cidade realizou reuniões de estudo do referencial teórico que orienta a pesquisa por meio de reuniões online no Google Meet e na Escola Municipal Pe. Eulálio Lafuente Elorz, uma das escolas campo da pesquisa, para conversa com equipe gestora, professores e estudantes.

Em novembro foi realizada uma roda de saberes com temática escolhida pelos estudantes e profissionais da escola: Re-conhecer a escola – retomada das atividades presenciais, que contou com a participação de alguns integrantes do grupo de pesquisa, bolsistas, coordenadora professora doutora Maria Celeste Reis Fernandes de Souza, docente do Mestrado em Gestão Integrada do Território, da professora e coordenadora do curso de Pedagogia e pesquisadora, Karla Nascimento, do pesquisador e professor do curso de Pedagogia, Thiago Martins, e da psicóloga e professora do curso de Pedagogia, Eliza de Oliveira Braga.

O evento contou ainda com a participação da professora Elizabete Carvalho, gestora do Laboratório de Didática- LAD, que dá suporte aos eventos do curso.


Roda de saberes

Re-conhecer a escola: retomada das atividades presenciais

A roda aconteceu no dia 23/11/2021, de 9h às 10h30, na E. M. Padre Eulálio Lafuente Elorz, uma das escolas campo da pesquisa "Conversando com a cidade - cartografia de territórios potencialmente educativos em três bairros de Governador Valadares, coordenada pela Profª Drª Maria Celeste - do Mestrado em Gestão Integrada do Território.

A roda contou com a participação da Profª e psicóloga Eliza Braga, da coordenadora do curso de Pedagogia Profª Karla Nascimento, a gestora do LaD, profª Elizabete Carvalho, da Profª Drª Maria Celeste, juntamente com integrantes do grupo de pesquisa, equipe gestora da escola, professores e estudantes. O assunto abordado na roda foi o retorno das aulas presenciais, como está sendo estar, novamente, no território da escola após olongo período de distanciamento social como medida para conter a disseminação do coronavírus.

A concepção da roda é uma perspectiva dialógica construindo entre os participantes da roda (professor/a que coordena a roda, pessoas que participam, estudantes do Curso de Pedagogia e pessoas da comunidade) discussões em torno de uma temática que é colocada em circulação na roda de participantes. Nas rodas saberes diversos são partilhados: saberes construídos na experiência da academia, saberes construídos nas vivencias das pessoas em seu trabalho educativos, saberes construídos na própria partilha do movimento da roda.

Pedagogia participa do 19º Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica

O curso de Pedagogia teve participação expressiva na 19ª edição do Simpósio Univale, com trabalhos apresentados por estudantes, egressos e professores do curso, além de participação em proposituras de sessões temáticas.

Os trabalhos podem ser conferidos em: www.univale.br/wp-content/uploads/2021/11/Anais-simposio-2021_aprovacao_2311.pdf