Educação e Tecnologias da Informação e da Comunicação

Aprender a ensinar é um processo antigo e complexo. O objetivo da disciplina Educação e Tecnologias da Informação e da Comunicação é desenvolver um senso crítico e criativo nos licenciados/as sobre o uso das tecnologias digitais no processo ensino-aprendizagem. Venha conferir a produção dos Materiais Didáticos Pedagógicos dos estudantes sob orientação do Prof. Dr. Bruno Capilé.

Os caminhos das águas passam das chuvas aos rios, e destes aos por dentro de muitos corpos. Venha conhecer mais

Embora pareçam imóveis, as árvores são seres vivos fantásticos dos quais nós dependemos diretamente.

Pizza pode fazer bem à saúde? Confira como a origem dos ingredientes e os procedimentos culinários são a base de uma alimentação saudável

O lixo é um debate pertinente à vida urbana. Será que podemos mudar nossa relação com ele?

Os materiais didáticos digitais (MDDs) presentes aqui foram realizados no contexto da disciplina acima, lecionada pelo prof. Bruno Capilé no primeiro semestre de 2022. O contato com as tecnologias digitais neste curso foi propício para avaliar os materiais já disponibilizados na internet, assim como elaborar novos MDDs. A partir da escolha dos dez MDDs elaborados pelos próprios alunos, foi orientado a organização em grupos temáticos. Acima segue os quatro grupos temáticos elaborados coletivamente em sala de aula, de modo a contemplar temas diversos como a água, a flora, a comida e nosso lixo. O viés da Educação Ambiental Crítica embasou os debates em sala de aula para evitarmos os sensos comuns dos temas acima e aprofundar um pouco mais o debate, através dos MDDs. Enquanto alguns grupos temáticos apostaram no uso direto pelo professor (Lixo), outros preferiram o uso mais direto de um usuário comum da internet.

A todo momento, os encontros da disciplina estimularam o livre debate de modo a enriquecer uma vivência crítica, humanista e ambientalmente conscientes. Onde os estudantes atuaram ativamente no preparo de um ambiente de ensino e aprendizagem que permita o desenvolvimento de futuros profissionais preocupados com uma comunicação crítica e sensível, o investimento em ambientes saudáveis com boas relações pessoais de cooperação, e uma postura investigativa.