Integração universidade e Educação Básica

Título: Projeto Compreensão Leitora: diálogo com diferentes tipos de linguagens

Responsáveis: Elizabete Aparecida de Carvalho e estudantes do 7º período

Data de realização da atividade/ação: 20 de Março a 20 de junho 2022

Descrição do projeto/atividade:

O projeto foi realizado nas escolas da Rede Pública de Ensino: E. M. Padre Eulálio Lafuente Elorz e E.M. Rosalva Simões Ramalho. A primeira parte foi a apresentação do mesmo às equipes gestoras e professores (as), em seguida aconteceram encontros para a formação dos (as) professores (as) das disciplinas que participaram do projeto, são elas: Língua Portuguesa, Matemática, História, Ciências, Artes e Língua Inglesa.

A segunda parte do projeto foi a organização das atividades, pelos professores das escolas parceiras, juntamente com a professora Elizabete e também das estudantes do 7º período, que puderam dar sugestões para que as atividades ficassem mais significativas e também auxiliaram na produção dos materiais pedagógicos.

A terceira parte foi o desenvolvimento das atividades nas turmas dos 8ºs anos. Foram desenvolvidas diversas atividades práticas, de diferentes conteúdos, de acordo com o planejado pelo professor da disciplina. Algumas atividades aconteceram em sala de aula e outras, de cunho interdisciplinar, foram desenvolvidas em outros espaços das escolas.

Objetivo(s) da ação ou atividade:

- Promover o diálogo da Universidade com a comunidade externa.

- Trabalhar na promoção da aprendizagem e do desenvolvimento de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano nas etapas e modalidades da educação básica;

- Contribuir para a promoção do letramento dos estudantes da educação básica, visando ampliar a capacidade de correlacionar os diversos tipos de linguagens que utilizamos para nos comunicar ao conhecimento de mundo.

Alcance quantitativo: 80 pessoas

Resultados alcançados: Essa parceria universidade/escola promoveu o diálogo entre a Universidade e os profissionais em exercício na educação básica, contribuindo assim para a melhoria da educação através da formação em serviço. Contribuiu também para as graduandas compreenderem o seu papel na formação dos estudantes da educação básica a partir de concepção ampla e contextualizada de ensino e processos de aprendizagem e desenvolvimento, como está previsto no perfil do egresso do curso.


Na E. M. Padre Eulálio Lafuent, Elorz auxiliamos a professora de Artes na atividade do projeto “Conexão escola: interligando vidas, saberes e territórios. Os estudantes mostraram essa conexão através dos desenhos, primeiro desenharam a escola e também desenhos retratando os aprendizados adquiridos na escola mostrando a conexão dos saberes adquiridos. Já na E. M. Rosalva Simões Ramalho auxiliamos o professor de Matemática na atividade Bingo Matemático. As graduandas prepararam as pedras, cartelas e prendas para o bingo, o conteúdo contemplado com o jogo foi Potência. Um momento de descontração e muito aprendizado, os estudantes participaram com entusiasmo e um deles deu o seguinte depoimento “Nada melhor do que aprender brincando”.


Roda de Saberes é realizada na E.E. Paulo Freire

A Roda de Saberes é resultado de uma parceria entre o curso de Pedagogia e o Mestrado Interdisciplinar em Gestão Integrada do Território da Univale - GIT. É apresentada pela professora Karla Nascimento, do curso de Pedagogia, e mediada pela professora Dr.ª Maria Celeste, que conduz uma conversa sobre migração com Sueli Siqueira, também professora e doutora do programa de mestrado da universidade, estudantes e profissionais da Escola Estadual Paulo Freire.

Além de integrar a graduação e a pesquisa, a Roda de Saberes realiza a popularização da ciência partilhando os conhecimentos acadêmicos com a comunidade externa!