Articulação Ensino, pesquisa e Extensão

As ações de extensão do curso de Pedagogia em 2021 voltaram-se para a integração da graduação, pós-graduação stricto sensu, via Programa de Mestrado Interdisciplinar em Gestão Integrada do Território, e rede pública de ensino via Secretaria Municipal de Educação, com as Rodas de Saberes.

Rodas de saberes

As rodas de saberes aconteceram via Youtube da Univale, com a participação de professores (as) do curso de pedagogia, servidores da Secretaria Municipal de Educação de Governador Valadares e da Professora Maria Celeste Reis Fernandes de Souza, docente do Mestrado (GIT).

As Rodas são importantes porque tem o objetivo possibilitar o fortalecimento do curso no âmbito da universidade e promover o diálogo entre a Universidade e os profissionais de educação das redes públicas que estão em exercício da função.

As rodas, alcançaram, em média, quarenta participantes assistindo ao vivo e mais de quinhentas visualizações.

A finalidade das Rodas é promover a integração da Universidade com as redes públicas de ensino.

As rodas, alcançaram, em média, quarenta participantes assistindo ao vivo e mais de quinhentas visualizações.

A arte de contar estórias

A Oficina "Storytelling: a arte de contar estórias" foi realizada no dia 06 de julho, pela profa. Me. Karla Nascimento, para quinze professoras/es dos anos Iniciais do Colégio Franciscano Imaculada Conceição.

A atividade propiciou um espaço para reflexão sobre a importância das histórias e estórias na formação de crianças, adolescentes e adultos. Em um primeiro momento foram relatadas as histórias de vida de cada participante, inspiradas pelo poema Todas as vidas, de Cora Coralina. Foi um momento de introspecção e emoção na partilha das histórias reais de cada uma. Em um segundo momento foi apresentado um relato de experiência que evidenciava como as crianças se colocaram como protagonistas de uma estória, a partir da escuta ativa da professora e da capacidade imaginativa e inventiva das crianças de uma creche municipal. No terceiro momento, algumas dinâmicas provocaram os participantes a improvisar e inventar estórias coletivas, contribuindo para sua prática docente com as crianças.


A atividade contempla o que está previsto na política de valorização da produção artística e cultural, descrita no PDI, no ítem 3.5.9. promovendo a divulgação de conhecimentos artísticos e culturais que constituem patrimônio da humanidade, comunicando esse saber por meio de uma oficina. Também está em consonância com o PPC do curso quando esse descreve a importância da articulação da universidade com a Educação Básica.

Palestra sobre saúde mental para professores da rede pública

O evento discutiu os impactos sobre a saúde mental dos profissionais da educação em função da pandemia, bem como os sinais e sintomas decorrentes desses transtornos, auxiliando os profissionais na detecção do transtorno. A atividade foi realizada pela Profa. Me. Eliza Braga, para 35 profissionais da Escola Municipal Padre Eulálio Lafuente Elroz, no dia 08 de julho.

Durante o encontro realizado pelo Google Meet, orientou-se ainda sobre a importância de buscar ajuda e atendimento adequando, bem como os espaços e serviços que podem ser acessados por esses profissionais. Apontou-se ainda estratégias de prevenção, como cuidado geral com a saúde, práticas de atividade física, alimentação saudável e o autocuidado.

Os profissionais puderam entrar em contato com os conceitos e critérios diagnósticos (sintomas) dos transtornos, bem como com as técnicas e estratégias de promoção de saúde e qualidade de vida. Dentre essas técnicas abordadas, os profissionais demonstraram grande interesse pelas técnicas de respiração (respiração diafragmática) como estratégia de relaxamento.


Como uma instituição comunitária, a proximidade e cooperação entre comunidade e Universidade é primordial. Além disso, a atividades se caracterizam como uma atividade de extensão, um dos tripés da universidade. Pelos impactos gerados pela pandemia, com isolamento social, e no caso dos profissionais da educação, sobrecarga e adaptação a uso de tecnologias e modalidades de ensino remoto, discutir saúde mental é fundamental para promover a qualidade de vida, estando assim em consonância com o PDI, no cuidado com as pessoas e promoção da saúde.

A atividade se alinha ao previsto no indicador 1.21 do instrumento de avaliação de cursos- propondo a integração do curso com a rede pública de ensino.