Hino da Justiça do Trabalho

O Hino da Justiça do Trabalho, criado em homenagem aos magistrados trabalhistas brasileiros, foi composto (letra e música) por Vicente José Malheiros da Fonseca, Desembargador do Tribunal Regional do Trabalho 8ª Região - TRT8 (PA/AP), em 12 de outubro de 1998.

A sua primeira execução ocorreu em 04 de dezembro de 1998, na Cerimônia de posse do Desembargador Vicente Malheiros como Presidente do TRT8.

Em 09 de março de 2000, o TRT8 oficializou o Hino por meio de sua Resolução nº 45.

Posteriormente, a obra tornou-se a canção oficial do Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho do Brasil – COLEPRECOR (Resolução COLEPRECOR nº 01/2010).

Em 2012, o hino foi oficializado, em âmbito nacional, pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho – CSJT, como o "Hino da Justiça do Trabalho", conforme Resolução nº 91, contendo a letra e as partituras dos arranjos para Canto e Piano, Coro a 4 vozes mistas e Piano, Quinteto de Cordas e Banda Sinfônica, publicada no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho de 08 de março de 2012.

Acesse aqui o vídeo feito pelo TRT14 (RO/AC), com o “Hino da Justiça do Trabalho”, executado pela Orquestra Jovem “Maestro Wilson Fonseca” e Coro “Expedito Toscano”, sob a regência de José Agostinho da Fonseca Neto, de Santarém (PA); gravado no CD “Sinfonia Amazônica” (volume 1).


Fonte: http://www.tst.jus.br/hino-da-justica-do-trabalho e https://www.trt8.jus.br/estrutura-do-tribunal/hino-da-justica-do-trabalho



Partitura do Hino da Justiça do Trabalho



Letra do Hino da Justiça do Trabalho

I

Sempre em busca de um grande ideal

No caminho do justo e da lei

Seja a meta atingir, afinal,

Tudo aquilo que um dia sonhei!

Salve, ó deusa da nossa esperança,

O conflito nós vamos compor

Quem confia em ti não se cansa,

Vê na paz toda a chama do amor.

II

Cantemos em homenagem

Mantendo a nossa imagem

Na voz desta canção

Em forma de oração.

Justiça da equidade

É a tua identidade

Louvemos nossa justiça

A Justiça do Trabalho.

III

Pela paz social

Esta é a nossa missão:

Dar ao povo o que é seu

Por conquista se deu

Na conciliação,

Na sentença final.


(Sempre em busca...)


Letra e música de Vicente José Malheiros da Fonseca (Belém-PA, 12 de outubro de 1998)