Serra dos Candeeiros

miniguia de campo disponível no posto de turismo de Porto de Mós

Descrição do transecto

Local: Bezerra, Serro Ventoso (Porto de Mós)

percurso:

Após a localidade de Bezerra seguir à direita as placas que indicam antenas de protecção civil, passando a zona de pinhal chegamos a um cruzamento, podemos optar pela estrada da direita que nos leva a pequenas parcelas de campos agrícolas situadas em pequenas depressões (dolinas) com culturas de sequeiro que são como pequenas ilhas verdes no meio de um ambiente dominado pela pedra

Se optarmos pelo lado esquerdo seguiremos em direcção às antenas de protecção civil e à parte mais elevada desta Serra

Em ambas as opções poderão ser observadas espécies interessantes, como o chapim-de-poupa, a ferreirinha e o pica-pau na zona de pinhal, e, o pintarroxo, a cotovia e a gralha-de-bico-vermelho (esta última, mais fácil de observar nas zonas mais elevadas).

local (flora e vegetação presente)

O percurso inicia em direcção a Oeste por uma área de povoamento florestal antigo ou regenerado de Pinheiro bravo (Pinus pinaster Aiton) com sub-bosque constituído por várias espécies de porte arbustivo e herbáceo como a aroeira (Pistacia lentiscus); lentisco bastardo, (Phillyrea angustifolia); torga (calluna vulgaris); trovisco (Daphne gnidium); Feto ordinário (Pteridium aquilinum); Oregão (Origanum virens); e silvas, entre outros.

Passado a área de pinhal progredindo para cotas superiores predominam os tomilhais e alecrinais, onde os géneros Tymus sp. e Rosmarinus sp. officinalis (Alecrim) são sub-dominantes ou dominantes.

espécies de aves a destacar

Gralha-de-bico-vermelho (Pyrrhocorax pyrrhocorax), Chapim-de-poupa (Lophophanes cristatus)

outras aves possíveis de observar ao longo do percurso

Chapim-carvoeiro (Periparus ater); Águia-cobreira (Circaetus gallicus); Pintaroxo (Carduelis cannabina);cotovia-arbórea (Lullula arborea); Cotovia-de-poupa (Galerida cristata); Águia-de-asa- redonda (Buteo buteo); Petinha-dos-campos (Anthus campestris); Bufo-real (Bubo bubo); Gaio (Garrulus glandarius), Pica-pau-malhado-grande (Dendrocopus major), Torcicolo (Jynx torquilla), Noitibó-cinzento (Caprimulgus europaeus) e Corvo (corvus corax) entre outros