cartografia e topografias

Uma gruta não é um simples túnel escavado na rocha calcária, vazio e escuro. Constitui um ambiente muito particular e único, sendo uma obra milenária da natureza.

O património subterrâneo é frágil e está em perigo, por isso terá que ser protegido. A menor deterioração que se pratique poderá significar um dano irreparável. Protege-lo é manter as suas características próprias inalteradas, ou modificar o menos possível o seu ambiente.

A sua proteção cabe a toda a sociedade e ao espeleólogo em particular.

É em Porto de Mós e na sua região, que estão presentes as famosas e galardoadas grutas de Mira de Aire e Alvados, e perto o Centro de Interpretação da Gruta do Algar do Pena.

No entanto há centenas, e milhares de cavidades (algares , grutas, lapas e surgências) espalhadas por esta região. A exploração e observação destas obras primas da natureza deve ser acompanhada por técnicos especializados e por um sentido cívico e de respeito pela conservação da natureza e do património natural e biológico.

Aqui disponibilizamos um mapa com a localização de algumas destas cavidades assim como, a pedido, o esboço da topografia das mesmas


Só podemos proteger aquilo que conhecemos