PLANALTO SANTO ANTÓNIO
miniguia de campo disponível no posto de turismo de Porto de Mós
PLANALTO SANTO ANTÓNIO
miniguia de campo disponível no posto de turismo de Porto de Mós
Descrição do transecto
Local: Milheiriça, Mendiga (Porto de Mós)
percurso: forma circular
Como chegar: estrada n 362 de Porto de Mós para Santarém em Lugar da Feteira (antes de Mendiga), cortar à esquerda e subir para o Planalto de Santo António em direcção a Cabeço das Pombas. Depois de uma subida acentuada chegamos ao Planalto de Santo António estacione o carro no primeiro desvio à direita
Siga os trilhos propostos de acordo com a orientação e sentido mais apropriado relativo à posição do sol de modo a percorrer os lugares de Moteirinho, Milheiriça, Casais Martelo e Algueirão e desfrute.
A paisagem é típica de planalto, grandes espaços com vegetação constituída essencialmente por matos baixos ou ralos onde domina o alecrim e o carrasco salpicada aqui e ali de pequenas parcelas de campos agrícolas individualizadas pelos muros de pedra solta em pequenas depressões (dolinas) com culturas de sequeiro ou pastagens.
A Oeste e a Sul alguns povoamentos de eucalipto destacam-se na paisagem.
Dependente da época do ano há um conjunto de espécies interessantes presentes nesta área, destaca-se nas residentes a Laverca e a Cotovia-dos-bosques que tal como o Tordo-comum vêm aumentar a população no inverno, e, no período estival o Torcicolo e as Águias (Cobreira e Calçada).
Flora e vegetação
Esta área sofreu um forte incêndio em 2020 e é regularmente intervencionada com fogo controlado , encontrando-se a vegetação em recuperação. A vegetação potencial é um azinhal, que só está representado por uma ou outra azinheira dispersa. O carrascal é a comunidade mais alta que se observa e que dá abrigo a uma população residente do tordo comum , e da toutinegra do mato enquanto que o arrelvado vivaz que se desenvolve entre rochas em solos mais profundos, forma mosaicos com o tomilhal . É destes solos solos completamente decapitados que se destacam algumas das vocalizações mais melodiosas de aves como a laverca e a cotovia.
espécies de aves a destacar
Laverca (Alauda arvensis) e Águia-calçada (Hieraaetus pennatus)
outras aves possíveis de observar ao longo do percurso
águia-de-asa-redonda, águia-cobreira, cotovia-dos-bosques, toutinegra-do-mato, toutinegra-de-cabeça-preta,pintaroxo, pardal-francês, melro, chapim-carvoeiro; pica pau, torcicolo, tordo comum, tordo-ruivo, poupa, carriça, chapim azul, chapim real, tentilhão, perdiz, gaio, gralha preta, corvo, , entre outros