PLANALTO SANTO ANTÓNIO

miniguia de campo disponível no posto de turismo de Porto de Mós

Descrição do transecto

Local: Milheiriça, Mendiga (Porto de Mós)

percurso: forma circular

Como chegar: estrada n 362 de Porto de Mós para Santarém em Lugar da Feteira (antes de Mendiga), cortar à esquerda e subir para o Planalto de Santo António em direcção a Cabeço das Pombas. Depois de uma subida acentuada chegamos ao Planalto de Santo António estacione o carro no primeiro desvio à direita

Siga os trilhos propostos de acordo com a orientação e sentido mais apropriado relativo à posição do sol de modo a percorrer os lugares de Moteirinho, Milheiriça, Casais Martelo e Algueirão e desfrute.

A paisagem é típica de planalto, grandes espaços com vegetação constituída essencialmente por matos baixos ou ralos onde domina o alecrim e o carrasco salpicada aqui e ali de pequenas parcelas de campos agrícolas individualizadas pelos muros de pedra solta em pequenas depressões (dolinas) com culturas de sequeiro ou pastagens.

A Oeste e a Sul alguns povoamentos de eucalipto destacam-se na paisagem.

Dependente da época do ano há um conjunto de espécies interessantes presentes nesta área, destaca-se nas residentes a Laverca e a Cotovia-dos-bosques que tal como o Tordo-comum vêm aumentar a população no inverno, e, no período estival o Torcicolo e as Águias (Cobreira e Calçada).

Flora e vegetação

Esta área sofreu um forte incêndio em 2020 e é regularmente intervencionada com fogo controlado , encontrando-se a vegetação em recuperação. A vegetação potencial é um azinhal, que só está representado por uma ou outra azinheira dispersa. O carrascal é a comunidade mais alta que se observa e que dá abrigo a uma população residente do tordo comum , e da toutinegra do mato enquanto que o arrelvado vivaz que se desenvolve entre rochas em solos mais profundos, forma mosaicos com o tomilhal . É destes solos solos completamente decapitados que se destacam algumas das vocalizações mais melodiosas de aves como a laverca e a cotovia.

espécies de aves a destacar

Laverca (Alauda arvensis) e Águia-calçada (Hieraaetus pennatus)

outras aves possíveis de observar ao longo do percurso

águia-de-asa-redonda, águia-cobreira, cotovia-dos-bosques, toutinegra-do-mato, toutinegra-de-cabeça-preta,pintaroxo, pardal-francês, melro, chapim-carvoeiro; pica pau, torcicolo, tordo comum, tordo-ruivo, poupa, carriça, chapim azul, chapim real, tentilhão, perdiz, gaio, gralha preta, corvo, , entre outros