Concelho de Porto de Mós
Com uma área de 261,83 km2 Concelho de Porto de Mós está inserida em macroclima Mediterrânico Pluviestacional Oceânico, na faixa semi-hiperoceânica, com um ombroclima a variar entre o sub-húmido a húmido superior, situando-se no andar mesomediterrânico.
De acordo com a proposta tipológica de Rivas-Martínez et al. (2014), a área do Concelho de Porto de Mós enquadra-se na Região Mediterrânica, Sub-Região Mediterrânica Ocidental, Província Lusitano-Andaluza Litoral, Subprovíncia Divisório Portuguesa-Sadense, Sector Divisório Português, Subsector Divisório Português Setentrional e Distrito Estremenho Português.
A zona mais costeira é mais baixa, e apresenta um relevo ondulado de pequenas colinas.
Toda a área do Concelho apresenta um período de actividade vegetativa com temperaturas médias mensais superiores a 12º transitando para o andar bioclimático Termomediterrânico superior. Esta transiçâo revela-se também pelo período de geadas (de Dezembro a Fevereiro), próprio do piso bioclimático Termomediterrânico e pela média das mínimas do mês mais frio do ano (4,1°C).
As temperaturas da vertente Oeste da Serra dos Candeeiros säo mais baixas 1-2°C que as da vertente leste (TRINDADE, 1966) e a pluviosidade anual, que na zona de Porto de Mós é de 1000 mm, atinge os 1500 mm nas regiões mais elevadas (ALBUQUERQUE, 1978)