Caracterização Geográfica, Bioclimatologia, Tipologia Biogeográfica

Concelho de Porto de Mós

Com uma área de 261,83 km2 Concelho de Porto de Mós está inserida em macroclima Mediterrânico Pluviestacional Oceânico, na faixa semi-hiperoceânica, com um ombroclima a variar entre o sub-húmido a húmido superior, situando-se no andar mesomediterrânico.

De acordo com a proposta tipológica de Rivas-Martínez et al. (2014), a área do Concelho de Porto de Mós enquadra-se na Região Mediterrânica, Sub-Região Mediterrânica Ocidental, Província Lusitano-Andaluza Litoral, Subprovíncia Divisório Portuguesa-Sadense, Sector Divisório Português, Subsector Divisório Português Setentrional e Distrito Estremenho Português.

A zona mais costeira é mais baixa, e apresenta um relevo ondulado de pequenas colinas.

Toda a área do Concelho apresenta um período de actividade vegetativa com temperaturas médias mensais superiores a 12º transitando para o andar bioclimático Termomediterrânico superior. Esta transiçâo revela-se também pelo período de geadas (de Dezembro a Fevereiro), próprio do piso bioclimático Termomediterrânico e pela média das mínimas do mês mais frio do ano (4,1°C).

As temperaturas da vertente Oeste da Serra dos Candeeiros säo mais baixas 1-2°C que as da vertente leste (TRINDADE, 1966) e a pluviosidade anual, que na zona de Porto de Mós é de 1000 mm, atinge os 1500 mm nas regiões mais elevadas (ALBUQUERQUE, 1978)