Covas Altas

miniguia de campo disponível no posto de turismo de Porto de Mós

Local: Covas Altas , Alqueidão da Serra (Porto de Mós)

percurso:

Formato: circular

Descrição

De Porto de Mós , dista cerca de 8 km em direcção Este no sentido Cortinas - Casais dos Vales - Covão de Oles até chegar a Covas Altas.

O percurso proposto inicia junta à localidade de Covas Altas progredindo em meio florestal denso em direcção a Sul para cotas superiores onde estão localizados 2 antigos moinhos de vento, local obrigatório de paragem para um enquadramento com a paisagem e uma observação dedicada às áreas de vale e clareiras da floresta.

Seguindo na mesma direcção (sul) chegamos à localidade de Barrenta onde encontramos o vale composto por mosaicos de campos agrícolas e olival que liga a Barrenta a Covas Altas levando-nos ao ponto de partida

local (flora e vegetação presente)

O inicio do percurso apresenta uma área de floresta densa de pinhal (Pinus pinaster) com árvores de grande porte, com alguns eucaliptos (Eucaliptus globulus) e carvalhos (quercus fagenea) e sobreiros ( Quercus suber) , assim como outras espécies de porte arbustivo como o folhado (Viburnum tinus); zambujeiro (Olea europaea var.sylvestris); medronheiro (Arbutus unedo); aroeira (Pistacia lentiscus), e o lentisco bastardo (Phillyrea angustifolia). Na parte mais alta do percurso, junto aos moinhos destaca-se os tomilhais onde Rosmarinus officinalis (Alecrim) são sub-dominantes ou dominantes.

É uma área caracterizada pelo povoamento florestal de pinhal e/ou eucaliptal, de matos, nas encostas viradas a Sul e Nascente das zonas mais altas.

As pequenas áreas de cultivo que parecem pequenas ilhas no meio da floresta, a par do olival e campos de agrícolas que acompanham a área de vale junto às povoações de Barrenta e Covas Altas, proporcionam a presença de diversas espécies de aves.

espécies de aves a destacar

Dada a diversidade de biótopos presentes neste pequeno percurso, são várias as espécies possíveis, destacamos a toutinegra do mato, os pica-paus, Dendroscope major e Picus viridis o pisco-de-peito-ruivo Erithacus rubecula , e a carriça Troglodytes troglodytes como residentes e , Ógea (Falco subbuteo) e Noitibó-cinzento (Caprimulgus europaeus) como visitantes estivais.

outras aves possíveis de observar ao longo do percurso

chapim (de crista, real, carvoeiro, azul, rabilongo), torcicolo, tordo (comum,ruivo,pinto), poupa, tentilhão, pintaroxo, perdiz, gaio, gralha preta, e corvo entre outros

Covas altas