Rota das flores

Distância a percorrer: 15km

Grau de dificuldade: médio

Descrição do percurso:

O percurso proposto, pretende ser uma mostra da riqueza histórica e cultural do património local e do potencial floristico das Serras dos Candeeiros

Proposto para os meses de Abril e Maio, onde o calendário floristico apresenta a maior diversidade de espécies, e as temperaturas amenas permitem de uma forma mais agradável desfrutar de paisagens sons e odores.

O percurso inicia no campo de futebol da aldeia de Bezerra (Serro Ventoso) seguindo pela ecopista na direcção N/NE, entre o Vale do Figueiredo e a Serra da Pevide , com paisagens para o Vale da Fonte, Figueiredo e Ribeira de Cima, chega-se à Corredoura.

Uma pausa para um reforço e uma bebida desfrutando a paisagem que abre para Norte e Oeste (até ao mar)

Inverte a marcha para Sul onde caminhamos até ao Cabeço Grande, onde viramos para Oeste em direcção à Serra de Pevide, descemos até Vale Travelho

Aqui a marcha segue em direcção em direcção a Feteira e Soija Grande iniciando a subida da Serra pelo Vale da Malhada local de passagem de produtos e animais das gentes da Serra para as Feiras e Mercados de Pedreiras e outros a Oeste da Serra dos Candeeiros

Nesta subida o percurso passa ao lado de Penedos Negros em direcção a Algar do Vale e Cabeço Renhal, terminando no ponto de partida em Aldeia de Bezerra

Habitats

Ao longo do percurso os caminhantes irão encontrar um conjunto de diferentes habitats naturais ou semi naturais classificados e protegidos no âmbito da legislação europeia e nacional

A destacar

- Prados rupícolas calcários ou basófilos colonizadas por comunidades de plantas suculentas como as pertencentes à tribo Sedum sp. como o arroz dos telhados, acompanhados por algumas das espécies mais emblemáticas como as bocas de lobo ou a arabeta sadina

- Prados secos seminaturais e fácies arbustivas em substrato calcário ( importantes habitats de orquídeas)

- Lajes calcárias formando plataformas horizontais pouco inclinadas com um reticulado de fendas colonizadas por diferentes tipos de vegetação

- Vertentes rochosas calcárias com vegetação casmofítica (estas comunidades relativamente pouco frequentes em Portugal colonizam fissuras verticais e horizontais de rochas carbonatadas

- Bosques de carvalho-cerquinho (Quercus faginea)

- Medronhais, carrascais e formações densas mistas com a presença de aderno e do folhado e matos baixos calcicolas

- Depósitos consolidados de fragmentos rochosos de forma e dimensões diversas, normalmente localizados em pendentes de inclinação moderada a forte

- Grutas não exploradas pelo turismo