Arrimal

miniguia de campo disponível no posto de turismo de Porto de Mós

Descrição do transecto

Local: Alqueidão do Arrimal - Lagoa grande, Arrimal (Porto de Mós)

percurso:

Passando a aldeia de Bezerra siga em frente, passe o corte para a Portela Vale de Espinho ao próximo cruzamento. Vire à direita e pare na primeira localidade que encontra (Alqueidão do Arrimal), junto ao "café do Alto".

Siga a pé pela estrada que liga a Arrimal e corte no primeiro estradão de terra à sua esquerda.

Siga pelos caminhos agrícolas deste área plana que faz parte da depressão da Mendiga. A paisagem é compartimentada por muros de pedra, com diferentes parcelas cultivadas, por vezes, com vestígios de carvalhal que, frequentemente, acompanham os sítios mais habitados, até à Lagoa Grande do Arrimal.

Esta é sem dúvida a área do PNSAC com maior diversidade de aves pelo facto de apresentar um plano de água constante ao longo do ano e essencialmente por ser uma área com uma continuidade na ocupação com culturas agrícolas em modelo tradicional que permitem a conservação do mosaico paisagístico, e, ambientalmente sustentável.

Mas não fique por aí.

Siga até à Lagoa pequena no o Arrimal, passe junto ao lavadouro comunitário e siga a pé pelos caminhos agrícolas que o levarão à base da Serra da Lua

local (flora e vegetação presente)

A oliveira (Olea europaea), associada a culturas arvenses de sequeiro é o elemento dominante da vegetação não espontânea.

Na zona de Arrimal (junto às lagoas e na base da Serra da Lua) encontram-se núcleos de carvalho negral (Quercus pyrenaica) e pequenos núcleos de sobreiros (Quercus suber). Junto à localidadde de Arrabal (500m a Oeste da Lagoa grande) existe um núcleo bem representativo de Carvalhal (Quercus fagínea)

espécies de aves a destacar

Peneireiro-cinzento, Picanço-real

outras aves possíveis de observar ao longo do percurso

cartaxo-comum (Saxicola rubicola), toutinegra-de-cabeça-preta (Sylvia melanocephala) , toutinegra-de-barrete-preto (Sylvia atricapilla), felosa-ibérica (Phylloscopus ibericus), Peneireiro-vulgar (Falco tinnunculus) trepadeira-comum (Certhia brachydactyla), gralha-preta (Corvus corone), estorninho-preto (Sturnus unicolor), rola (Streptopelia turtur); mocho-galego (Athene noctua); poupa (Upupa epops); andorinha-das-chaminés (Hirundo rustica); melro (Turdus merula); tordo-comum (Turdus philomelus); gralha-preta (Corvus corone); verdilhão (Carduelis chloris); Ógea (Falco subbuteo),garça-real (Ardea cinera), pato-real (Anas platyrhynchos), Galinha-d'água (Gallinula chloropus), Alvéola-branca (Motacilla alba)