A Região

um património por conhecer


Num período caracterizado por incertezas, nunca como agora, fez tanto sentido a aposta num turismo especializado, de pequena escala, dirigido a pequenos grupos familiares ou indivíduos que, procuram para os seus tempos livres e de lazer a exploração de espaços naturais.

A proposta que aqui apresentamos não se trata de um tratado botânico e não substitui um guia de campo para a identificação de espécies. Trata-se de uma ferramenta destinada à descoberta do território, abrangente e útil para quem agora se inicia no campo da botânica e/ou da fotografia da natureza, ou , para quem, já tendo alguma experiência, desconhece o potencial da região.

A Flora vascular presente no Concelho de Porto de Mós apresenta uma diversidade e importância em termos de conservação únicas com especificidades, raridades e singularidades, que fazem desta região um território de referência para os amantes da natureza e da botânica em particular.

Regista-se hoje para este concelho um elenco de mais de 570 espécies, muitas delas adaptadas a habitats e a condições ambientais muito especificas, número recentemente aumentado (em 2020) com a descoberta de uma nova espécie para Portugal neste território, confirmando, a riqueza no presente, e, augúrio para novas descobertas no futuro