Excursão 2

Local: Alvados

A região de Alvados está integrada na depressão com o mesmo nome com origem em abatimentos do solo através de grandes falhas.

localização no Concelho


paisagem


Caracterização

- Composição do solo

- Aluviões

- Depósitos areníticos e terra rossa

- Calcários, calcários margosos, margas e conglomerados

Habitats presentes:

Bosques sombrios de azinheira com carvalho cerquinho e zelha

Bosque de carvalho cerquinho

Juncais de Juncus valvatus

Arrelvados vivazes calcícolas

Vegetação

Da Vegetação presente destaca-se um Carvalhal em que domina o carvalho-cerquinho (Quercus faginea), com loureiros (Laurus nobilis) e herbáceas, com uma orla sombria onde dominam os oregãos (Origanum vulgare) e Betónica-da-alemanha (Veronica officinalis), com a presença de arroz-das-paredes (Sedum álbum), ou assobios (Silene latifolia), entre outros. Nas clareiras observa-se, de uma forma fragmentada, arrelvados vivazes calcícolas, ricos em orquídeas.

A composição do estrato arbóreo dominado por carvalho-cerquinho, é neste território acompanhado por raras espécies caducifólias como a zelha (Acer monspessulanum), uma planta rara, que surge em cascalheiras e bosques de copado cerrado , mistos de azinheira e carvalho cerquinho neste território

Outra formação importante possível de encontrar nesta visita é um Juncal de Juncus valvatus, uma planta endémica do nosso País, onde é considerada “vulnerável”, sendo “rara” a nível global. No Concelho de Porto de Mós, a população conhecida encontra-se limitada a uma pequena depressão nas margens da lagoa de Alvados.

A área proposta para a visita desenvolve-se em torno da povoação de Alvados

Enquadra a parte mais profunda da depressão, junto à povoação, percorrendo uma área caracterizada por pequenos bosques relíquias de carvalho-cerquinho (Quercus faginea) bem conservados, assim como a área que circunda a escarpa de falha com o de nome Castelejo, proporcionando a observação de um elenco florístico de referência.

Existência de percurso assinalado: PR3