Literaturas de Língua Portuguesa

Organização do Programa da disciplina de Literaturas de Língua Portuguesa - 12º Ano (homologado em 08/07/2002), seleção de textos, apresentação crítica e sugestões para análise literária, por José Carreiro, no ano letivo 2007-2008, na Escola Secundária Domingos Rebelo - Portugal.

Literaturas, Autores, Textos


LITERATURA BRASILEIRA

Os retratos da infância; os heróis sertanejos itinerantes e complexos; os microcosmos regionais.


1 – Manifestações literárias no período colonial:


  • As primeiras visões do Brasil: textos histórico-literários dos viajantes, colonos e missionários.


2 – O Romantismo e a busca de nacionalização da literatura:


  • A exaltação do índio e da paisagem brasileira;


  • O individualismo e a introdução do quotidiano;


  • A poesia social e abolicionista.


3 – Maturidade e originalidade da literatura novecentista brasileira:


  • A revolução modernista: pluralidade de experiências poéticas.


- Carlos Drummond de Andrade: poeta do finito e da matéria.

Tópicos, Temas, Palavras-Chave – Criação; eu poético marginal, desintegrado; evasão, inconformismo e angústia existencial; tempo-prisão e vida-morte; figura do amor-salvação/Pátria-Brasil.


- Vinicius de Moraes: o cantor do amor maior.

Tópicos, Temas, Palavras-Chave – Consciência: homem-templo/criação mão-pão-tijolo e obra; silêncio e submissão; palavra/poder e acção; Deus-piedade; Pátria-exílio; Mulher-garça e aurora.


  • O romance brasileiro depois de 1930:


- Jorge Amado, Os Velhos Marinheiros –retrato da diversidade económica e cultural; a sátira dos costumes provincianos.

Tópicos, Temas, Palavras-Chave – Heroísmo e anticonvenção; alcunha-marca-miséria; álcool-alegria-libertação; companheirismo popular; humor; exaltação da liberdade: o sonho e a fantasia.


- Guimarães Rosa, “O Burrinho Pedrês” in Sagarana – a descoberta do sertão universal; a inovação da ficção.

Tópicos, Temas, Palavras-Chave – Universo sertanejo/universo da escrita; ruralismo e acção: fazendeiro/vaqueiro, gado/arraial; fantástico, crenças; recriação da linguagem/código nordestino.


LITERATURAS AFRICANAS E TIMORENSE


1 – A literatura oral (oratura): características e funcionalidade culturais.


  • Lit. Oral, Tadeu, Viriato Augusto, Contos do Caramô, Lendas e Fábulas Mandingas da Guiné, Lisboa, A.G.C., 1945.

Tópicos, Temas, Palavras-Chave – Situação inicial eufórica/o facto estranho da gazela/a decisão, a errância, o contrato, a palavra-ação de herói fundador/a palavra profética do pai. Tempo de paz/guerra, vitória e morte; muçulmanos/cristãos.


  • Lit. Oral/Anón. Contos tradicionais santomenses, S. Tomé, Dir. Nac. da Cultura de S. Tomé/Caminho, 1984.

Tópicos, Temas, Palavras-Chave – Força do gigante/perspicácia; mulher/marido/ciúme e inveja; lealdade e falsidade de amigos; espaços de alegria e respeito; simbolismos; o galo-liberdade, a tartaruga-esperteza, homem-traição/cão-fidelidade.


  • Lit. Oral/ Anón.,"O crocodilo que se fez Timor" e "Hahuk" in Artur Marcos, Timor Timorense, Lisboa, Colibri, 1995.

Tópicos, Temas, Palavras-Chave – Conto e mito fundador; o espaço-pântano, agentes e figurantes: o crocodilo ancestral, a criança-pureza, a solidariedade, sonho e promessa, aventura da vida.


2 – A literatura colonial: fronteiras e diferenças em relação às literaturas africanas.


3 – Literaturas africanas escritas em língua portuguesa:


  • O papel da imprensa e do ensino para o seu surgimento;

  • Precursores das literaturas africanas;

  • Movimentos político-culturais do princípio do século XX e sua importância para o desenvolvimento destas literaturas (nacionalismos e identidade);

  • Convergências temáticas e modernidade na poesia;

  • Inovação de processos narrativos e tendências atuais da ficção africana de língua portuguesa.


LITERATURAS AFRICANAS DE IMPLANTAÇÃO CONTINENTAL:


LITERATURA ANGOLANA

As periferias urbanas, suas metamorfoses e lições de resistência; os mundos da literatura de transmissão oral; os rituais de vida, amor e morte e sua dimensão exemplar.


Tópicos, Temas, Palavras-Chave – Tempo ansioso, lugares de afecto, enfeitiçamento e amor pátrio, solidariedade, fraternidade, esperança, generosidade, evangelismo, inconformismo, destino de mulher, revolta e idealidade, desejo, terra-África.


  • Luandino Vieira, "Vavó Xíxi e seu neto Zeca Santos", in Luuanda, Lisboa, Edições 70, s.d.

Tópicos, Temas, Palavras-Chave – O musseque/a mistura cultural; personagens e tipos humanos; o conflito banal e a lição fabular: "o seu a seu dono/pede e receberás"; a repressão colonial.


  • Pepetela, A Montanha da Água Lilás, Lisboa, Dom Quixote, 2000

Tópicos, Temas, Palavras-Chave – Discurso/figura/conotação: alegoria; povo africano, Angola; tradições orais/actualidade escrita: o papel social/cultural do poeta, esperanças e desencantos.


LITERATURA MOÇAMBICANA

Os olhares dos escritores sobre o Índico; literatura e recuperação da História.


Tópicos, Temas, Palavras-Chave – Colonialismo/nacionalismo/cultura indígena; ritmo e expressão criativa/linguagem da veemência; amor sensual; esperança, canto do negro/denúncia política.


Tópicos, Temas, Palavras-Chave – Fronteira entre prosa poética/poesia em prosa; ritmo e movimento/recorrência/mutação/transposição; lógica e analogias da escrita/fala, de palavras/ideias.


  • Mia Couto, Mar me Quer, Lisboa, Caminho, 2000

Tópicos, Temas, Palavras-Chave – Recriação/transfiguração/conotação do real; verdade sobrenatural, empatia-afecto; seres populares/casos humanos; crónica da vida, guerra, caos, amor, ordem.


LITERATURA GUINEENSE

As narrativas de transmissão oral; literatura e outras artes: modalidades de preservação das memórias coletivas.


Tópicos, Temas, Palavras-Chave – Poesia-pátria-flor, chuva-esperança, mulher sensual, voz e canto/colectivo e luta, exortação-incitamento, horizonte- vitória, solidariedade, amor, vida, pátria.



LITERATURAS INSULARES AFRICANAS E TIMORENSE:


LITERATURA CABO-VERDIANA

As histórias de meninos nas ilhas; o preço da insularidade e a emigração; a realidade urbana e as marcas do desenvolvimento.


  • Jorge Barbosa, Obra Poética, Lisboa, Imprensa Nacional - Casa da Moeda, 2002.

Tópicos, Temas, Palavras-Chave – Espaços reais/humanos: arquipélago, ambiente, ilha e eu-ilhéu/paisagem/seres/vida; eu-aqui-insular/tu-algures-mundo-evasão; ética, poética da consciência.


Tópicos, Temas, Palavras-Chave – Ethos (modo de ser) crioulo; imaginário terra/mar insular/oceano; percursos iniciáticos entre o sensual, o intelectual e o viril; referencialidade e simbolismos humanos.


  • Germano Almeida, O Testamento do Sr. Napumoceno da Silva Araújo, Lisboa, Caminho, 1991.

Tópicos, Temas, Palavras-Chave – Figuração da cidade; vida mindelense; socialização do ser/parecer; ficção realista; escrita humorística; a narrativa de uma vida/crónica de um tempo havido.


LITERATURA SÃO-TOMENSE

Autores impulsionadores da ideia de África como exemplo para o Mundo; os fenómenos culturais e literários associados ao teatro coletivo e de rua.


Tópicos, Temas, Palavras-Chave – Mestiço, identidade/diferença: ambivalência crioula eu-branco/eu-negro; humor e ironia complacente; consciência ideológica, luta, orgulho de Mãe-África.


LITERATURA TIMORENSE

Literatura e fundação da nação independente; matrizes da oralidade, suas dimensões exemplares e morigeradoras.


Tópicos, Temas, Palavras-Chave – Guerra e perda/recuperação; pátria e destino, ânsia e tempo de espera; contradição: ansiedade e crença, mar-céu-liberdade, futuro e redenção, razão, justiça.



Programa de Literaturas de Língua Portuguesa - 12º Ano (homologado em Portugal, em 08/07/2002).

Aprendizagens Essenciais de Literaturas de Língua Portuguesa do 12º Ano em articulação com o Perfil dos Alunos (Portugal, agosto de 2018).