SGP – Sistema de Gestão Pedagógica
Gestores: Fabiana Lopes Laurito e Wagner Rodrigues Floriano
O Sistema de Gestão Pedagógica – SGP é em um sistema tecnológico, integrado ao Sistema Escola On Line - EOL, com o objetivo de organizar e potencializar o acompanhamento pedagógico dos estudantes pelos pais/responsáveis, professores, gestores das Unidades Educacionais - UEs, Diretorias Regionais de Educação – DREs e pela própria Secretaria Municipal de Educação de São Paulo - SME. O SGP possibilita a Unidade Educacional a produção de diferentes formas de registro, e organização sistematizada, além da análise dos dados referentes ao planejamento, acompanhamento e avaliação do processo educativo.
Implementado durante o ano de 2020, considerado o período pandêmico e, ainda, a fase de implementação, pouco se utilizou o sistema neste ano. Criações e registros de aulas foram feitos na plataforma Google Sala de Aula – SGA. Para o Novo SGP ficou apenas os registros do Conceito Final no término do ano.
2021 – Dividido em fases de implementação, o sistema é novamente apresentado aos professores e gestores escolares através de movimentos formativos e tutorias. Durante a primeira fase de implantação, priorizou se os registros de Planejamento anual, de ciclo e os registros do Diário de Classe. Posteriormente, ainda no mesmo ano, digitação de notas, conselho de classe e relatórios.
2022 – Além das ferramentas já implementadas, neste ano foi liberada a possibilidade de registros e planos de aula do AEE – Atendimento Educacional Especializado e os registros e acompanhamento dos estudantes das EMEIs. No início, os profissionais da Educação Infantil faziam apenas o registro da Carta de Intenções e Diário de Bordo. Ainda no mesmo ano, foi liberado também a possibilidade de registro do RAA – Relatório de Acompanhamento das Aprendizagens no sistema.
2023 – A partir das demandas geradas pelos usuários, durante esse ano, o sistema passou por aperfeiçoamentos e mudanças no layout. Além disso, o NAAPA – Núcleo de Apoio e Acompanhamento para a Aprendizagem passou a utilizar o sistema em seus registros de itinerância e acompanhamento.
2024 – Assim como fora a implementação nas EMEFs e EMEIs, neste ano, é iniciada a utilização do sistema pelos CEIs Diretos. Também, pensando num melhor acompanhamento e sistematização dos registros pedagógicos envolvendo estudantes não-alfabéticos ou com dificuldade de aprendizagem, foi implantado no SGP a ferramenta de Mapeamento de Estudantes, migrando a necessidade de registro de ações em planilha compartilhada em Drive para o sistema.
Em síntese, durante todas as fases de implantação e aperfeiçoamento do sistema, muitas foram as necessidades formativas e de esclarecimento de dúvidas. Além dos atendimentos por telefone, e-mail pessoal, institucional, Teams e WhatsApp realizamos ao menos três plantões on-line ou presencial por nova implantação. Contudo, pensando na produção de diferentes formas de registro, planejamento, acompanhamento, análise e avaliação de dados, o SGP é um sistema orgânico e adaptável às necessidades da rede.