A Frente de Acompanhamento das Aprendizagens é recente e, portanto, está em processo de fortalecimento de sua identidade como frente da DIPED. Em 2022, aconteceram GT 's(Grupos de Trabalho), organizados e orientados por assessores, com a tutoria da professora Luiza Cristov. Neste mesmo ano foi elaborado o documento: “O acompanhamento das Aprendizagens e o Plano de Ação”, que trouxe as primeiras definições deste acompanhamento.
O programa “Aprender e Ensinar”, reorganizado pela IN nº 03/24, prevê como uma das estratégias para sua realização o acompanhamento das aprendizagens dos estudantes. Esta frente,portanto, apresenta este objetivo.
Acompanhar as aprendizagens é, em certa medida, o ponto de partida para o planejar e (re)planejar as ações pedagógicas realizadas pela Rede. Ter um olhar humanizado sobre questões técnicas de análise de dados, de diversos instrumentos alinhadas ao processo formativo nas DREs, problematizar e articular as formas de acompanhamento que ocorrem cotidianamente nas unidades educacionais;
Trabalhamos de forma articulada com a supervisão escolar, com os formadores de diversas frentes/áreas da DIPED e com as Unidades Educacionais (U.E.s).
Plano de Ação da profissional do acompanhamento, elaborado no início de 2024:
Ao longo do ano de 2024, as ferramentas/instrumentos utilizados para levantar dados e sistematizá-los, foram:
SGP (Sistema de Gestão Pedagógica)- Informações como: Mapeamento dos estudantes, relatórios de sondagem, planos de aula, planejamentos de ciclo e bimestrais, notas/conceitos e frequência dos(as) estudantes;
Plataforma de Sondagem - Relatórios e dados individuais de sondagens e IAD (Instrumento de Acompanhamento Docente), bem como gráficos das turmas;
SERAp (Sistema Educacional de Registro da Aprendizagem) - Desempenho da DRE, das UEs e individual dos(as) estudantes na Prova São Paulo;
Uma das ações essenciais da frente de acompanhamento das aprendizagens é a itinerância. Para que ela aconteça da melhor maneira, é necessário planejar o “antes”, o “durante” e o “depois”:
Antes das itinerâncias, realizamos um levantamento de dados utilizando os instrumentos já citados, cruzamos estes dados tentando identificar fragilidades e potencialidades, conversamos com os profissionais do CEFAI e do NAAPA que sejam referência da U.E., para que possamos compartilhar nossas impressões e informações sistematizadas com a Equipe Gestora. Além disso, enviamos um e-mail informando data e horário de nossa visita, bem como um roteiro das ações que pretendemos realizar naquele mês. Exemplo:
Um exemplo de prática de levantamento de dados relevantes para discutir com a Equipe Gestora na U.E foram os estudantes indicados, de acordo com o que consta na plataforma de sondagem, que “regrediram” em suas hipóteses de escrita de um ano para o outro. Consideramos estes dados preocupantes e, possivelmente, com erros de análise ou digitação. Por isso sinalizamos para as U.E.s e sugerimos a verificação via portfólio dos(as) estudantes.
Durante as visitas, consideramos ser de fundamental importância:
A escuta atenta das questões do dia a dia relatadas pela equipe gestora, docentes e/ou demais funcionários da U.E., bem como por estudantes;
A observação de práticas, registros e ambientes pedagógicos, dialogando com a equipe no sentido de contribuir para o avanço das aprendizagens dos(as) estudantes;
Realizar combinados para a devolutiva a ser enviada posteriormente por DIPED, envolvendo ações e práticas pedagógicas sugeridas;
Verificar as necessidades formativas da equipe;
Agendar a próxima visita.
Observação Importante:A visita de acompanhamento não tem intencionalidade fiscalizatória, não é um momento em que a equipe da U.E. tenha que se sentir pressionada ou cobrada. É necessário estabelecer vínculos de parceria, no sentido de contribuição, trocas e momentos formativos.
Depois das visitas, analisamos a demanda formativa da U.E. e, se necessário, articulamos com os formadores das outras frentes (Língua Portuguesa, Arte, Matemática, etc) e agendamos uma data para que possam participar de momentos formativos no horário de JEIF da U.E., ou em Reuniões Pedagógicas, conforme combinado com as U.E.s. Além disso, escrevemos uma devolutiva, com apontamentos de acordo com o que foi observado durante a visita e já combinado previamente com a equipe gestora. Esta devolutiva também não é feita no sentido de determinar algo às U.E.s, e sim de contribuir com sugestões de estudo, de boas práticas, sempre visando o avanço das aprendizagens dos (as) estudantes e colocando-nos à disposição, enquanto DIPED, para as necessidades pedagógicas que a U.E. necessitar.
Alguns registros de momentos formativos:
Ação formativa na EMEFM Derville Allegretti, com a temática: “Alfabetização- sondagens de escrita”, realizada em momento de JEIF na Sala de Leitura da U.E. Articulação da frente de acompanhamento das aprendizagens com a frente de Alfabetização da DIPED.
Ação formativa na EMEFM Vereador Antonio Sampaio, com a temática: “Leitura em todas as áreas”, realizada em momento de JEIF, na Sala de Leitura da U.E. Articulação da frente de Acompanhamento das Aprendizagens com a frente de Língua Portuguesa.
Ação formativa na EMEF Paulo Carneiro Thomaz Alvez, com a temática: “Resolução de Problemas”, realizada em momento de JEIF, em uma das salas de aula da U.E. Articulação da frente de Acompanhamento das Aprendizagens com a frente de Matemática.
Ação Formativa na EMEF Cassio da Costa Vidigal, em Reunião Pedagógica, com a temática “A importância do brincar no avanço das aprendizagens”. Frente de Acompanhamento das Aprendizagens.
No caso das Unidades Prioritárias 2024, as ações de acompanhamento têm um registro próprio, compartilhado entre a supervisão escolar, CEFAI, NAAPA e DIPED via google drive. Neste registro é necessário que sejam preenchidos com as seguintes informações ao longo do ano:
Encontro realizado na EMEFM Derville Allegretti,no Laboratório de Educação Digital, tendo como base para diálogo o plano de ação elaborado pela U.E.
Participaram deste encontro: Equipe Gestora da U.E. completa (diretora, 2 assistentes de direção,3 coordenadores pedagógicos e a supervisão escolar), equipe de formadores de DIPED das frentes: Acompanhamento das Aprendizagens, Ensino Médio e Alfabetização, além de representantes do NAAPA.