Relatório de transição - Matemática
Período de 2021 a 2024
Ações 2021
No ano de 2021 foram realizadas as análises e interpretação dos dados da sondagem do 1º e 2º semestre, destacando aspectos relevantes para os Planos de ações e recuperação das aprendizagens dos estudantes das Unidades Educacionais. Foi oportunizado um Grupo de Trabalho para refletir sobre o acompanhamento das aprendizagens na área de Matemática, voltado para os professores (as) do interdisciplinar e autoral.
No segundo semestre do ano de 2022, também foram oportunizados cursos optativos, tais como: O planejamento e realização de aulas de Matemática nos Ciclos interdisciplinar e Autoral. Módulos I e II - SME. Entre os meses de agosto a outubro, foi realizado o curso intitulado “Os desafios e as possibilidades da Recuperação contínua - As aprendizagens essenciais em Matemática.
Ações 2022
As ações realizadas no ano de 2022 foram diversificadas, desde visitas às Unidades Educacionais para ministrar JEIFs, encontros formativos com os professores que ensinam matemática e coordenadores, como também formações realizadas no Centro de Formação. Foi empreendido acompanhamento e formação contínua de fortalecimento das aprendizagens, como também algumas ações específicas, promovidas em parceria com o CEFAI na EMEBS.
Ações de Fortalecimento das aprendizagens:
No ano de 2022 foram realizadas formações referentes ao fortalecimento das aprendizagens para os professores das Unidades Educacionais. Dirigiram-se orientações para o(a) professor(a) quanto à recuperação contínua; quais atividades podem ser incluídas no planejamento do professor?; a utilização de estratégias diversificadas e a intencionalidade pedagógica. Foi oportunizado também, reflexões sobre a importância da leitura nas aulas de Matemática e resolução de problemas.
Professor Orientador de Área - POA
No ano de 2022 contamos com cinco Professores POA.
Foram realizados encontros síncronos e presenciais abordando temos como: as responsabilidades e atribuições dos POAs nas Unidades Educacionais; o ensino e a aprendizagem de Matemática; à metodologia da resolução de problemas; o levantamento do conhecimento dos estudantes, à análise dos dados, e à intervenção docente; aplicativos e ferramentas tecnológicas associadas a jogos e brincadeiras; Instrumento de Avaliação Docente.
Formação da Cidade, realizada de março a dezembro
A formação da cidade do ano de 2022 foi realizada no período de março a dezembro. Os temas propostos para estudos, perpassam pela função das avaliações na aulas de Matemática, concepções do Currículo da Cidade e o da disciplina de Matemática, Instrumento de Acompanhamento Docente - IAD, como também as contribuições para a prática docente, os desafios por ele encontrado e a intervenção docente nas aulas de Matemática, explorando a interação, comunicação e intencionalidade do professor.
Ações com a Coordenação Pedagógica
As formações realizadas com os Coordenadores Pedagógico, teve como objetivo resgatar e ampliar os estudos do Currículo da Cidade de Matemática.
OBMEP
No ano de 2022 tivemos 459 estudantes habilitados para a 2ª Fase da 17ª OBMEP. Foi organizado quatro Polos, Unidades Educacionais, para receberem os participantes.
A seguir estão listadas as Unidades Educacionais que tiveram estudantes classificados para a 2ª Fase da OBMEP, como também os quatro Polos destacados.
EMEF JULIO MARCONDES SALGADO. GEN. - POLO
EMEF ALBERTO SANTOS DUMONT
EMEF ANTONIO SANT'ANA GALVAO, FREI
EMEBS LUCIE BRAY ME
EMEF OCTAVIO PEREIRA LOPES
EMEF JULIO MARCONDES SALGADO, GEN.
EMEF LOURENCO FILHO
EMEF ESMERALDA SALLES PEREIRA RAMOS PROFA. - POLO
CEU EMEF JACANA
EMEF ESMERALDA SALLES PEREIRA RAMOS PROFA.
EMEF JARDIM FONTALIS
HELIO FRANCO CHAVES, CEL.
EMEF HIPÓLITO JOSÉ DA COSTA
EMEF MARTIN FRANCISCO RIBEIRO DE ANDRADA
EMEFM DERVILLE ALLEGRETTI. PROF. - POLO
EMEF CELIA REGINA LEKEVICIUS CONSOLIN, PROFA.
EMEF DERVILLE ALLEGRETTI, PROF.
EMEF OLIVA IRENE BAYERLEIN SILVA
EMEFM ANTONIO SAMPAIO VER.
EMEF MAXIMO DE MOURA SANTOS, PROF.
EMEF NILCE CRUZ FIGUEIREDO, PROFA.
EMEF SHIRLEY GUIO, PROFA. - POLO
EMEF JOAO DOMINGUES SAMPAIO
EMEF FRANKLYN AUGUSTO DE MOURA CAMPOS, PROF.
EMEF MARIA HELENA FARIA LIMA, PROFA.
EMEF RUY BARBOSA
EMEF SHIRLEY GUIO, PROFA.
Ações 2023
No ano de 2023 foi dado continuidade às ações realizadas no ano anterior, tanto nas Unidades Educacionais, com realização de JEIFs, encontros formativos com os professores que ensinam matemática e coordenadores, como também formações proporcionadas no Centro de Formação e acompanhamentos das aprendizagens dos estudantes.
Ações de Fortalecimento das aprendizagens:
Neste ano, foi dado continuidade às formações e orientações aos professores que ensinam Matemática referentes ao fortalecimento das aprendizagens, como também a produção e organização do E-book.
Professor Orientador de Área - POA
Em 2023, foi realizado em continuidade do ano de 2022 as formações do Professor Orientador de Área - POA, mantendo os encontros síncronos e presenciais. As reflexões realizadas perpassam por temas como: Intervenções pedagógicas do POA de Matemática; discussões de ações pertinentes ou não para o trabalho do POA de Matemática como articulador com o Coordenador Pedagógico; Resolução de problemas do Eixo Números; reflexões sobre o que precisamos saber sobre as dificuldades dos estudantes; o que os registros de acompanhamento das aprendizagens dos estudantes analisados revelam?; como esta análise pode contribuir para o diálogo e tomada de decisões na Unidade Educacional (UE)?; analisar possibilidades de intervenções nas aulas de Matemática com foco nas estratégias metodológicas e retomada reflexões sobre planejamento e replanejamento.
Formação da Cidade, realizada de março a dezembro
A Formação da Cidade foi realizada de março a dezembro de 2023. Os temas trabalhados decorre desde a reflexão sobre o ensino da tabuada, possíveis estratégias e abordagens que podem ser desenvolvidas; o papel dos professores na construção do conhecimento; reflexão sobre avaliação diagnóstica e a avaliação formativa para a aprendizagem dos estudantes; a relação entre a autorregulação da aprendizagem pelos estudantes e as possibilidades de se engajarem nas atividades escolares e propostas de ensino apoiadas na resolução de situações-problemas.
OBMEP
Em 2023 tivemos 506 estudantes que foram classificados para a 2ª Fase da 18ª OBMEP. Organizamos quatro Polos, Unidades Educacionais, que receberam os participantes.
A seguir estão listadas as Unidades Educacionais que tiveram estudantes classificados para a 2ª Fase da 18ª OBMEP, como também os quatro Polos destacados.
EMEF JULIO MARCONDES SALGADO. GEN. - POLO
EMEF ALBERTO SANTOS DUMONT
EMEF ANTÓNIO SANT'ANA GALVAO, FREI
EMEF ARY GOMES, CEL.
EMEF JULIO MARCONDES SALGADO, GEN.
EMEF LOURENÇO FILHO
EMEF LUCIE BRAY ME
EMEF OCTÁVIO PEREIRA LOPES
EMEF ESMERALDA SALLES PEREIRA RAMOS PROFA. - POLO
EMEF JARDIM FONTÁLIS
EMEF JOÃO RAMOS - PERNAMBUCO - ABOLICIONISTA
EMEF HÉLIO FRANCO CHAVES, CEL.
EMEF HIPÓLITO JOSE DA COSTA
EMEF ESMERALDA SALLES PEREIRA RAMOS PROFA.
EMEFM DERVILLE ALLEGRETTI. PROF. - POLO
EMEF ADOLPHO OTTO DE LAET, PROF.
EMEF ANTÓNIO SAMPAIO VER.
EMEF CÉLIA REGINA LEKEVICIUS CONSOLIN, PROFA.
EMEFM DERVILLE ALLEGRETTI, PROF.
EMEF GASTÃO MOUTINHO, CTE.
EMEF MARCOS MÉLEGA
EMEF MÁXIMO DE MOURA SANTOS, PROF.
EMEF NILCE CRUZ FIGUEIREDO, PROFA.
EMEF RAUL DE LEONI
EMEF SHIRLEY GUIO, PROFA. - POLO
EMEF FRANKLIN AUGUSTO DE MOURA CAMPOS, PROF.
EMEF HELENA LOMBARDI BRAGA, PROFA.
EMEF JOÃO DOMINGUES SAMPAIO
EMEF MARIA HELENA FARIA LIMA, PROFA.
EMEF RODRIGUES ALVES
EMEF RUY BARBOSA
EMEF SHIRLEY GUIO, PROFA.
Ações com a Coordenação Pedagógica
Em 2023, as ações com os coordenadores pedagógicos foram: encontros formativos sobre o Currículo de Matemática, IAD e dados de aprendizagem. Foi empreendido também contribuições na organização e análise dos dados da Prova São Paulo.
Ações 2024
No ano de 2024, realizamos ações junto às Unidades Educacionais diversificadas. Ministramos JEIFs, Reuniões Pedagógicas, encontros específicos de formação em matemática para os professores que ensinam a disciplina no ciclo de alfabetização, interdisciplinar e autoral, bem como para os coordenadores pedagógicos. Propomos também, dois cursos optativos, realizados no Centro de Formação DIPED. O primeiro curso foi realizado entre os meses de maio e junho. Neste curso, objetivamos subsidiar o coordenador pedagógico em relação aos objetos e objetivos da matemática apoiados no Currículo da Cidade. O segundo curso foi voltado para atender os professores que ensinam Matemática no ciclo Interdisciplinar, realizados entre os meses de junho e julho.
Em continuidade ao movimento de aperfeiçoamento do processo de ensino e aprendizagem dos estudantes, foram realizadas ações referentes à Educação Matemática em Foco, com ampla divulgação no mês maio em todas as frentes e nas Unidades Educacionais.
Curso optativo oferecido aos coordenadores pedagógicos por meio do Diário Oficial da cidade de São Paulo.
Título do curso: O COORDENADOR PEDAGÓGICO E O ACOMPANHAMENTO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA
O curso foi ministrado entre os meses de maio e junho de 2024, com regência compartilhada com a formadora de coordenadores pedagógicos. O objetivo foi repertoriar os coordenadores quanto aos temas; concepções, orientações didáticas e organização do Currículo da Cidade de matemática; conhecer as ações de acompanhamento do Ciclo de Alfabetização e do Ciclo Interdisciplinar; analisar situações problemas levando em consideração as estruturas aditivas e multiplicativas; refletir sobre o processo de ensino e aprendizagem por meio de resolução de problemas; elaborar pautas formativas específicas para os docentes que ensinam matemática; ampliar conhecimentos sobre estratégias de formação e refletir sobre procedimentos didáticos da matemática.
Curso optativo oportunizado aos professores do ciclo interdisciplinar por meio do Diário Oficial da Cidade de São Paulo
Nos meses de junho e julho de 2024, foi realizado o curso optativo denominado como: ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA: UMA ABORDAGEM NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO E INTERDISCIPLINAR. O objetivo do curso foi Apropriar-se das concepções da avaliação conforme o currículo da cidade de matemática; analisar situações problemas levando em consideração as estruturas dos campos aditivos e multiplicativos; refletir sobre o processo de ensino e aprendizagem por meio de resolução de problema e refletir sobre procedimentos e estratégias metodológicas para o ensino da matemática.
Ações com a Coordenação Pedagógica
No mês de maio realizamos uma participação na formação mensal dos coordenadores pedagógicos, no qual foi trabalhado estratégias de resolução de problemas. Foi realizado também, um encontro síncrono no intuito de intensificar as ações e os materiais disponibilizados para a Educação Matemática em Foco. Nas JEIFs ministradas, foram propostas ações conjuntas entre os coordenadores e professores, no intuito de contribuírem com o processo de ensino de aprendizagem dos estudantes.
Professor Orientador de Área - POA
Até a presente data do ano de 2024, contamos com onze Professores POA.
As formações foram realizadas presencialmente nos meses de abril, junho, agosto e o último encontro será realizado no mês de novembro.
Os Encontros formativos tiveram o objetivo de analisar os dados de aprendizagem para mapear e planejar ações, em articulação com a Coordenação Pedagógica; acompanhar os planejamentos, os avanços e permanências na aprendizagem dos estudantes; apoiar a Coordenação Pedagógica nas intervenções e ações formativas relacionadas à área de atuação; acompanhar os (re)planejamentos e apoiar a Coordenação Pedagógica em possíveis intervenções e organização de processos formativos, visando o avanço das aprendizagens dos estudantes; socializar e avaliar as ações realizadas (relato de práticas); planejar ações que possam ser realizadas e que atendam as necessidades das U.E.s para 2025.
Formação da Cidade, realizada de março a dezembro
Em 2024 a formação da cidade foi realizada no período de março a novembro. Os temas propostos para estudos foram diversificados e abrangentes, contribuindo para a formação continuada do Professor da Rede Municipal de Ensino, tais como: práticas no Ensino Médio, Educação de jovens e Adultos - Práticas, Educação Infantil - Experiências e materialidades, acolhimento e ambiente acolhedor, Ensino Médio - Acompanhamento das Aprendizagens, Ensino Fundamental - Transições, EJA: A pedagogia dos projetos, Educação Infantil - Tempo e Escuta, O direito de bebês e crianças à educação, O direito de bebês e crianças à educação, Ensino Fundamental - Adolescência, Educação de adultos como um direito, Projeto de Vida para jovens, Educação antirracista e não Xenofóbica entre outros temas relevantes para a formação continuada do docente e com relevância social.
OBMEP
No ano de 2024 tivemos 584 estudantes habilitados para a 2ª Fase da 19ª OBMEP. Foi organizado quatro Polos, Unidades Educacionais, para receberem os participantes.
A seguir estão listadas as Unidades Educacionais com estudantes classificados para a 2ª Fase da OBMEP, como também os quatro Polos.
EMEF JULIO MARCONDES SALGADO. GEN. - POLO
EMEF ALBERTO SANTOS DUMONT
EMEF ANTONIO SANT'ANA GALVAO, FREI
EMEF ARY GOMES, CEL.
EMEBS LUCIE BRAY ME
EMEF OCTAVIO PEREIRA LOPES
EMEF PAULO CARNEIRO THOMAZ ALVES GEN
EMEF LOURENÇO FILHO
EMEF JULIO MARCONDES SALGADO. GEN.
EMEF SHIRLEY GUIO, PROFA.
EMEF JOAO DOMINGUES SAMPAIO
EMEF RODRIGUES ALVES
FRANKLYN AUGUSTO DE MOURA CAMPOS, PROF.
EMEF HELENA LOMBARDI BRAGA, PROFA.
EMEF MARIA HELENA FARIA LIMA, PROFA.
EMEF RUY BARBOSA
EMEF HIPOLITO JOSE DA COSTA
CEU EMEF JACANA
EMEF ESMERALDA SALLES PEREIRA RAMOS PROFA.
EMEF JARDIM FONTALIS
EMEF HELIO FRANCO CHAVES, CEL.
EMEF MÁXIMO DE MOURA SANTOS, PROF.
EMEF ADOLPHO OTTO DE LAET, PROF.
EMEF CELIA REGINA LEKEVICIUS CONSOLIN, PROFA.
EMEFM DERVILLE ALLEGRETTI, PROF.
EMEF MARCOS MELEGA
EMEF OLIVA IRENE BAYERLEIN SILVA
EMEF RAUL DE LEONI
EMEFM ANTONIO SAMPAIO VER.
EMEF GASTAO MOUTINHO, CTE.
EMEF NILCE CRUZ FIGUEIREDO, PROFA.
EMEF NOE AZEVEDO, PROF.
Programa Aprender e Ensinar no Ensino Fundamental
Em continuidade às ações formativas para os professores da Rede Municipal de Ensino - RME no ano de 2024, foi oportunizado a formação do Programa Aprender e Ensinar no Ensino Fundamental. As Unidades Educacionais tiveram que indicar um professor da disciplina, para receber a formação e este, multiplicar na Unidade, ou seja, um professor recebe a formação e transmite na escola para os demais professores da área, rede formando rede. Foram propostos quatro Encontros presencias nos meses de março, maio, agosto e outubro, com reflexões diversificadas e voltadas para uma Matemática humanista, social e para todos. Cada Encontro com objetivos bem específicos, proporcionou aos professores oportunidades de refletirem desde as práticas metodológicas à resolução de problemas.
Objetivos para o primeiro encontro: refletir sobre o olhar que os estudantes possuem da matemática e o papel do professor na construção dessa relação com o componente; refletir sobre o uso de reportagens/ textos nas aulas de matemática, a partir de situações de resolução de problemas; socializar situações didáticas que possam contribuir coletivamente para o ensino e aprendizagem de todos envolvidos na rede; diferenciar contexto e pretexto no ensino de matemática.
Objetivos do segundo encontro: analisar uma aula planejada baseada na metodologia da resolução de problemas; construir, a partir de um vídeo do Projeto TV Cultura, uma situação-problema que possa ser desenvolvida em sala de aula; socializar, para os(as) demais participantes, o planejamento da situação-problema construída a partir do vídeo; apresentar a proposta de Matemática para o mês de maio.
Objetivos do terceiro encontro: refletir sobre os tipos de problemas que oferecemos nas aulas de Matemática; analisar situações problemas que envolvam reflexões, proficiência leitora, pensamento crítico, criatividade e possibilidades de ampliação sobre o ensino da Matemática; socializar possíveis intervenções e objetivos de aprendizagens que possam ser desenvolvidos nas atividades propostas.
Objetivos do quarto encontro: refletir sobre as práticas docentes desenvolvidas nas escolas da RMESP, visando à aprendizagem Matemática dos estudantes, do 6º ao 9º ano; analisar e construir situações de aprendizagens que auxiliem as práticas formativas; propor reflexões sobre a importância da Comunicação nas aulas de Matemática; contribuir para a elaboração e desenvolvimento de planejamentos de aulas de Matemática, ajustados às necessidades reais dos estudantes, percebidas nas análises dos diferentes instrumentos de avaliação.
Os temas oportunizados pelo Programa Aprender e Ensinar no Ensino Fundamental contribui com a formação continuada dos professores presentes, como também com os demais professores das suas respectivas Unidades Educacionais.