O compromisso com a aprendizagem, firmado no Currículo da Cidade para o Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, prevê que o direito ao ensino de qualidade seja garantido a todos os estudantes.
Recuperação Paralela:
Visa ampliar as oportunidades de aprendizagem (...) dos alunos dos três ciclos de aprendizagem do ensino fundamental que ainda não atingiram o desenvolvimento cognitivo ou o domínio dos conceitos que garantam os direitos e expectativas de aprendizagem para o respectivo ano, observados os resultados obtidos nas avaliações do acompanhamento das aprendizagens.” (SÃO PAULO, 2014)
Nesse sentido o Projeto de Apoio Pedagógico, regulamentado pela portaria 1.084/14, tem como premissa auxiliar estudantes com dificuldade de aprendizagem nos três ciclos do ensino fundamental, garantindo o direito de aprender, com vistas à redução da defasagem idade/ano e a evasão escolar.
Dados gerenciais da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo apontam que os estudantes que frequentam o projeto de Recuperação Paralela apresentam maiores taxas de aprovação, quando comparados àqueles que não o frequentam. É sabido que a cada ano de reprovação, aumentam, gradativamente, os índices de evasão escolar. Isso nos permite dizer que o Projeto de Apoio Pedagógico Impacta, diretamente, na recuperação e na garantia das aprendizagens de todos os estudantes.
Esses dados nos dão dimensão da real importância e necessidade de acompanhamento desses estudantes, de maneira sistematizada, para garantir a evolução de suas aprendizagens, respeitando sua individualidade e seus conhecimentos prévios
Fonte: https://acervodigital.sme.prefeitura.sp.gov.br/acervo/orientacoes-ao-projeto-de-apoio-pedagogico-recuperacao-das-aprendizagens/
FORMAÇÕES PROFESSORES DE APOIO PEDAGÓGICO
O ano de 2021, foi marcado por momentos distintos de atendimento aos estudantes em decorrência da COVID-19.
Dessa forma, os formações tiveram como foco recursos e plataformas digitais.
Para orientar a retomada dos atendimentos, a Secretaria Municipal da Educação produz o Documento Orientador de PAP.
Observação: Neste ano contávamos com 26 Professores de Apoio Pedagógicos nas Unidades Escolares.
Até meados de 18 de outubro de 2021, os atendimentos contavam com a articulação da integração entre as aulas assíncronas e síncronas, dessa forma utilizamos as plataforma Google Sala de Aula para atendimento. Os professores de PAP eram responsáveis também pelo estudantes e realizavam suas intervenções via chamada de vídeo, um desafio, porém uma aproximação da tecnologia necessária.
Em 19/10/21, A IN 40 de 19 de outubro de 2021 dispõe sobre a retomada integral às atividades presenciais diariamente nas Unidades Educacionais.
Neste momento, retornamos as formações presenciais de professores no Centro de Formação.
Em 2022...
Formação Inicial para todos os Professores do Projeto Pedagógico;
Plano de Trabalho do PAP, planejamentos, planos de aula, rotinas;
Ampliação da compreensão de Modalidades de Leitura;
Propostas de Projetos Colaborativos;
A participação do PAP nos Conselhos de Classe;
Objetivos do Projeto de Apoio Pedagógico de acordo com os 4 eixos do Currículo de Língua Portuguesa;
Estratégias de resolução de problemas - os 5 eixos do Currículo da Cidade de Matemática;
A importância de relatórios qualificados no acompanhamento das aprendizagens de nossos estudantes.
Observação: Neste ano contávamos com 26 Professores de Apoio Pedagógicos nas Unidades Escolares.
No ano de 2023, demos continuidade a Formação da Cidade, porém em horário formativo dos professores de Apoio Pedagógico.
Em cumprimento a IN 42 de 17 de dezembro de 2022, demos início ao atendimento do PAP em dupla regência . Para acompanhamento das ações e a implementação do atendimento no Projeto Colaborativo, foram feitas itinerâncias em escolas com foco no Ciclo Interdisciplinar. Após os atendimentos, encaminhamos as Unidades Escolares alguns pontos de atenção para que as propostas ali planejadas se aproximassem das concepções da “Dupla regência”.
Para isso, o planejamento dos encontros formativos, foram pensados com base nos dados de aprendizagem advindos dos Instrumentos de Acompanhamento Docente (Língua Portuguesa e Matemática).
Vale ressaltar que em 28/06/2023, a IN 15 alterar o artigo 32 da Instrução Normativa SME nº 42, de 2023 e dá a possibilidade das Unidades Escolares designarem dois profissionais para atuar no Projeto de Apoio Pedagógico.
Em cumprimento a IN 03 de 19 de janeiro de 2024 , demos início as formações tendo como foco o fortalecimento das aprendizagens.
Dois mil e vinte e quatro , tivemos como foco a leitura em todas as áreas do conhecimento, dessa forma nossos encontros tiveram como estratégia as modalidades de leitura concebidas por nosso currículo.
Em nosso percurso formativo pudemos refletir sobre:
Planejamento com base nos dados de aprendizagem;
Condições necessárias para o ensino através das resoluções de problemas;
Modalidades didáticas de leitura;
Projetos Interdisciplinares: Possibilidade dos projetos no colaborativo;
Modalidades didáticas de leitura;
Ensino por investigação;
Modalidades de escrita e operadores textuais.
Observação: Tivemos um aumento significativo de professores de Apoio a final do ano contabilizando 40 Professores de Apoio Pedagógico até outubro.
Para saber mais:
Acesse, págs. 21 e 22 do documento de Replanejamento para o trabalho Pedagógico: