Do ano de 2022 até o presente momento o Núcleo de Educação Ambiental é dirigido pela Formadora Thioni Carretti Di Siervi.
Dados sobre ações socioambientais no território
No ano de 2022 padronizou-se um levantamento de dados referentes às ações socioambientais realizadas nas unidades da DRE JT. No 3º ano de aplicação obtivemos 93 respostas. A seguir apresentamos alguns recortes do levantamento:
Visitas Técnicas
03/MAI - Visita técnica EMEF Oliva Irene para organização do Curso Espaços Educadores
Acompanhando o Daniel do Loa Terra, conhecemos os espaços da unidade junto aos Coordenadores Pedagógicos e a Professora Sarah para planejarmos como seria o encontro na unidade e onde seria feita a horta.
Visita técnica com o Loa Terra na EMEF Oliva Irene.
25/ABR - Arena Green
Em abril, os(as) formadores(as) do NEA das 13 DREs e a supervisão escolar das DREs foram convidados(as) para fazer uma visita técnica e conhecer a Arena Green. Um espaço criado para estudantes da rede municipal de Educação de São Paulo, elaborado como uma exposição interativa e imersiva que reverbera em reflexões sobre os impactos ambientais e seus efeitos nas mudanças climáticas e na vida dos seres vivos.
Formadoras visitando a Arena Green.
Acompanhamento e participação em Ações de Educação Ambiental nas unidades
10/MAI - Plantio de Mudas arbóreas na EMEF Oliva Irene em parceria com a SVMA
Em maio, acompanhamos a ação de plantio de mudas arbóreas no Bosque da EMEF Oliva Irene em parceria com a SVMA. Foram 22 mudas de árvores nativas plantadas no bosque que antes eram quadras desativadas. Estudantes do 1º ao 5º ano participaram do plantio junto a equipe de plantio da Secretaria do Verde e Meio Ambiente.
Estudantes da EMEF Oliva Irene participando do plantio de árvores no bosque da escola.
21/JUN - Plantio de Mini Floresta no Bosque da EMEF Oliva Irene
Contribuindo com o projeto de Educação Ambiental da unidade, realizamos o plantio de 6 mudas de árvores nativas no bosque no modelo de mini floresta, com plantio adensado de mudas. A atividade foi realizada com os(as) estudantes do Projeto Mais Educação de Agrofloresta, ministrado pela professora Sarah.
Conversando com os(as) estudantes do projeto sobre a importância de mini florestas nas cidades.
Plantio de mini floresta no bosque do Oliva.
23/AGO - Plantio de mudas herbáceas na horta do CEI Jd. São Paulo I
Plantio de mudas na horta do CEI Jd. São Paulo I.
Bebês do Berçário II explorando a terra e plantando na horta da unidade.
Crianças do Mini Grupo II após plantio na horta da unidade.
26/SET - Plantio de mudas arbóreas no estacionamento e entrada da EMEF Oliva Irene
Dando continuidade no projeto de Educação Ambiental na EMEF Oliva Irene, a equipe de plantio da SVMA realizou o plantio de mais 22 mudas de árvores nativas no estacionamento e entrada da unidade educacional. Este plantio foi planejado por estudantes do 9º ano como uma das ações previstas no TCA da turma. Esta ação está ligada ao projeto de Educação Ambiental da escola que visa aumentar os espaços verdes na unidade, criando espaços educadores na unidade, e como uma forma de mitigar e evitar enchentes no local, ao aumentar a permeabilidade do solo. A escola está localizada em área de várzea do rio Tietê e sofre com enchentes em épocas de fortes chuvas.
Plantio de mudas arbóreas no estacionamento e entrada da unidade.
Dando continuidade no projeto de Educação Ambiental na EMEF Oliva Irene, a equipe de plantio da SVMA realizou o plantio de mais 22 mudas de árvores nativas no estacionamento e entrada da unidade educacional. Este plantio foi planejado por estudantes do 9º ano como uma das ações previstas no TCA da turma. Esta ação está ligada ao projeto de Educação Ambiental da escola que visa aumentar os espaços verdes na unidade, criando espaços educadores na unidade, e como uma forma de mitigar e evitar enchentes no local, ao aumentar a permeabilidade do solo. A escola está localizada em área de várzea do rio Tietê e sofre com enchentes em épocas de fortes chuvas.
12/NOV - Acompanhamento da ação de Plantio entre EMEF RUY BARBOSA e Subprefeitura de Vila Maria e Vila Guilherme no programa “Adote uma praça”
Em novembro, acompanhamos uma ação de plantio com estudantes da EMEF Ruy Barbosa na Praça Alegria Nova. Este plantio foi realizado em virtude de uma parceria entre a unidade, a Subprefeitura da Vila Maria/Vila Guilherme e um parceiro externo. Esta ação faz parte do Programa da Subprefeitura chamado “Adote uma Praça”.
Estudantes da EMEF Ruy Barbosa realizando o plantio de mudas arbóreas na Praça Alegria Nova.
Estudantes, professora Leda da EMEF Ruy Barbosa e parceiro externo após ação de plantio de mudas arbóreas na Praça Alegria Nova.
Encontros Formativos
18/JUN - Encontro Formativo com a Supervisão escolar
Em junho, apresentamos a equipe da Supervisão escolar as concepções de Educação Ambiental e as ações de Educação Socioambiental realizadas pelo Núcleo de Educação Ambiental da DRE JT. Neste encontro apresentamos os cursos e parcerias realizados, as itinerâncias nas unidades e o levantamento de ações socioambientais das unidades.
Encontro Formativo de Educação Ambiental com a equipe de Supervisão escolar da DRE JT.
27/JUN - XI Jornada Pedagógica
Em outubro, a formadora do NEA, Thioni e da Educação Integral da SME, Davi, participaram da XI Jornada Pedagógica da Educação Infantil abordando o tema da importância do brincar na natureza na educação infantil.
Formadores na XI Jornada Pedagógica da Educação Infantil.
Formadores na XI Jornada Pedagógica da Educação Infantil.
04/OUT - Reunião Pedagógica EMEF Martin Francisco
Em outubro, participamos da Reunião Pedagógica da EMEF Martin Francisco Ribeiro de Andrada para abordar as concepções de Educação Ambiental e as metodologias colaborativas como estratégias para desenvolver a Educação Ambiental Crítica.
RP EMEF Martin Francisco.
21/NOV - JEIF EMEF Martin Francisco
Dando continuidade na ação formativa ocorrida na Reunião Pedagógica da EMEF Martin Francisco Ribeiro de Andrada para abordar as concepções de Educação Ambiental, voltamos em novembro na unidade para participar de dois grupos de JEIF e nestes vivenciar algumas das metodologias colaborativas como estratégias para desenvolver a Educação Ambiental Crítica contidas nas Orientações Pedagógicas de Educação Ambiental.
Mapeamento Socioambiental realizado durante a JEIF na EMEF Martin Francisco.
Diagnóstico ambiental realizado durante a JEIF na EMEF Martin Francisco.
Cursos
Maio e Junho - Curso Espaços Educadores para escolas Sustentáveis: viva o ciclo vivo
Entre os meses de maio e junho, realizamos o segundo módulo do Curso Espaços Educadores para escolas Sustentáveis: viva o ciclo vivo, mantendo a parceria com o SESC Santana, o Loa Terra e o Núcleo de Educação Ambiental da DIPED de DRE JT. Neste módulo, desenhamos um curso de 8 encontros presenciais à noite, no Sesc Santana e aos sábados em escolas do território (EMEI Aviador Edu Chaves, EMEF Octavio Pereira Lopes, EMEF Oliva Irene) avançando nos cuidados com a horta e implementando o ciclo vivo nas unidades olhando para o cultivar - comer - compostar. O curso previa também visitas a iniciativas de hortas comunitárias e agroflorestas no território da zona norte, como o Prato Verde Sustentável. Neste módulo tivemos 130 inscritos para 40 vagas e ao final do curso tivemos 40 professores(as) concluintes. As especificações completas do curso estão em:https://acervodigital.sme.prefeitura.sp.gov.br/acervo/espacos-educadores-para-escolas-sustentaveis-modulo-2-viva-o-ciclo-vivo/
1º Encontro do Curso Espaços Educadores para escolas sustentáveis: viva o ciclo vivo no SESC Santana.
Encontro do Curso Espaços Educadores para escolas sustentáveis: viva o ciclo vivo no SESC Santana com a presença da Dona Elena da Horta Comunitária da Vila Nancy e da nutricionista Giorgia Russo.
Encontro prático do Curso Espaços Educadores para escolas sustentáveis: viva o ciclo vivo na EMEF Octavio Pereira Lopes.
Encontro prático do Curso Espaços Educadores para escolas sustentáveis: viva o ciclo vivo na EMEF Oliva Irene.
Encontro prático do Curso Espaços Educadores para escolas sustentáveis: viva o ciclo vivo no Prato Verde Sustentável.
Último encontro do Curso Espaços Educadores para escolas sustentáveis: viva o ciclo vivo na EMEI Aviador Edu Chaves.
Curso Respeitar para proteger: Ações Educativas em Defesa da Vida Animal
Entre os meses de abril a julho, realizamos o Curso Respeitar para proteger: Ações Educativas em Defesa da Vida Animal em parceria com as formadoras externas Cris Cabral e Maria Helena Querido. O curso foi desenhado no modelo híbrido com 2 encontros presenciais e material para ser realizado com os(as) estudantes. O Curso consistia em trabalhar junto aos estudantes, com o material do curso, composto por livros infantis voltados para a proteção animal e criar histórias a partir do olhar das crianças a respeito do tema. Neste curso tivemos 37 inscrições e 22 cursistas concluintes. As especificações completas do curso estão em:
1º Encontro presencial do Curso Respeitar para proteger.
Material do Curso Respeitar para proteger.
Curso Memórias da terra: naturalizações dos espaços para as infâncias
No mês de setembro, os formadores de Ciências Naturais e Educação Ambiental, Thioni e da Educação Infantil e da Educação Étnico racial, Denis, realizaram o Curso Memórias da terra: naturalizações dos espaços para as infâncias. O curso foi elaborado no modelo híbrido, com 2 encontros síncronos e 3 encontros presenciais na Praça ao lado do CEI Célia Regina Kuhl. No curso, refletimos sobre a importância do brincar livre e intencional na e com a natureza e sobre possibilidades. Montamos junto aos cursistas um quintal brincante na praça. As especificações completas do curso estão em: https://acervodigital.sme.prefeitura.sp.gov.br/acervo/memorias-da-terra-naturalizacoes-dos-espacos-para-as-infancias/
1º Encontro do Curso Memórias da terra, grupo de cursistas em roda para as vivências das oficinas propostas.
Oficina de impressão botânica.
2º Encontro presencial do Curso Memórias da terra: Cursistas construindo mobiliários para o quintal brincante.
Cursistas construindo mobiliários para o quintal brincante.
Último encontro do Curso Memórias da terra: cursistas plantando mudas herbáceas em caixotes.
Grupo de cursistas e formadores do Curso Memórias da terra.
Itinerâncias
Ao longo do ano de 2024 foram realizadas 5 itinerâncias voltadas para conhecer projetos de Educação Ambiental nas unidades e suas demandas a fim de auxiliar as unidades na condução destes projetos.
Programas e Parcerias
Ações de plantio com a SVMA
Em 2023 iniciamos uma parceria com a Engenheira Agrônoma responsável pelo plantio de mudas arbóreas em ruas, praças e escolas no território da zona norte. Em 2024 demos continuidade ao projeto incorporando no formulário de ações socioambientais o levantamento de interesse das unidades em plantio de mudas arbóreas. Através deste projeto, tivemos 96 mudas de árvores plantadas nas unidades da DRE JT, contribuindo com o desenvolvimento da Educação Ambiental Crítica e com estratégias para enfrentamento das mudanças climáticas.
Plantio de mudas arbóreas na EMEF Oliva Irene em parceria com a SVMA.