O Currículo da Cidade compreende que “a aprendizagem da Língua Portuguesa acontece por meio de quatro atividades fundamentais – falar, ouvir, ler e escrever -, as quais se realizam em práticas sociais diversas” (São Paulo, 2017, p. 65). Com isso, o texto é a unidade linguística básica de trabalho.
Para fins didáticos, o Currículo é organizado em quatro eixos: Prática de leitura de textos escritos, prática de produção de textos escritos, prática de escuta e produção de textos orais e prática de análise linguística/multimodal.
Em 2022, tivemos o retorno dos cursos, reuniões de trabalho e encontros formativos presenciais.
POA - PROFESSOR ORIENTADOR DE ÁREA
A função do POA (Professor Orientador de Área) foi instituída pela Instrução Normativa nº 25 de 11 de dezembro de 2018 que passou a vigorar a partir de 01/01/2019.
Dentre as atribuições do POA estão:
Contribuir na sua área de atuação para a consecução dos objetivos do Currículo da Cidade e do Projeto Político-Pedagógico da UE;
Participar do planejamento da ação didática em parceria com os professores do componente que titulariza, em parceria com o Coordenador Pedagógico;
Atuar, junto com o Coordenador Pedagógico, no acompanhamento do desenvolvimento dos processos de ensino e de aprendizagem e propor intervenções para o planejamento docente com vistas à implementação curricular;
Participar da formação continuada, programas e projetos de sua área de atuação oferecidos pelas Diretorias Regionais de Educação – DRE e Coordenadoria Pedagógica – COPED/SME.
Em 2024, a formação continuada do POA foi realizada presencialmente em encontros bimestrais, totalizando quatro encontros no ano. Nos três primeiros encontros foram desenvolvidas reflexões a partir de temáticas relacionadas ao fazer da função no apoio aos professores e aos coordenadores.
O último encontro será destinado a apresentação de relatos de práticas envolvendo os POAs das três áreas - Alfabetização, Língua Portuguesa e Matemática.
Capa dos materiais utilizados
FORMAÇÃO DA CIDADE
A Formação da Cidade teve continuidade em 2024, com temas gerais para os ciclos. O material de estudos da autoformação seguiu sendo elaborado pela SME. A mudança no ano citado foi a exclusão dos encontros síncronos.
Foram desenvolvidos três módulos com as seguintes temáticas: Educação como direito, Educação antirracista e não xenofóbica e Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva.
FORMAÇÃO APRENDER E ENSINAR
A Instrução Normativa nº 3 de 19/01/2024 reorganizou o programa Aprender e Ensinar e garantiu a formação presencial, com dispensa das horas de trabalho para os professores de todos os componentes curriculares.
Aos professores de Língua Portuguesa foram previstos três encontros: junho, setembro e novembro. As Unidades foram orientadas a enviar um professor para a formação e ele seria o multiplicador nas escolas. Algumas UEs optaram por enviar mais de um professor contemplando um número significativo de profissionais ingressantes na rede no processo de formação continuada.
Capas das apresentações utilizadas
Os objetivos dos encontros foram:
Encontro 1
Adequar a estratégia metodológica à intencionalidade pedagógica em atividades de Leitura de textos escritos;
Articular procedimentos de identificação de percursos temáticos de leitura.
Encontro 2
Revisitar a concepção de produção de texto presente no Currículo da Cidade;
Analisar o desenvolvimento das atividades de produção de texto no Caderno da Cidade.
Encontro 3
Discutir sobre o ensino e aprendizagem de revisão de texto;
Refletir sobre abordagem teórico-metodológica de Análise Linguística.
Professores em momentos formativos
JEIFS E REUNIÕES PEDAGÓGICAS
A convite das Unidades Educacionais, foram desenvolvidos momentos formativos para abordar as práticas de leitura que, apesar de constarem apenas do Currículo de Língua Portuguesa, podem ser desenvolvidas por professores de todas as áreas. A mesma proposta foi desenvolvida abordando a produção de textos.
Professores EMEF Rondon, Mal.
Professores EMEF Célia Regina L. Consolin
Professores EMEF Ary Gomes, Cel.
Professores EMEF Paulo Carneiro T. Alves, Gal.
Professores EMEF Antônio Sant’ana Galvão, Frei
Professores EMEFM Antônio Sampaio, Ver.