Em 2022, a equipe de DIEFEM do Ensino Médio consolidou-se na SME com Lisandra Paes e Felipe Zucculin, ao mesmo tempo em que as DIPEDs acompanhavam periodicamente as escolas e a modalidade. O ensino integral e presencial foi implementado nas unidades diurnas, não havendo mais a possibilidade de o estudante cursar apenas as disciplinas da BNCC. As Unidades de Percurso, escolhidas pelos jovens das 1ª e 2ª séries no ano anterior entraram em pleno funcionamento.
A Prefeitura de São Paulo pôde construir sua grade de Itinerários Formativos, em processo coletivo e nos anos anteriores, com a característica fundamental de constituírem espaço de aprofundamento da área pretendida pelos estudantes. Foram redigidas ementas para as disciplinas de todas as 18 Unidades de Percurso, e disponibilizadas online para os professores e gestão das escolas. A Fundação Paulistana de Educação, Tecnologia e Cultura instituiu-se como a instância responsável pelas aulas do Itinerário Técnico, com cursos como Informática, Marketing e Gestão de Saúde. Houve a possibilidade de POAs (Professores Orientadores de Área) específicos para a modalidade, um por área de conhecimento. O curso Normal/Magistério na EMEFM Prof. Derville Allegretti sentiu mais as mudanças originadas da nova grade curricular.
Um GT (Grupo de Trabalho) foi realizado mensalmente com os coordenadores pedagógicos responsáveis pelo Ensino Médio, e a DIPED pôde estar presente em alguns dos encontros. Ali conversou-se sobre as potencialidades e desafios da implementação. Um material foi produzido pela SME e amplamente divulgado nas unidades escolares: as ementas das Unidades de Percurso e um Guia de Implementação do Novo Ensino Médio, com explicações e orientações precisas sobre os Itinerários e Unidades de Percurso.
PARA SABER MAIS!
Para conferir a versão completa do Guia de Implementação do Novo Ensino Médio acesse:
https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2022/01/Guia-de-Implementacao-4.pdf