Pensando a escola como espaço de produção de conhecimento, pesquisa, construção de valores, participação coletiva e desenvolvimento da autonomia foram realizadas várias ações que promovam reflexões nas comunidades escolares que pudessem levar a uma prática cada dia mais voltada para formação humana.
As ações em 2022 visavam dar continuidade ao acolhimento, experiências e aprendizagens. Os Territórios do Saber se desdobraram em possibilidades de Experiências Pedagógicas. Foi solicitada a entrega dos projetos de experiências pelos professores e analisados pelas DREs que foram feitos de acordo com o Anexo V da Instrução Normativa SME no 34, de 26 de agosto de 2021.
As reuniões realizadas bimestralmente pelo GT “Cidade Educadora” promoveram várias ações, onde foram realizadas formações, seminários e itinerâncias nas EMEFs e EMEIS que compõe o Programa São Paulo Integral, além do grupo de estudo “educação integral, políticas públicas e ação nos territórios” destinado a professores e gestores das Unidades. Os POEIs participavam do Fórum da Educação Integral, que foi mais um espaço de reflexão sobre os objetivos e metas do PSPI.
O Núcleo de Educação Integral em parceria com as DREs realizou no dia 10 de junho o Seminário “Articulando Tempos e Espaços Educativos”.
Todas essas ações foram realizadas pelo Núcleo de Educação Integral em parcerias com supervisores, equipe de DICEU, DIAF e formadores de DIPED que estavam à frente do PSPI.