Em 2024, a DIPED-JT organizou momentos formativos que trouxeram a temática das avaliações internas e/ou externas, bem como a análise dos dados e tomadas de decisão a partir destes dados.
A frente do Acompanhamento das Aprendizagens, em específico, precisou ter um olhar atento e constante para análise de dados das avaliações internas e externas das escolas, com o objetivo de auxiliar as U.E.s a planejarem a partir destes dados e acompanharem as aprendizagens e práticas pedagógicas com outro olhar, humanizando esses dados, analisando fatores internos e externos que influenciam nos resultados.
Em parceria com os demais formadores de DIPED, realizamos as seguintes ações formativas:
Mensalmente, visitamos as U.E’s com foco no ciclo de alfabetização, analisando dados de sondagens e portfólios.
Em julho, organizamos um diálogo formativo sobre o IAD (Instrumento de Acompanhamento Docente), com coordenadores pedagógicos das Unidades Prioritárias. Neste diálogo, a profissional do acompanhamento junto aos formadores de Língua Portuguesa e Matemática, retomaram as orientações de aplicação e os eixos e objetivos de aprendizagem do currículo da cidade que são referência para a elaboração dos IAD’s. Em grupos, fizemos um exercício de análise de IAD’s de estudantes de 4º ao 9º ano, para refletirmos sobre como deve ser realizada a análise e digitação na plataforma. Conversamos sobre as condições didáticas que precisam ser garantidas antes, durante e depois da aplicação dos instrumentos. Os coordenadores pedagógicos que participaram deste momento, levaram para os momentos formativos de suas Unidades as reflexões feitas.Pudemos então, perceber os avanços nos dados de aprendizagem após a aplicação do IAD do 2º semestre.
No mês de agosto, a temática da formação de coordenadores foi “Avaliação”. Sendo assim, o foco da formação foi a qualificação das avaliações internas. Em grupos, os coordenadores pedagógicos analisaram avaliações selecionadas pela formadora e avaliações que os próprios coordenadores trouxeram de suas U.E’s. Com embasamento teórico, principalmente com os documentos sugeridos e/ou construídos pela Rede Municipal de Educação de São Paulo, o grupo refletiu sobre as potencialidades e fragilidades que as avaliações internas apresentam e como podemos qualificar a prática da avaliação educacional nas Unidades.
No mês de agosto, a formadora da frente de Avaliação e de Acompanhamento das Aprendizagens, organizou uma formação para Diretores de Escola e Supervisores Escolares, com o tema:
“Avaliações Educacionais e o acompanhamento das aprendizagens pela equipe gestora - DIPED JT”.
Link com os slides utilizados:
https://drive.google.com/file/d/1HA6yWIXO7ya-UcmGpyM1WrZs6WTDSZz0/view?usp=sharing
Antes deste momento, a formadora apresentou o material para os próprios formadores de DIPED/JT:
Este movimento foi importante, pois todas as frentes de DIPED têm muito a contribuir quando falamos de avaliação e de formação de gestores.
O momento da formação com supervisores e diretores foi muito reflexivo e produtivo. Os materiais expositivos utilizados pela formadora, trouxeram a concepção de avaliação da Rede Municipal de Educação, exemplos de registros reais de tipos de avaliações internas utilizados nas U.E.s, relação entre avaliação interna e externa e as matrizes de referência (Prova São Paulo, SAEB e SARESP). Também foi trabalhado pela formadora o modo de construção dos itens da Prova São Paulo e como são pensadas as escalas de proficiência. Em grupos, realizamos o exercício de encontrar os objetivos de desenvolvimento e aprendizagens do Currículo da Cidade de São Paulo, nas matrizes do SAEB e da Prova São Paulo:
Por fim, ao longo do mês de setembro, em parceria com o formador da frente de SGP, realizamos reuniões/formações setoriais com coordenadores pedagógicos e diretores de escola para tratarmos do Mapeamento dos Estudantes.
Nestes encontros realizamos uma oficina, explorando cada item do mapeamento dos estudantes, que encontram-se no SGP. Reforçamos que este instrumento auxilia no acompanhamento das aprendizagens de forma individualizada e que facilita o olhar humanizado dos dados de aprendizagem.
Responsável pela frente: Natália Cardoso de Oliveira
DIPED - Jaçanã/Tremembé