O pensamento computacional é como um superpoder que nos ajuda a resolver problemas e a pensar de forma lógica, tal como um computador. Podemos imaginar que é como um conjunto de regras e passos que seguimos para resolver um enigma ou uma tarefa.
Vamos dar um exemplo: imagina que tens um puzzle com muitas peças e queres montá-lo. Para fazer isso, precisas de pensar em que peça se encaixa onde, como fazer as combinações corretas e como verificar se está tudo no lugar certo. Isso é pensamento computacional! É pensar de forma organizada e lógica para resolver um problema.
Quando usamos o pensamento computacional, dividimos um grande problema em partes mais pequenas e mais fáceis de resolver. Depois, juntamos todas as partes para obter a solução final. É como se fosses um detetive que segue pistas para resolver um mistério.
Assim, o pensamento computacional ajuda-nos a ser mais criativos e a resolver problemas de uma maneira inteligente. É uma habilidade que podemos usar na vida quotidiana, na escola e até mesmo quando brincamos com jogos de construção ou quebra-cabeças.
É como aprender a ser um mestre dos enigmas!
PARTICIPAÇÃO NO Concurso Internacional do Pensamento Computacional.
5ª Edição Bebras.pt