Link do episódio: #S2E12 - Vida Acadêmica, a Universidade e tudo mais!
Salve, salve Mamutada! Aqui é a Gabi! E, para fecharmos a segunda temporada do Mamucast! com chave de ouro, vamos abordar um tema que sempre nos perguntam: os passos iniciais da carreira científica. O que é a iniciação científica? O que faz ume mestrande? Para que serve um doutorado? Ficou interessade? Então continua ouvindo que, além de respondermos essas e outras perguntas, vamos ouvir as histórias e as dicas de quem está passando ou acabou de passar por esses momentos conturbados de descoberta.
É uma modalidade de pesquisa feita durante o curso de graduação, que vai além do currículo mínimo exigido. Trata-se de pesquisa orientada, com 1 a 2 anos em média, dependendo da bolsa (ou se é sem bolsa). A escolha do tema é livre, dependendo de alune e do interesse de orientadorie (da linha de pesquisa, do currículo, etc). Em geral, os temas são mais simples e com possibilidade de resultados de curto prazo. Contudo, é importante frisar que a IC não tem como objetivo a produção de ciência nova. De fato, seu papel principal é o de introduzir e alune ao método científico e ensinar-lhe métodos básicos da área. É comum que e alune reproduza resultados clássicos ou de interesse para o desenvolvimento de futura pesquisa no mestrado ou doutorado.
Lato sensu: são programas de especialização, que incluem os cursos designados como MBA (Master Business Administration), por exemplo. Têm duração mínima de 360 horas, ao final do curso e alune obtém um certificado de conclusão daquela especialização. Aqui na EEL, por exemplo, temos um curso de pós-graudação latu-sensu da Engenharia da Qualidade.
Stricto sensu: programas de mestrado e doutorado abertos a candidatos diplomados em cursos superiores de graduação e que atendam às exigências das instituições de ensino e ao edital de seleção des alunes. Dependendo de cada comissão de pós-graduação os créditos obrigatórios para cada curso são diferentes, além do projeto desenvolvido pele alune e orientadorie. Ao final do curso o aluno obterá diploma após a defesa do projeto desenvolvido durante o curso.
Bom, a Gabi não fez mestrado e eu, Rebeca, fiz! O mestrado é um curso de pós-graduação, que, em geral, tem exame de ingresso, e cujo papel é aprofundar o aprendizado da graduação. Esse curso tem, em média, dois anos de duração. E, na maioria dos programas de pós-graduação, tem duração máxima de 4 anos (mas lembre-se que a bolsa dura só 2 anos). Nele você tem uma quantidade mínima de créditos a serem cumpridos, entre cursar disciplinas, participação em congressos, publicação de artigos, etc. É recomendado para estudantes que querem ampliar seus conhecimentos sobre determinado tema e também pretendem exercer carreira como professores ou pesquisadores.
Mas, você sabia quem tem duas modalidades de mestrado? Enquanto o mestrado acadêmico é mais focado na pesquisa e na atuação em sala de aula, o mestrado profissional é mais voltado para a capacitação de profissionais, mediante o estudo de técnicas e processos que atendam a alguma demanda do mercado de trabalho. Ou seja, as propostas de pesquisa do mestrado profissional tem um caráter mais voltado à aplicação da metodologia e aplicação orientada para algum campo de atuação profissional específico. Já o trabalho final do curso, que no mestrado é uma dissertação, deve ser sempre vinculado a problemas reais da área de atuação do estudante. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), as exigências e o título do mestrado acadêmico são as mesmas do mestrado profissional. Aqui na EEL temos um Mestrado Profissional em Projetos Educacionais de Ciências!
Assim como o mestrado, o doutorado é uma modalidade de pós-graduação, que também é stricto sensu, em que e estudante, junte com sue orientadorie desenvolvem um projeto de pesquisa necessariamente original. Nele também há a necessidade de se fazer disciplinas, que dependem do programa e da instituição em que o doutorado está sendo realizado. A maioria das instituições também tem exame de ingresso e edital específico para a disponibilidade de bolsas. Se você ingressa no Doutorado após o mestrado, sua duração é de 36 a 60 meses, já o Doutorado Direto, sem ter cursado o mestrado, pode ser concluído em até 72 meses, dependendo do programa e/ou do curso.
Apresente-se! Quem é você academicamente? Quem é você fora da universidade?
Você faz IC/mestrado/doutorado em que e com quem?
O que lhe levou a escolher esse tema de pesquisa?
Como é a sua rotina de trabalho?
Que dica você daria para alguém que está procurando IC/mestrado/doutorado?
[1] https://www.fclar.unesp.br/Home/Departamentos/AdministracaoPublica/ic_instrucoes.pdf
[4] http://www.fea.usp.br/administracao/pos-graduacao-profissional
[5] http://www.iq.usp.br/portaliqusp/?q=pt-br/mestrado-profissional/apresentacao
[7] https://www.prpg.usp.br/index.php/pt-br/faca-pos-na-usp/como-funciona
=======================================================================
Pra aprender:
The PhD movie, um filme sobre vida acadêmica baseado no quadrinho PhD comics, disponível no link: https://phdmovie.com.
Pra descontrair:
O quadrinho em si, Piled Higher and Deeper ou PhDComics (disponível no link: https://phdcomics.com). É uma série criada por Jorge Cham, baseada na vida real e crônicas da vida de estudantes de pós-graduação em Stanford. Trata de várias situações inerentes da pós-graduação, como o sofrimento de escrita da tese, lidar com professores, escrita de projetos para financiamento da pesquisa, abuso dos orientadores, etc..
E vc, alune/ouvinte, o que acha disso? Escreva pra gente nas nossas redes:
Facebook: Mamutesnaciencia
Instagram: @Mamutesnaciencia
Email: mamutesnaciencia@gmail.com
Curiouscat: Mamutesciencia
Twitter: Mamutesciencia
Música: Gabi
Pauta: Gabi e colaboradories
Arte/edição: Produção