Tal postulado foi por muito tempo considerado óbvio e, por conseguinte, dispensável, tanto que diversos matemáticos tentaram demonstrá-lo como uma consequência dos demais axiomas propostos por Euclides. Entretanto, essas tentativas no máximo conseguiram encontrar formulações equivalentes como, por exemplo:
"Existe uma única reta que pode ser traçada paralela a uma dada reta e que passe sobre um ponto externo."
"A soma dos ângulos em todos os triângulos é de 180o."
Com a dificuldade em demonstrar o quinto postulado de Euclides a partir dos demais axiomas, os matemáticos começaram a tentar modificá-lo, com a esperança de encontrar contradições que indicassem a sua independência lógica (ou não). Surpreendentemente, eles encontraram novas geometrias consistentes, que satisfaziam todos os postulados de Euclides exceto o quinto. Nasciam, então, as chamadas geometrias não-euclidianas. Nelas, por exemplo, a soma dos ângulos de um triângulo pode ser maior ou menor do que 180o.
Gauss percebeu que uma das propriedades intrínsecas essenciais de uma superfície é a sua métrica, d(x,y). Trata-se de uma função que, dados dois pontos, x e y, sobre uma superfície, determina a sua distância através do menor caminho sobre a superfície a conectá-los. Por exemplo, um cilindro ou um plano possuem as mesmas propriedades intrínsecas locais que um plano, ao passo que uma esfera, não. Um jeito intuitivo de entender esses fatos consiste em tentar obter tais figuras ao enrolar uma folha de papel sem a rasgar, ou seja, sem alterar as relações de distância entre os pontos.
Para ilustrar como podemos explorar as propriedades intrínsecas de uma superfície bidimensional M imersa em R3 estudando a sua métrica, consideramos 4 distintos pontos x1, x2, x3, x4 sobre M. Esses pontos formam um tetraedro, cuja área pode ser calculada a partir das distâncias dij = || xi - xj ||, 1 ≤ i, j ≤ 4, entre tais pontos a partir da seguinte generalização da forma de Herão:
288 V2 = 𝜟CM(dij),
em que V é o volume do tetraedro e 𝜟CM(dij) é a determinante de Cayley-Menger, a seguir: