Conhecendo a América Latina 

Introdução


A América Latina é a região que contempla todos os países do continente americano que possuem línguas de origem latina como idioma principal, ou seja, que foram colonizados pela Espanha, França e Portugal, assim como países que fogem desse critério linguístico, mas que fazem parte da região devido às semelhanças em aspectos culturais, sociais, econômicos e históricos. 


A história da região é marcada por diversas transformações, como processos de independência, golpes militares e ditaduras. O final do século XX  estabeleceu o início de uma nova fase para a América Latina. Países vivenciaram, durante esse período, a redemocratização (ainda que, posteriormente, nações, como o Peru, tenham retornado à experiência ditatorial, sob o comando de líderes antidemocráticos e autoritários). Na década de 1990, devido à influência do consenso de Washington, foram implementadas, de maneira mais acentuada, políticas que contribuíram para a expansão da onda neoliberal em todo o território.


Os anos 2000 foram marcados por governos nacionalistas de esquerda em todo o continente, porém a crise de 2008 assinalou o início de renovações econômicas, políticas e sociais. É em 2009, a partir do ato que desempossou o então presidente de Honduras, Manuel Zelaya, que se estabelece um novo modo de operar golpes na região, utilizando normas, em tese, democráticas e a participação de instituições judiciais e parlamentares para legitimar destituições de líderes que propuseram uma agenda administrativa mais à esquerda do espectro político, como ocorreu no Paraguai, em 2012, no Brasil, em 2016, e na Bolívia, em 2019. Este site tem como objetivo acompanhar e discutir esse processo.

Saiba mais sobre os países da Região

Descubra quais são os blocos de integração regional que reúnem países da América Latina e Caribe

Um conjunto de informações básicas relacionadas aos principais grupos  políticos e econômicos que abarcam e conectam países latino-americanos e caribenhos.