O mais importante de tudo é aprender princípios. A partir dos princípios, podemos aprender rapidamente o geral e o particular. Princípios: Comece com os princípios mais gerais sobre como o Universo é construído. Os princípios do universo se aplicam a todos nós. Eles se aplicam a todo ato que fazemos, a todo pensamento que temos. Estamos seguindo em direção a princípios menores e mais baixos a cada vez. E então eu posso ser capaz de explicar, com base nesses princípios, a resposta real à pergunta que surge em mim. Dependendo do que se trata, em que nível, posso explicar por um princípio mais alto ou mais baixo. Não explico, mas posso ver claramente. Portanto, é importante aprender os princípios. Se não podemos aplicar os princípios, não podemos entender uma resposta.
Quando se vê uma determinada floresta, por exemplo uma floresta de carvalhos, pode-se dizer com certeza que atrás de um carvalho há outro carvalho. Talvez com uma altura, altura, espessura, largura ou qualquer outra diferença diferente, mas ainda assim seja um carvalho. Há pessoas que ficam perguntando o que há por trás desse carvalho? E a resposta é 'um carvalho'. Essa pessoa não vê a floresta de carvalhos. É muito importante que aprendamos os princípios. Primeiro, os princípios gerais para poder ver por si mesmo que atrás das árvores existe uma floresta. Isso pode ser aplicado em sua vida diária. Nem todo mundo pode fazer isso. Tente desenvolver isso em si mesmo.
O mesmo se aplica aos preceitos - mitzvot . Aqui também é importante conhecer os princípios.
Quais são esses preceitos? O que está oculto por trás dos preceitos: você não mata, não faz isso, mas precisa fazer isso etc.? Se sabemos disso, não nos perdemos. Para que possamos sempre usar tudo e nos moveremos mais rápido.
O princípio mais importante de todas as leis do Universo é o princípio de levar comida em uma certa mistura e descartar as sobras. Pode ser uma certa situação, um certo sentimento, uma certa atitude, uma certa mistura determinada ou um certo fenômeno. Extraia os alimentos e descarte as sobras. Isto é muito importante.
Então, pega-se a comida e tudo o que não é comida naquele momento, nessa situação, dependendo de sua condição e desenvolvimento, precisa descartá-la. Entende?
Mais tarde, quando tiver mais força, poderei procurar novamente o lixo ou o que já vi como lixo. Meus olhos não podiam ver, então eles eram para mim e desperdiçavam. Eu não os via como comida, eles não tinham gosto por mim. Depois de renovar minhas forças, posso olhá-lo novamente, expô-lo novamente e reaquecer a comida, para que outra porção se torne comida.
Nós construímos o mesmo em nosso mundo. Em qualquer processo. Uma fábrica produz um produto que é comida e também há desperdício. Como o petróleo bruto, ele é transformado em bons produtos e o que não é necessário é como resíduo. Por exemplo, há cem anos, o óleo de aquecimento era o principal produto. Eles só viram o óleo para aquecimento; essa era a comida e o resto era lixo ou asfalto.
Este é o princípio fundamental. Por quê? Veremos que tudo corresponde às leis fundamentais do universo. É assim que foi construído. Primeiro foi a recepção da Luz, muito sutil; e o que não pôde ser recebido na primeira recepção foi desperdício na primeira recepção. O que é resíduo para alguém superior é alimento para o inferior. Este é um ponto importante, um princípio, tente se lembrar disso. Onde quer que haja resíduo para um superior, há alimento para um inferior. Alguém inferior não precisa dizer não, para ele não é um resíduo. Quando alguém se levanta de acordo com sua própria alma, com suas próprias forças, verá que sua comida também muda. Você comerá menos junk food em tudo que fizer. Pode-se comer junk food ou uma iguaria. Que significa isso? Em cada situação, você deve preparar a comida e descartar o resíduo. O que é comida? Isso depende do seu desenvolvimento, das suas opções, do seu objetivo, etc.
Desta forma, somos todos diferentes. Todos vivemos em mundos diferentes. Nossas escolhas também são diferentes, existem 1001 padrões de vida diferentes. Pela lei, somos todos as mesmas pessoas e, quando todos são corrigidos, todos alcançaremos o mesmo nível. Ainda haverá almas diferentes dos níveis superior e inferior, isto é correto, porque também vemos isso na vida cotidiana. Um assiste televisão e o outro lê um livro. Há também uma diferença do que você pode ver na televisão ou do livro que lê. Talvez alguém goste de assistir uma novela, sinta a vida lá, todas as emoções, sinta as lágrimas e isso é comida para ele e nada mais.
Em cada situação, precisamos extrair os alimentos e descartar os resíduos, os resíduos dessa situação específica. O que é desperdício? Aquilo para o qual não consigo encontrar o sabor, que não posso comer. Então eu tenho que descartá-lo, em todas as situações. O que você faz no seu tempo livre? Mais uma vez você tem que ver desta maneira: extrair os alimentos e descartar os resíduos. A cada minuto somos divididos por forças internas. Porque é assim que o mundo foi feito, bom e mau; é por isso que vamos escolher ativamente o que é bom para mim, isso é comida. 'Comida' significa algo que é útil, utilizável. Isso é comida. Vemos que a comida não é feita naturalmente. Temos que fazer a comida nós mesmos. Por que o alimento não é fornecido do Alto? O alimento não foi dado de cima. Para nós, existe apenas matéria-prima, não comida. Nós mesmos temos que preparar a comida. Temos que tomar decisões e essa é a cooperação entre o Criador e nós. Grãos, isso é comida? Isso é matéria-prima, como o petróleo, e temos que trabalhar nisso. Qual é a diferença entre grãos e pão ou biscoitos? Por que temos que tornar isso tão difícil? Por que não podemos, como o burro, comer palha? O burro não pede pão. Somente o homem quer comer pão. Porque foi dado ao homem fazer dele um alimento e descartar o lixo. O processo de separação. Separe a palha do trigo. Esse é o princípio mais importante de todos. Isso foi dado pela Torá.
Você sempre tem que fazer isso dentro de si mesmo, não há outra maneira. Você tem que queimar a palha,
como? Trabalhando em si mesmo. Trabalho interno. Mas você não precisa queimar toda a palha: agora pode ser um resíduo para você, mas depois pode ser comida, porque a palha também é comida para o burro. Uso trigo em cima de mim e palha que posso usar no meu traseiro por enquanto. Você pode usar tudo, esse é o princípio mais importante. Toda a correção é baseada nisso. Como você consegue forças para fazer a separação entre o joio e o trigo? Entre comida e lixo? Quanto mais trabalharmos em nós mesmos, mais correções faremos, obteremos Luz mais poderosa, capaz de instigar novas correções, dia e noite, dia após dia. Portanto, o Criador do mundo, a qualidade da Força Criativa Única nos deu a Torá e as mitzvot . A Torá foi dada a todos. Não há nada mais.
O que são mitzvot ? Vimos que o último hei inferior é a mitzvá . O preceito é o mecanismo, a instrução e, enquanto cumprimos o preceito, podemos fazer uma certa separação entre alimentos e resíduos. Através de algo em nós mesmos, somos capazes de purificar, coletar alimentos e descartar resíduos. O resíduo é aquilo que não podemos comer ou digerir e é isso que chamamos de mal. No final, quando tivermos feito todas as correções que fizermos dia após dia, quando todas as almas nos corpos do homem tiverem sido purificadas, a força de Mashiach virá . Apenas então. Esse é o plano de criação. Quando se sabe como esse plano funciona, podemos estar cientes disso todos os dias e trabalhar na execução do plano. Esses são os preceitos, as mitzvot . Mais tarde, também veremos através da gematria o que é uma mitzvá e como é composta em letras hebraicas. A quantidade de princípios e detalhes que podemos derivar dessa linguagem, desse código, é inimaginável. E isso nos dará mais força para levar mais comida. Por que foi feito dessa maneira? Por que não nos são preparados diretamente? Isso não estava nos pensamentos do Criador. Tudo é dado em forma bruta. O homem tem que conseguir comida. Por que não temos árvores das quais crescem salsichas e pão?
O homem deve primeiro se tornar humano. Observe uma criança, ela pega tudo com as mãos sujas e coloca na boca. Ele não se importa, porque ele não sabe o que é. O mesmo acontece conosco. Nós temos que crescer. Adam e Java ainda não precisavam. Que comida lhes foi dada desde o começo? Culturas, todo tipo de coisas. Eles não precisavam de carne de acordo com o seu desenvolvimento.
Alguém pode ser vegetariano porque foi tirado de um certo lugar do Adão que é Luz, que não precisa de carne. Ou pode ser hereditário. Ou pode ser que alguém opte por não matar animais desnecessariamente. Também é um princípio: ferir ou matar um animal é absolutamente proibido. O Ari foi tão cuidadoso que não matou um mosquito, nem mesmo piolhos ou pulgas. Tudo tem um significado, tudo tem uma existência própria. Não entendemos, mas é proibido matar um piolho. Nós não entendemos o porquê. Eu poderia falar sobre isso por horas, não é minha coisa, eu aprendi com o divino Arí . Porque de onde vêm os piolhos? Eles são um produto do suor e resíduos do corpo. Quando alguém não lava. É quando os piolhos chegam. E os ácaros no colchão. É como se não estivessem vivos, essas são coisas muito importantes. É claro que é preciso limpar, mas a existência deles também significa, como dizemos: usamos comida e eles são como se fossem lixo, mas é preciso desperdiçar.
também. Aos olhos deles, são desperdícios, mas são todos necessários.
Portanto, tudo, animais, insetos, por mais feios que sejam aos nossos olhos, não pode ser tocado. Se você quer o melhor desta vida, não toque neles. Nem mesmo um mosquito. Não é permitido destruir um mosquito. Quando o incomodar, diga ao mosquito: "Vá embora, me deixe!" Deixe que outros o façam, se quiserem, mas você não deveria. Você crescerá enormemente, espiritualmente, em todos os aspectos, porque você se tornou cuidadoso. Se não prejudicar um piolho, não prejudicará outro ser humano. Você aprenderá a ser extremamente cuidadoso com a Criação, pois ela não é sua. O piolho é seu? Você criou isso? Não, é uma criação e pertence ao Criador, é claro. Esta é a lei do universo.
Quando você come carne, você só deve comer o que precisa. Após o dilúvio, fomos autorizados a comer carne. Não porque ficamos piores, mas porque amadurecemos. Antes disso, era mais primitivo. É claro que, por um lado, mais primitivo e, por outro, Adam tinha tudo dentro dele. Mas ainda não havia se desenvolvido. É claro que toda essa miséria não precisava acontecer. Adam e Java poderiam ter experimentado um desenvolvimento real rapidamente, sem toda essa miséria.
Tudo depende de nós. Mas eles queriam tentar de tudo, isso não significa que é ruim. Vamos aprender qual foi o pecado de Adão e Java e qual foi o pecado de Kain . Kain matou seu irmão e quanto ainda existe em nós por causa do pecado de matar algo ou alguém. Se abalássemos cada um de nós, nossa genealogia, poderíamos ver o que estava acontecendo na Idade Média: um campo de batalha completo, o mundo inteiro estava se matando. Quantos desses pecados ainda existem, não apenas na Europa, mas em toda parte? E tantas crueldades desnecessárias para os animais que cometemos. Se começarmos a ter muito cuidado com animais e seres humanos, faremos grandes correções das quais não temos conhecimento; de toda essa miséria, todos os assassinatos que ocorreram após Kain . Dê o máximo cuidado a cada criatura, grande ou pequena. Não toque em um mosquito.
Pergunta: 'O que é feito quando você é picado por um mosquito?' Resposta: 'Alguém diz a ele: Obrigado!' Tenha cuidado com o mosquito, porque é muito menos inteligente que você. Você precisa saber que um mosquito só quer fazer uma coisa: sugar seu sangue. Também em nosso mundo, o homem só quer sugar. O homem só quer receber. Tudo o que o homem pode fazer por você neste mundo, nesta vida, é como uma picada de mosquito. Um campo de concentração é como uma picada de mosquito.
Eles não são corrigidos, por exemplo ... com uma serra, cortam pessoas. viver. Isso realmente
ocorreu. Até isso é uma picada de mosquito, com relação a toda a estrutura da existência. Porque as pessoas que viram outras pessoas também precisam ser corrigidas.
Mesmo nas novas gerações eles não têm escrúpulos. Eles não entendem como terão que
faça correções porque eles ou seus pais fizeram essas coisas. Veremos quais erros serão repassados aos seus filhos e quais não. Vamos ver o que é isso. Há coisas que serão repassadas para crianças e outras que não. Tudo está de acordo com o Plano de Criação, mas ainda não chegou a hora de falar sobre isso, porque, caso contrário, será como uma filosofia. Tudo o que você ouve tem que chegar até você através dos princípios mais importantes e, por enquanto, é questão de um pouco de fé e você acredita e confia no que estou dizendo. Isso é muito bom. Eu tenho que ter muito cuidado para não pecar ou levá-lo a pecar com as coisas que estou dizendo. À medida que aprendemos mais sobre os princípios, você poderá deduzir por si mesmo se sua ação foi boa ou não .
Você precisa ser extremamente cuidadoso com tudo o que vive. Sem mencionar a matança de um animal por diversão. Ou para coletar ovos por diversão. Está faminto? Nem as flores, tudo o que vive; Você tem que trazer flores para casa? Deixe tudo viver, tenha muito cuidado. Se você fizer isso e não destruir tudo o que vive, fará grandes correções, mesmo sem saber. Nunca toque em um animal ou qualquer outra criatura novamente. Você sabe quantas correções diretamente do Kain? Você virá diretamente a Kain em sua consciência porque não tocará em ninguém, enquanto Kain tocou. É assim que se pode aprofundar a esse respeito, até Adão .
Relacionado a isso é não desperdiçar excesso de comida. Não descarte os restos de comida na cesta de lixo, onde ninguém os usa. Mesmo se eu sou bilionário. Isso também é algo que não deve ser feito. Do alto, espiritualmente, você sempre vê aquelas pequenas coisas em que falhamos. Mesmo se você for muito rico, preste atenção no que você fará com isso. Se você for a uma festa, tome o menos necessário, apenas o que você pode comer naquele momento. Se você for convidado para algum lugar, basta levar o que for necessário, menos ainda do que você pode comer. Mas se eles têm servido e você já tenha permitido , são coisas fundamentais. Não se pode dizer: 'Eu pratico Kabalá
mas não vou prestar atenção na comida. Isso é infantil, e então está agindo. O espiritual não pode ser separado dos mínimos detalhes que fazemos em nosso mundo. Imagine ser convidado para uma festa ou qualquer lugar e alguém coloca muita comida no seu prato. Se você permitir, a quantidade no seu prato, então você tem que comê-lo. Nossa educação nos diz que devemos deixar um pouco de lado porque isso mostra que somos civilizados e educados. Mas não devemos deixar nada no prato quando comemos, porque ninguém vai comer depois de nós, certo? Torna-se desperdício, mas para quem? Para você, um ser humano, mas não para um gato, um porco ou outros animais. Tenha muito cuidado com essas coisas. O Arí diz que, se uma pessoa quer ficar rica, precisa ter cuidado com essas coisas. Rico significa ter abundância em tudo que se tem. Tenha cuidado com essas coisas. Se você é descuidado nessas coisas, nunca terá dinheiro suficiente, dinheiro suficiente ou outras coisas. Tudo está inter-relacionado. Tudo depende de nós. Cada detalhe é importante. Também o material, tudo o que você possui; Tem que ser barato e isso significa se livrar das coisas se elas ainda são utilizáveis. Por quê? Não há comida para você, aos seus olhos é desperdício. Por exemplo, alguém pode doar um iate. Poderia estar quebrado e ele não quer consertá-lo, ele prefere comprar um novo, o iate é como um desperdício para ele. Mas para outra pessoa, pode ser um propósito de vida.
Os mundos espirituais e tudo são construídos dessa maneira. O superior recebe algo que é como comida, algo utilizável, algo que dá força, força vital. Ele usa isso e o resto, que são desperdícios para ele, ele dá para outro. O outro também usa comida e o que ele não pode comer, o que para ele, de acordo com suas qualidades, não corresponde às suas qualidades, é um resíduo e ele o entrega a outro, a um inferior. Isso não significa que o inferior seja, como em nosso mundo, que o outro seja mais rico ou melhor, é a estrutura de como os mundos foram construídos.
Tudo vem do Ein Sof . Somente de Ein Sof vem comida. Portanto, não é necessário adoecer que alguém superior tenha algo superior ou melhor que o inferior. Porque tudo vem de Ein Sof . Obviamente, um degrau inferior recebe de um degrau superior. Quanto mais alto, é como uma escotilha de servir, mas tudo vem de Ein Sof.
Keter , Hochma , Bina , Z'A e Malchut . Não importa em que mundo, é o geral. Primeiro vem Keter , a primeira recepção. Keter recebe o que é destinado a ele, o que é para Keter . O resto, isto é, os resíduos de Keter , para o nível de Keter , ele passa para Hochma . Hochma recebe o que corresponde a Hochma , que é bom para Hochma, e dá o restante, que é um resíduo de Hochma , a Bina . Bina recebe o que é bom para ela nos olhos dele e assim por diante. Bina só recebe o que é para ela e o resto, que é residual para Bina, ela passa. Aos nossos olhos, é difícil ver que a mãe desperdiça seu filho. Mas na realidade é assim. O desperdício significa que não pode ser usado em si mesmo, no nível deles.
Por exemplo, uma mãe dá comida para bebê ao filho. Não é para ela, mas é claro que ela vai comer um pouco para mostrar ao filho como é bom, mas não é para ela, é para a criança.
Como vimos, a Luz desceu de Ein Sof na forma de Luz Direta e a primeira recepção é Keter . Então outro recebeu Hochma , depois Bina , Z'A e Malchut . Essa é a primeira recepção da Luz, tudo na forma de Keter . Keter contém dentro de si Keter de Keter , Hochma de Keter , Bina de Keter , Z'A de Keter e Malchut de Keter . Tudo tem cinco.
Depois disso, houve outro receptor no nível de Hochma , que foi o segundo receptor. E de novo:
Keter de Hochma , Hochma de Hochma , Bina de Hochma , Z "A de Hochma e Malchut de Hochma .
Depois disso, foi a terceira recepção, exatamente a mesma, mas no nível de Bina : Keter de Bina , Hochma
de Bina , Bina de Bina , Z "A de Bina e Malchut de Bina . Três. Vamos aprender tudo isso.
Mas então, a certa altura, o Criador do mundo sacudiu os cinco sefirot , misturando-os. Não no começo diretamente, mas em um certo estágio do desenvolvimento dos cinco sefirot . Nos três primeiros, a comida foi recebida e o lixo foi parar no fundo. Por exemplo, Hochma pegou o que era para Hochma e o resto foi para Bina e assim por diante. E então chegou o momento em que os cinco sefirot já tinham capacidade de se misturar para criar o ambiente correto para colocar o homem.
Keter , Hochma , Biná , Z "A , Malchut .
De Keter e Hochma , até metade do Bina dizemos que era bom, o que chamamos de bom ou comida. Desde a segunda metade de Bina , Z "A e Malchut eram ruins, o que chamamos de comida ruim ou não refinada, desperdício. Mas lembre-se de que desperdício para um pode ser alimento para outro.
Tudo é criado nesses dois, bons e maus. O que chamamos de bom e ruim, dá e recebe. Sempre precisamos de duas forças. Mas o que foi feito em um determinado momento? Tudo estava abalado, por assim dizer, então cada elemento tinha tudo o que o outro tinha. Superior e inferior, cada um tem isso em si. Misturado. Costumava ser Keter , Hochma , Bina , Z "A e Malchut, mas agora tudo está agitado. Chamamos isso de 'quebra dos kelim ' e também 'queda de Adão'; portanto, para Adam, tudo também foi até a primeira metade. de Bina , Bina de Bina , como se fosse comida. Está escrito: "Do Jardim do Éden até aqui eles podem comer", porque comer significa receber, significa vida. Separação significa morte, desperdício, algo que é para forças impuras. Para onde vão todas as moscas e catadores? Para animais mortos e detritos e não para animais vivos. O catador vai para o leão? Não, este está com medo de tudo o que vive. Exceto talvez ratinhos ou algo assim Mas eles preferem cadáveres, porque é alimento para eles.
Na Torá, comida significa zivug , interação. Interação com o Superior significa comida. A Torá nunca fala sobre comida. Então tudo foi sacudido ou misturado e isso é chamado de 'quebra dos vasos'. Era uma disposição do Alto que todos os sefirot fossem misturados. Então, cada peça continha tudo em si. Portanto, também temos todas as almas em nós mesmos. Cada alma, cada um de nós tem dentro de si todas as almas do mundo.
Todas as forças dentro de si. Nem todas as almas, mas todas as forças do mundo que temos em nós mesmos. Isso significa que eu também tenho a força das almas dos árabes, papuas, judeus ou quem quer que seja. Mas o principal ou o principal, por exemplo, é judeu. Outra pessoa também tem o próprio feijão, mas não é o endereço principal para eles. Para mim é assim, mas todo mundo tem tudo em si mesmo. Isso ocorre porque, em um certo ponto do processo de criação, tudo foi misturado. O Big Bang, algo assim. Então, a certa altura, tudo foi abalado e depois disso, a partir dessa mistura, tudo foi reconstruído.
Chamamos isso de uma nova construção espiritual e esse é o mundo de Atzilut . Keter , Hochma e Bina foram desenvolvidos lá, não totalmente até o fim, porque tudo está conectado um ao outro. Você não pode corrigir completamente uma parte, até o final, quando a parte inferior, a outra parte ainda não estiver corrigida. Digamos que seu coração funcione perfeitamente, seus rins funcionem perfeitamente, tudo funcione bem, mas de repente uma infecção aparece no seu dedo e todo o seu corpo dói, você sente dor. O mesmo aqui.
Keter não pode ser corrigido até o fim. É claro que dizemos, como forma de dizer, que se pode corrigir Keter primeiro e depois o seguinte. Mas, em princípio, só podemos corrigir tudo completamente quando tudo é corrigido. Quando a menor parte da Criação ou de mim, em mim mesmo, foi completamente corrigida. Então, tudo é corrigido, quando a menor parte de mim em Malchut é corrigida, em seguida, um pequeno delta, digamos 'delta one' ou uma pequena diferença tem seu efeito em Z "A. Em todo lugar, ele terá seu efeito porque absolutamente
tudo está conectado um ao outro. Portanto, nós também estamos absolutamente conectados um ao outro. Toda a humanidade está conectada uma à outra. Quando há miséria em algum lugar, é preciso vê-la como sua própria miséria. Absolutamente certo. O que não vemos é porque fechamos os olhos. Se ocorrer um desastre ou o que quer que seja, cabe a nós corrigi-lo.
Então, principalmente Keter , Hochma , Bina e uma parte de Z'A , metade de Z'A foi corrigida. A segunda metade de Z'A e Malchut permanecem parcialmente sem correção e são suspensas em virtude disso. Sob esses cinco sefirot , esses cinco mundos, está o homem e o homem tem que realizar mitzvot todos os dias. Todos os dias. Todo dia é diferente, todo dia eu sou diferente. Eu fiz novos progressos. Exatamente a mesma mitzvá , mas eu faço de uma maneira diferente porque sou diferente. Ontem recebi valor agregado. Então você pode experimentar a mesma mitzvá de uma maneira diferente. Fazemos a prescrição de uma maneira diferente e aprendemos; e isso vai para Malchut e depois sobe para Ein Sof . Claro que recebo comida de Malchut . Recebemos comida do único diretamente acima de mim. Não do pai ou da mãe. Onde Malchut recebe ? Do meu desejo e tudo o que faço. Ele sobe um passo em direção a Ein Sof . Ein Sof devolve a Luz de acordo com minha oração, o bem que fiz durante a mitzvá .
Eu realizei a mitzvá e através dela ela desce e todos recebem um pouco de luz. Keter recebe da minha oração, a mitzvá que realizei , sua parte e entrega o desperdício a Hochma . Hochma recebe do meu desempenho da mitzvá , não importa qual, uma enorme porção de força e Luz e entrega o lixo para Bina . Binah dá Z'A e isso é importante Z'A está cheio. Como os outros, os superiores, são bons e corrigidos, eles realmente não precisam de correção. Apenas a segunda parte de Z'A , seu fundo e Malchut precisam. Porque tudo foi quebrado primeiro através do plano; Vamos aprender que a seguir uma parte conseguiu se desenvolver e outra não. Z'A só tem 6/10 da força após a recuperação e Malchut apenas 1/10 da sua força. O restante deve ser preenchido por meio de nossa cooperação e, para conseguir isso, precisamos realizar as mitsvot todos os dias.
Nós temos que estudar a Torá. A Torá foi dada à Humanidade, a todos e cada um de nós, seja um judeu ou não. A Torá e instruções. Os não-judeus cumprem as prescrições de Noé com mãos e pés. Isso não é insignificante; se pudéssemos ver o que tudo isso significa. Não é menos importante do que o que os judeus fazem. Mas, na realidade, se alguém faz o trabalho espiritual, deve observar, obedecer toda a Torá. Até as mitzvot que são válidas no templo. Não há templo, então como podemos observar as mitzvot ? Estudando sobre mitzvot .
Quando nos corrigimos, pouco a pouco, elevaremos Malchut a uma totalidade, a 10/10 e não apenas a 6/10.
Z'A também tem uma deficiência, ele tem apenas 6/10. Isso pode ser corrigido através de nós. Cumprindo os preceitos, observando os preceitos.
O que significa observar os preceitos? Significa que as realizamos em prol da Força Criativa Única. Isso é preceito, quando alguém age de acordo com a Torá. E não porque tenho tendência a fazê-lo. Por exemplo: "Quero fazer o bem e não enganar outra pessoa é boa aos meus olhos. Portanto, cumprirei o preceito porque concordo e quero fazer o bem". Não não
Faça isso. Ou: "Não destrua alguém que é bom aos meus olhos". Não. Sempre diga em seu coração antes de agir: agora vou fazer algo, uma mitzvá , porque é a vontade da Fonte da Vida. Porque isso está em conformidade com as leis do Universo. Porque é um preceito da Inteligência Superior e, portanto, eu vou fazer isso. Isso é um preceito. E se você faz isso porque tem uma certa tendência clara: "Dou Jan ou Peter porque gosto ou o amo", não. Tem que ter a intenção correta. Mitzvá significa que só se faz isso porque é a vontade da Inteligência Superior. É por isso que faz. Não se deixe enganar, porque então seu ato não tem valor e é apenas infantil. Antes de fazer algo, sempre diga a si mesmo: "Faço isso em prol da única força criativa".
Também quando ele dá ao marido ou à esposa. Você não dá a seu marido porque o ama, mas dá porque ele é um preceito da Torá. A Torá nos dá luz. Ao cumprir um certo preceito, a Torá nos dá luz suficiente como recompensa, por assim dizer. Você se torna receptivo enquanto cumpre o preceito de uma certa Luz que o corrige. O que isso está corrigindo? Tudo o que foi quebrado através do processo de quebrar os mundos, isto é, as forças do mundo e a queda de Adão . É claro que todos os outros pecados foram adicionados. Então, quando você age assim, pode corrigir todos os pecados que foram cometidos antes de você, no passado, e os que seus pais fizeram e os que você cometeu. Esse é o preceito. Com isso, está em afinidade com as leis do Universo. Sempre diga para si mesmo: "Não vou fazer isso por causa de minhas tendências, palpites ou porque meu coração me diz para fazê-lo".
É claro que você precisa seguir seu coração, mas também precisa se moderar um pouco para realmente dizer em seu coração que você faz isso porque é um preceito. Porque seu coração pode enganá-lo. O coração geralmente significa o seu ego, que lhe dá palpites maravilhosos para fazer você acreditar que eles provêm do seu coração puro. Mas como poderia surgir de um coração puro quando somos o produto de Kain ? O produto de toda a miséria que Kain e todas as outras almas fizeram. Nós somos o produto disso. Na realidade, somos o desperdício de todo o desperdício de todas as almas que foram. Escuta isto? Como as primeiras almas são as almas mais puras, elas comeram e não retornarão, não precisam fazer correções. Almas que são completamente corrigidas não precisam retornar. Eles têm uma existência diferente. Todos aguardam a correção final, mas não vivem mais no tempo. Eles vivem na eternidade. Então a próxima geração e nós somos a última geração de tudo o que foi. Nós somos o resíduo de todas essas gerações.
Obviamente, vimos que não há resíduos no universo. O menor piolho é um ótimo produto da Criação. No final, as últimas gerações recebem a Luz máxima, porque tudo o que já foi feito, o que já foi corrigido até agora, tudo brilha porque nada desaparece espiritualmente. Todos nós recebemos de almas que foram totalmente corrigidas. Nós recebemos deles.
Todo honrado tzadik , todo santo que esteve na terra, deixou seu legado por nós, porque nada desaparece espiritualmente. Como a chuva, não pode voltar atrás. Ele fez todas as boas obras, os preceitos, e atraiu a Luz aqui. Para toda a humanidade e também podemos usá-la. Somos o resíduo de todas as gerações anteriores, isso não importa e, portanto, é
chamado a geração apóstata, o resíduo. As almas das almas anteriores também anseiam por nossas correções de nossos resíduos, porque elas também não podem alcançar sua plenitude até que os remanescentes tenham sido corrigidos.
Tudo está interconectado. Keter - Hochma - Bina - Z'A - Malchut . Tudo está interconectado. Quando as pessoas menores ou menos corrigidas ou mais primitivas são corrigidas aos nossos olhos, isso é muito importante para nós. Quando o último de nossa geração é corrigido, isso é muito importante para nós, porque é tudo ou nada. Temos que contribuir. Por exemplo: Quando você faz seu trabalho espiritual pessoal em si mesmo, também trabalha no todo. Ao se corrigir, você também corrige o todo. É assim que deve parecer. Como você pode saber se sua intenção está correta? Quando seu coração lhe diz, isso significa que você deseja isso para si mesmo. Mas quando os preceitos são seguidos, isso significa que o faz para o bem do interesse geral. No primeiro caso, faz isso por si só; no segundo é para toda a humanidade. Não apenas a Humanidade, pelas quatro formas da natureza de acordo com a Torá. Isso é ótimo e nós vamos aprender.
O mundo das plantas, forças e suas raízes pertence a Malchut de Ietzirá . Para os Malchut do mundo espiritual Ietzirá . Você consegue imaginar? Quando uma planta é destruída por nada. As plantas
eles também têm sua origem, sua raiz nas forças espirituais de Ietzirá . Isso é Malchut de Ietzirá . O mundo de Ietzirá também tem dez sefirot e o menor dos dez sefirot , Malchut de Ietzirá, são plantas. Todas as formas de plantas, árvores, plantações, espinhos, tudo descende de Malchut, no mundo de Ietzirá . As raízes de onde essas forças vêm. Todas essas plantas vivem e desejam algo,
Porquê é isso? De onde isso vem? Somente deles mesmos? Não, eles também são liderados por Malchut , a última sefirah do mundo de Ietzirá . Todos os animais, tudo o que vive e se move, incluindo insetos descendem e têm suas raízes em Yesod de Yetzirah . O que isso nos diz? Todos esses mundos, incluindo Asiá, são mundos espirituais, o que significa que eles extraem suas forças desse mundo espiritual. Portanto, temos que ser extremamente cautelosos com tudo o que vive.
Pergunta: "Como você lida com o consumo de carne?" Resposta: "Todo mundo é permitido comer carne Por que é que ... É.? É necessário. O que é necessário Man é feita em um? Caminho
determinado que contém em si as quatro formas da natureza. Por exemplo, em um ser humano, temos unhas - elas são como pedras, minerais. Assim, eles não estão vivos, mas crescem. O cabelo é como plantas e, ao mesmo tempo, existem todos os tipos de fases de transição. O homem tem tudo em si mesmo. Temos carne em comum com os animais. Quando comemos as colheitas, a colheita que pertence ao reino vegetal passa para a natureza animal. É a elevação da natureza. Há elevação da planta quando a planta termina em um ser humano, mas somente quando o ser humano precisa, somente quando ele realmente precisa. Portanto, quando o homem come demais, mais do que você precisa, coma em excesso, porque quando uma pessoa
Está com fome, tem apetite, tem uma força que não podemos ver, pela qual o cultivo é muito bem assimilado na carne humana, em sua parte animal. Qual é a elevação da planta.
Temos que comer apenas o estritamente necessário para nós, apenas o que realmente precisamos, o mais importante. Temos permissão para comer carne, mas apenas o que precisamos e, em seguida, essa porção de carne sobe para a natureza humana. Tudo isso é permitido. Mas, é claro, cabe à pessoa se limitar. E, é claro, existem graus diferentes, cada um tem sua própria condição de correção, enquanto um está aqui na terra. Isso também muda. Deve ser justificado. Não apenas dizendo: "Eu amo a natureza". Isso também é bom e pode vir de sua unidade interior, mas precisa estar de acordo com o grau de seu desenvolvimento. Assim, uma pessoa, por exemplo, pode dizer: "Eu não como carne, é permitido, mas não vou fazê-lo. Talvez apenas no Shabat ou nos feriados". Voce entende Então uma pessoa pode impor limites ao que é permitido. Tudo é permitido, mas depende de mim usá-lo ou não. Isso é uma questão pessoal. Lembre-se sempre de que deve ser o estritamente necessário para você e o que você gosta. Coma o que quiser. Isso significa que você está apto a comer isso, os alimentos que digerem farão bem.
Você deve se lembrar de uma coisa: tudo está interconectado. É interdependente. O menor execução de uma boa ação gera uma enorme ressonância na o Universo, por exemplo, lavar as mãos
de manhã. Claro que você precisa saber o porquê, mas meu pessoal vende. Isso também é bom, mas você não deve seguir os preceitos como alguém que aprendeu a fazê-los automaticamente, porque não tem sabor. Mas também é bom, por quê? Quando alguém faz isso sem qualquer entendimento, mas diz 'Eu faço isso porque é um preceito do Criador, um preceito da Única Força Criativa' que também tem um efeito enorme. Sem mencionar o que vamos aprender.
No momento, estou trabalhando em um livro da AR'I . Tem apenas 150 páginas e estou absolutamente impressionado com o que li. Vai além de todas as minhas expectativas. Shaar ha mitzvot , Os Portões das Mitzvot - dos preceitos. Nestas 150 páginas, apenas exemplos de preceitos que vêm da Torá são dados. Vamos aprender isso, passo a passo, você não pode aprender tudo de uma vez. Espero que, quando tivermos uma visão geral, possamos avançar mais rapidamente. Mas então tudo o que aprendemos se unirá, tudo se encaixará como um quebra-cabeça.
Mesmo respeite a natureza da pedra, não exagere. Por exemplo, algumas pessoas podem pensar: "Por que precisamos dessas montanhas? Vamos destruí-las, achatá-las, o que é muito mais bonito. 'Por que temos montanhas? Um físico a refutaria imediatamente e diria que todos os tipos de processos ocorreram". na natureza e é assim que as montanhas surgiram através de crateras e vulcões, etc ... Mas elas não dizem por que e por que crateras e por que vulcões. Tudo é necessário. Por que essas montanhas enormes? Tudo tem uma razão. também é essencial para o universo, para que não destrua uma montanha, não corte pedaços nem o que seja, porque também gera forças e todos temos que fazer penitência por tudo.Tudo é interdependente.
Vimos: Keter , Hochma , Bina , Z "A e Malchut . Qualquer pequeno ato que o homem tenha feito aqui é dirigido a Ein Sof , através de Malchut para cima e a elaboração disso chega ao homem. Keter recebe o maior parte, o desperdício desce, etc. e, finalmente, o restante, que é alimento para essa pessoa, chega à pessoa que fez essa provisão específica.
Esta foi uma breve introdução aos preceitos. São pequenas instruções para uso, correção, uso em nosso mundo e para dar um passo em direção à correção final. Isso não é feito automaticamente de cima. A correção final depende exclusivamente de nós, depende dos atos, dos fatos de cada pessoa. E não dos deuses ou da sorte. Somente de nossos anseios e atos deliberados de acordo com os preceitos. Estes são eternos.
Nós falamos de diferentes pontos de vista na Kabalá , de entidades e processos espirituais. Primeiro de tudo o sefirot . Sefirot também significa mundos, partzufim . Em segundo lugar, os nomes do Criador, todos os tipos de nomes na Torá. E terceiro, as formas das letras, sua aparência, combinações e posições. Como poderíamos ver como o mundo funciona sem as ferramentas certas? As cartas são dadas a toda a humanidade. Eles contêm tudo, todo o Plano de Criação, correção total e foram dados a toda a Humanidade. Os judeus, que receberam, devem ser os administradores desse sistema operacional. Assim como temos a Microsoft no mundo, que é o administrador do sistema operacional de computadores. Todos somos usuários felizes da Microsoft e não pensamos na Microsoft quando usamos o computador. Não nos importamos, desde que funcione corretamente.
Os judeus que receberam a Torá precisam estudá-la dia e noite e revelar todos os tipos de nuances. A próxima geração pode revelar outras coisas. Moisés tinha tudo ou Rabi Akiva ou outro. Podemos levantar nuances que mais tarde nos serão reveladas através das letras e combinações das letras. Temos os nomes do Criador, Elokim , HaVaIa'H , de todas as maneiras. Também através da posição no alfabeto. Todas as leis que foram dadas. Vamos ver como isso funciona.
Alfabeto, aleph é hebraico e a aposta também é hebraica. Alpha é aleph em aramaico e beta é apostado em aramaico. O aramaico está intimamente relacionado ao hebraico. Os fenícios eram uma cidade mercante grega perto da Síria. Eles chegaram com os barcos em direção à costa noroeste e adotaram o alfabeto dos judeus. Existe uma forma de hieróglifos que mostra fenômenos hieroglíficos e objetos como aqueles ainda usados pelos japoneses e chineses. É uma maneira muito antiga. A forma das letras foi dada às pessoas em um nível superior. Não estou dizendo que os chineses sejam menos elevados ou de nível inferior. Este é o nível de quando e a quem foi dado. Os judeus receberam o alfabeto e foi transmitido a todos os povos civilizados, como o grego. E quase tudo na mesma ordem. Quase todos os alfabetos começam com o 'a', alfa . O alfabeto holandês e outros alfabetos ocidentais e também o russo correspondem a esse alfabeto que foi dado à humanidade. Mas todas as outras formas, como hieróglifos, são pré-históricas, por assim dizer. São relíquias da idade da pedra, de uma cultura que se originou antes do reconhecimento da Única Força Criativa. Eu nunca falo de grupos ou nações, mas vamos ver, por exemplo, os chineses,
quanto politeísmo, tantos deuses. Não há reconhecimento. É claro que eles têm algum reconhecimento da Única Força Criativa, mas está misturada com muitas idéias pré-históricas anteriores ao reconhecimento da Única Força Criativa. Adão foi o primeiro a ver a unidade em todos os fenômenos. Ele foi o primeiro a ver que tudo pode ser encontrado em uma causa.
Os hieróglifos também são vistos na África em escavações antigas. A África é na verdade a pátria de todos os países, tudo se origina da África. O homem veio pela primeira vez à África. Todas as outras áreas foram posteriormente exploradas. Tudo se origina da África. Devemos muito à África. Quero dizer, existem todos os tipos de raízes, mas também está atrasada e isso tem a ver com a idade. Não é decrépito, mas eles precisam de um novo homem com idéias como o europeu e não com seus próprios pontos de vista.
A linguagem que temos agora, não o hebraico que é falado hoje - eles a adotaram, mas a linguagem de Adão que foi passada a todas as gerações é essa linguagem. E, portanto, é dado a todos. Esta é também a razão pela qual os judeus foram perseguidos geração após geração, porque, consciente ou inconscientemente, sentiram que eram os portadores dessa conexão entre o princípio absoluto e primordial e a geração à qual pertenciam. É por isso que continua a existir.
Também como uma cidade principal. Dentro deles, carrega o sopé da conexão com a Força Criativa Una. Viva neles, nesta cidade. Eles devem comunicá-lo e não têm outra opção. Portanto, eles receberam a Torá, não porque eram tão bons; eles eram tão bons quanto os outros. Eles foram forçados a entrar porque quem pode receber isso? Ninguém estava disposto a receber isso porque é terrível receber. É uma força intangível, que é como fogo. Quando uma pessoa está cumprindo um preceito, qualquer que seja, mesmo o menor, e não pega fogo enquanto o pratica, não está cumprindo o preceito, mas brincando com um jogo de criança. queime o canudo ', por assim dizer, aquela porção do material daquela pessoa que foi predestinada a queimar através daquela mitzvá , então não foi feita corretamente. Portanto, nenhuma nação queria receber isso porque todo mundo gosta de sentir o material. Eles podem sentir o material, mas algo que vive para sempre, o que é isso?
O faraó não brincou com os judeus. Ele disse: "Eu não conheço HaVaia'H ". Porque HaVaIa ' H é misericordioso. O que significa misericordioso? Quando a pessoa começa a sentir piedade?
Quando você realmente sente isso? Quando ele executa a mitzvá e através dela, ele deixa o joio queimar. Os entalhes ou cicatrizes desses preceitos devem ser feitos em seu coração, em tudo, em si mesmo, nos lugares onde é necessário. Tudo de acordo com essa mitzvá , preceito. Você tem que sofrer por isso, é o que isso fará por você. O faraó disse "eu não o conheço" e o AR'I explica o porquê. Ele conhecia Elokim. Elokim significa menos de 10 sefirot , 7 sefirot . Sim, eles queriam. Por quê? Elokim é o Nome do Criador que se manifesta ao homem, ou que é vivido através
homem pelo qual o homem experimenta din - julgamento do Criador. Eu sabia. O mundo então o conhecia. O que Faraó sabia, mas ele disse a Moisés que não. Moisés disse que HaVaIa'H havia dito para ele ir ao deserto para servi-Lo ali. Moisés não sabia onde ou onde o Criador o mostraria para servi-Lo. Sinai, onde eles receberam a Torá. Ele não o conhecia. Ele se tornou receptivo a isso. Ele também disse ao faraó: "Todos nós temos que ir e devemos levar todos os nossos animais, nossas esposas e nossos bens".
Todos os bens também significam todas as formas da natureza. Até o metal é uma forma da natureza. Eles levaram tudo, levaram tudo para construir o Tabernáculo no deserto. Todas as formas da natureza tinham que estar lá, porque todas elas representavam a força, o poder único do Criador. É claro que o Faraó achou esses ridículos truques judeus. "Você vai deixar esta terra, precisa trabalhar duro e agora quer ir ao deserto para servir ao seu Deus. Eu não conheço o seu Deus." Ele realmente não o conhecia, por quê? Eles não O conhecem em Sua qualidade de misericórdia. Como os nazistas na época, eles não o conheciam. É claro que eles eram religiosos e foram à igreja. Senhor Jesus ... mas eles não conheciam o Deus misericordioso. Eles eram a nação mais civilizada do mundo na época, os alemães. A verdadeira cultura veio dos alemães. No entanto, eles não conheceram o Deus misericordioso até depois de toda essa tragédia. Tudo tinha que acontecer. 2000 anos eles foram à igreja e ainda não o conheciam. Como você pode falar com o Senhor quando um mosquito é morto? Quando um mosquito é morto, isso significa que não se conhece a misericórdia, o misericordioso Senhor.
O alfabeto é construído absolutamente de acordo com as forças. Do alef a luz começa. As 22 letras são formas de kelim . Mas dissemos que tudo o que é superior é Luz ao inferior. A primeira letra é o alef - א e a segunda letra é a aposta -ב, então o mais iluminado, o mais alto é o aleph -א em relação à aposta -ב. Em relação à aposta -ב, que é kli , o aleph -א é leve. Ein Sof irradia cerveja . Alef pega o mais refinado e dá o resto, o desperdício para apostar . Apostar -ב dá guimel -גe guimel -ג dá dalet -ד e assim por diante até a última letra, a letra tav -ת. Dizem que no final do tempo, quando todas as correções foram feitas, a letra tav -ת Será gravado na testa dos justos. O que isto significa? Nós vamos aprender isso.
As formas das letras. Na próxima parte, o alfabeto inteiro não é coberto, mas são fornecidos alguns exemplos para ter uma idéia do significado das letras e do que elas contêm.
א- A letra alef .
Há muita informação nesta carta. A informação também é leve. Podemos ver o א como י ו י. A linha diagonal é o vav . Acima e abaixo do vav existem dois yud . Na verdade, desde a primeira letra podemos derivar todas as leis do universo potencial. O primeiro yud , acima do vav , é o kelim altruísta, como no homem, a dar. O vav representa o parsá e o segundo
yud , sob o vav , são os kelim egoístas. Juntos, eles são yud , yud , vav = 10 + 10 + 6 = 26. Este também é o número do Nome do misericordioso D'us, יהוה. Já está tecida na letraא.
ד- A carta dalet .
O Dalet , por exemplo, pode ser visto como dois vav . Como duas linhas. Horizontal e vertical. Vav + vav = 6 + 6 = 12. O vav superior começa com um ponto que pode ser visto como um yud . Um yud que está presente de forma latente. Tudo está inter-relacionado. O yud encontrado em todas as letras do alfabeto. Porque yud é Hochma , sabedoria. Tudo está entrelaçado nas diferentes letras.
Quando adicionamos yud - 10, o total é 22. Então o dalet - ד contém as 22 letras do alfabeto. Tudo está inter-relacionado.
ה- A letra hei .
A letra hei pode ser vista como a letra vav , outra vav e outra vav . Três vav . ו ו ו. Então de
vav, você pode ver o instrumento de três linhas. Linha direita, linha esquerda e linha central.
מ- A carta mem .
É um vav curvo e a letra כ- jaf . Jaf, ּכ= 20 e vav - ּו= 6 e juntos eles somam 26. Em todo lugar, o Criador também é encontrado indiretamente em cada kli . Misericórdia está em toda parte.
Mesmo em todo piolho, você encontrará uma expressão de misericórdia. É assim que você deve ver o mundo. Então você está mais perto da verdade. Tudo depende de você. Faça isso todos os dias.
Mesmo no menor piolho você pode ver misericórdia.
ק- A letra kuf .
Quando a letra hei é usada e estendida, ela se torna a letra tet . A extensão descendente nos diz que o kuf também é uma letra que mostra forças impuras. As 22 letras do alfabeto são sagradas, é claro, e indicam Luz, mas elas também têm forças impuras. Por exemplo Kain .
Kuf - ק, yud -י e nunca -ן.
Além das 22 letras, existem outras cinco que são chamadas de letras finais, ou em hebraico sofit . Eles aparecem no final de uma palavra. É sobre as letras jaf - ך, mem -ם, Nunca mais -ן, pe -ף e tzadi -ץ. Freira como em Kain é uma freira sofit , uma carta final. O alfabeto tem os valores de 1 a 400.
De alef para tet ּא- ּט é de 1 a 9; de yud a tzadi ּי- ּצ é de 10 a 90; e de kuf para tav ק- ת é de 100 a 400; e com as cinco letras finais ( jaf sofit -ך= 500, mem sofit -ם= 600, não sofit - ן= 700, por exemplo , sofit -ף= 800 e tzadi sofit -ץ= 900) temos 9 letras novamente. As cinco letras finais correspondem às cinco letras normais, mas são escritas de maneira um pouco diferente. Essas são as forças de Malchut . As cartas finais são as forças de Malchut.
Apenas para dar um exemplo de como a Torá brinca com essas coisas ou faz alusões pelas quais podemos receber uma grande quantidade de informações e luz do que é a Torá. Há também um
palavra ketz - ק צ, o que significa fim. Na época da geração do dilúvio e de Sodoma e Gomorra (nós os chamamos de Sdom e Amorá e não Gomorra), o Criador disse: Eu coloquei um fim à raça humana. Fim significa ketz . Também quando a escravidão terminou no Egito, houve um ketz . Os judeus foram para o Egito para ficar lá por anos tav , 400 anos. Por quê? Gerar todas as forças criativas do alfabeto em si mesmas. Gerar todas essas forças e desejos em si. 400 anos, mas eles gritaram que não aguentavam mais. "Estamos cansados de tudo", eles clamaram ao Criador. Ketz tem gematria 190. Ele reduziu sua estadia no Egito em 190 anos. Ele levou 190 anos. Portanto, 210 anos permanecem; (número: resh - dalet - vav ) Na Torá está escrito: reduzir - descer. Ele disse a Jacó reduzir - descer ao Egito. Essa foi uma ordem do Criador. Nesta palavra, redu , existem as letras resh - dalet - vavו ד ר. 200 + 4 + 6. Portanto, era uma alusão que eles teriam apenas 210 anos no Egito.
Isso foi apenas para lhe dar uma idéia de quão bem a Kabalá funciona . Aquele não diz; Senhor, D'us ou o que quer, mas que deriva e examina o Criador de Sua Torá. Ele se esconde em Sua própria Torá.
Quando você trabalha em Sua Torá e se torna receptivo e transparente, então ele virá. Claro que só podemos receber dele. Até que alguém esteja maduro, algo pode ser revelado a ele e ele pode adicionar algo.
Observe o que Kain fez sobre as forças. Vimos que a freira se assemelha ao lado esquerdo do tzadi , mas ligeiramente curvada. O que ele fez? Qual foi o efeito do seu pecado? Vemos o yud no tzadi sofit . A letra final tzadi é yud - sabedoria mais a freira da letra final , que é levemente curvada. O tzadi sofit tem yud e freira sofit . O que Kain fez ? Ele dividiu o tzadi , o tzadi está apenas no homem. Ele dividiu sua conexão com a Força Criativa Única. Ele dividiu a letra tzadi em um yud separado e em uma freira separada , e assim Kain surgiu . Por causa disso, ele não acabou com todos os seus pecados. Isso continua se repetindo, pois tudo precisa chegar ao fim. Um bom final. Ketz é a libertação do povo da terra. Tudo tem que ter ketz , tem que ter um fim. Iaacov disse a Esav : "Eu tenho tudo o suficiente." A pessoa tem que ter um objetivo final, e não mais e mais, sem fim. "Tudo" significa que alguém tem um fim. Eu tenho um sistema fechado em mim mesmo. Então você é capaz de trabalhar em si mesmo. E o que Esav disse ? "Tenho muito". Muito significa mais e mais e mais. Ninguém se cansa de mais. Aquele é Kain . Ele dividiu o tzadi .
Podemos derivar essas coisas do grande AR'I . É assim que estudamos a Torá, dessa maneira. Todos os tipos de formas de letras. Estes foram apenas alguns exemplos, eles não devem ser entendidos como uma lição.
Existem três maneiras de aprender. Podemos aprender sobre o Divino nos 5 ou 10 segundos . Podemos aprender com os nomes dos criadores. Tudo o que está escrito na Torá são os nomes do Criador. E podemos aprender com as formas das letras. Estas são as três formas e foram misturadas. Não é primeiro o sefirot , depois os nomes e depois as letras. Nós os usamos alternadamente. Os nomes podem ser representados em sefirot e vice-versa. As formas das letras podem ser representadas em Nomes, etc. Tudo entrelaçado.