Na última aula, falei muito sobre restrições. Malchut se restringiu. Sem restrição, não podemos ter contato com a Força Superior, a Única Força Criativa. Por isso, pedi a todos que trabalhassem nessa questão de restrição.
Agora é a hora de adicionar um novo visual chamado prazer. Quando não há prazer na restrição, é inútil. Quando você se restringe, faça com prazer - sempre.
Isso é difícil de entender com nosso intelecto terrestre, mas já sabemos que tudo no espiritual é controverso. Como é possível unir dois pólos opostos? Não existe uma unidade possível de acordo com nosso intelecto terrestre, mas no espiritual isso pode ser feito. Quando você chegar a um nível superior, notará a união. Na Cabalá , estamos aprendendo a ver e encontrar a unidade em todas as situações - Shalom . Através da Cabala , aprendemos como corrigir cada conflito. Não são meras palavras, mas verdadeira unidade em um nível superior. Isso só é possível quando se sente o prazer interior e você deve aprender isso.
Pedi que se restringissem e agora sentem sofrimento, sentem-se tão tristes e / ou solitários, ou qualquer outra emoção que tenham. É possível entrar em contato com a próxima linha nesta situação? Absolutamente não . É um tipo estranho de restrição e não lhe dará nada. A restrição deve ser feita de dentro; ao ar livre, você tem seus cinco sentidos e deve usá-los. Tenha sempre em mente que, na Cabalá , não queremos dizer carne, sangue ou emoções. Tudo é espiritual, até o exterior!
Deixe de lado todas as sensações e imagens de carne e sangue. A Vida Eterna existirá para sempre, este é o nosso objeto de estudo. E o ser interior, o ser interior dentro de mim, é o único que experimenta alegria. Pode-se dizer: e todas as imagens da Ásia? (N. del T.: refere-se ao tsunami) Eu tenho que sentir alegria? Isso não é possível, é desumano, bárbaro, controverso. E é claro que quando você olha tudo isso com seu intelecto terrestre, está certo. O tempo todo encontraremos esse tipo de coisa e o intelecto dirá "não, isso não é possível, é controverso".
Tudo começou com Adam . Quando Adão encontrou a serpente, a serpente disse-lhe: "O que você está dizendo? Você realmente acha que não pode comer da árvore do conhecimento? Olhe para aquela árvore, como é maravilhosa; olha as frutas, come! ” e Adão, com seu entendimento terreno, concordava com a serpente.
Quando buscamos o espiritual através de nosso intelecto, sempre vemos a contradição. O Criador pediu a Adão que se restringisse, mas ele não conseguiu. Adão deveria ter respondido à serpente, que é o nosso entendimento terreno e que estará conosco até o último dia de nossa vida; Teria sido melhor se eu tivesse dito: “Não entendo por que o Criador me ordenou que não comesse da Árvore do Conhecimento. Mas não vou, vou além do meu entendimento ". Na Cabalá, aprenderemos a ir além da nossa compreensão.
Nosso intelecto é aquele que diz repetidamente que é controverso e é preciso saber que o intelecto está correto! A cobra está sempre certa. Dizemos: 'aproveite o presente e, eventualmente, ou quando você sabe qual é seu objetivo', ou 'quando você não entende, sempre vai além do seu entendimento'. Sempre se restrinja e sempre tenha prazer. É possível encontrar prazer na limitação? Você costumava sair e tomar algumas bebidas primeiro e agora está me dizendo para não sair e se sentir feliz com isso? Quando fico em casa, fico triste.
Quando você se sentir triste, lembre-se do seguinte: somente o ser exterior se sente triste, o ser interior sempre tem alegria; o ser interior o ama porque o ser interior tem apenas duas coisas: verdadeiro ou não verdadeiro. E o ser interior sabe o que é verdadeiro e o que não é; só você não está ciente disso; esse sentimento ou nível não se desenvolveu dentro de você e, portanto, tem pouca resistência ao ser exterior. E você tem que saber que o ser exterior é muito forte e o ser interior não é (ainda); portanto, você precisa ir além do seu entendimento. Diga a si mesmo: "Ainda não entendo, mas entenderei", e isso exige muito esforço, pois não se trata de falar boca a boca, mas sim de fazer! Força é necessária para fazer isso. A força é necessária porque não é um ditado simples, é preciso dizer isso mesmo quando o está machucando. A dor vem do ser externo, lembre-se disso. Somente por dentro, seu interior terá alegria.
Temos a sensação de que devemos fazer isso de maneira forçada e realmente é, porque temos muitas variáveis. Você provavelmente pensa que estou falando de algo filosófico, mas a Cabala não tem nada a ver com filosofia.
Nas lições anteriores, eu falei sobre o MA'N , nisso veremos prazer. Uma oração diz: 'Eu sou parecido com Lo Superior'. O que é o superior? Você já sabe que tudo está dentro de você; o problema é que você ainda não o experimenta. Cada degrau superior é meu Deus. Lembre-se disso. Não especule sobre algo diferente, isso não levará a nada, exceto dor de cabeça. A Cabala é ajudar a Cabalá é um ensino prático.
O que quero dizer com alegria? A alegria é a única condição para avançar, a alegria pode ser sentida por dentro, mas como experimentamos a alegria?
A alegria é sempre algo mais elevado. Quando você realmente luta pelo espiritual, tem a sensação de que está subindo. Ou quando você faz uma oração, mas sabe que isso só é possível com alegria.
Nisto também vemos a contradição, faço um desejo ou levanto uma oração, e levantar uma oração significa que há restrições; O mesmo acontece com um desejo, quando eu tenho um desejo, isso significa que eu tenho uma restrição.
Como é possível fazer uma oração com alegria quando realmente tenho uma restrição? Você tem que saber que a oração sem alegria não é uma oração, porque então parece uma criança que resmunga por mais doces ou por um brinquedo, entende? Uma coisa é resmungar, outra coisa é rezar. Sinta a diferença: quando você faz uma oração, sente que está perdendo algo que deseja ter. Você não tem força e pede, ou sente a escuridão ao seu redor e pede iluminação. Tudo o que você tem que fazer, faça-o com alegria. Quando você faz isso com alegria, é um sinal de sinceridade. Nunca pense em si mesmo como uma pessoa triste que está reclamando. Alegria significa que alguém é sincero e isso é muito importante.
Deixe-me dar um exemplo: suponha que você precise de uma operação e, claro, esteja com medo, isso é muito compreensível, mas no fundo você sente alegria.Como isso é possível? Olhe dessa maneira, você sente dor e alguém vai ajudá-lo, é claro que você está com medo, mas quando a dor acabar, você sabe que será feliz porque se sentirá muito melhor. O mesmo se aplica ao espiritual.
Todo o trabalho que você faz lhe trará alegria perpétua, então agora é a hora da restrição. O que você deve restringir? Seus prazeres terrenos; restringir-se em seus prazeres terrenos, no desenvolvimento de seus desejos terrenos, para satisfazer seus desejos terrenos, pois quando alguém está ocupado com desejos terrenos, como pode haver progresso? A restrição não é para a restrição em si, é o que as religiões nos dizem .
Você restringe seus desejos, sua família, seu ego, mas o Criador não quer que você quebre o ego. Este é o maior erro já feito na história. Tomemos, por exemplo, a China. Primeiro, as pessoas eram pobres e satisfeitas com uma xícara de arroz, mas hoje apreciam o luxo e amam o capitalismo.
São pessoas tão boas, mas não foi prescrito que o homem tivesse um coração dividido. Agora você está ciente, agora há uma coincidência que cada chinês se torne uma pessoa. Eles estão saindo do seu espírito de grupo. Cada pessoa tem que deixar o espírito de grupo, porque então ele é capaz de construir o relacionamento, o relacionamento individual com a Força Criativa Única. Mas isso só é possível quando alguém se torna um indivíduo e sente alegria. A alegria é uma condição muito importante. Somente quando se tem alegria o MA'D desce, como está escrito no Zohar.
No Zohar, lemos a história de Yosef . Primeiro ele estava com o faraó e ele era um ministro importante. Ele era uma autoridade sobre os prisioneiros; cada vida estava em suas mãos. Ele tinha uma posição muito alta e de repente a situação mudou diametralmente. Ele foi jogado na prisão. E enquanto ele estava na prisão, vemos a mesma frase: o Criador estava com ele. Quando Yosef era um ministro importante e quando ele estava na prisão, o Criador estava com ele. Quando ele foi bem sucedido e quando estava na prisão, o Criador lhe deu Hesed - Mercy.
Yosef era uma pessoa muito especial, gostando de viver perto do faraó e de estar na prisão. É a mesma alma, a mesma atitude, tendo alegria nas duas condições. Não há santidade no homem, exceto quando ele é feliz! Isso é muito importante, não cometa esse erro, pois, caso contrário, você estará se restringindo de maneira negativa.
Estamos falando das restrições que estão presentes no Plano de Criação. Sempre fique alerta quando chegar a hora. Não importa o quão triste você possa se sentir, enquanto estiver triste, você perde seu tempo. Ficar triste é inútil. Não fique triste ou sozinho. O que significa estar isolado?
Lemos no texto:
O homem deve sempre tentar seguir o caminho onde ele pode se reunir com o Criador, para que todos os seus pensamentos estejam com Ele. Mesmo quando ele está na situação mais horrível e acredita que não poderia ser pior. Como o homem pode se libertar do poder do Criador? Pode haver outro poder? Um poder que está impedindo você de alcançar a santidade e que possui o poder de fazer o bem ou o mal? Absolutamente não. Quando pensamos que existe outro poder além do Criador, estamos muito errados; quando pensamos que existe um poder que nos impede de fazer o bem e seguir o caminho do Criador, estamos realmente errados. Saiba que tudo vem do próprio Criador .
O que significa isto? Esse homem tem que escolher o caminho para se reunir com o Criador.
Quando eu começo, o que significa se unir, o que isso significa para mim? Apenas meras palavras? Você precisa saber qual é seu objetivo, algo pelo qual deve se esforçar.
Você quer algo, mas deve saber que existe apenas o desejo de se unir ao Plano de Criação; sempre é preciso lutar pela unidade com a Força Criativa Una, para se unir à Sua força. Quando você sente falta de unidade, tem algo a fazer. Mas sou ignorante sobre a união, não sei como é, como posso experimentar isso. Observe a fusão terrena; você pode tomá-lo como exemplo. É claro que a fusão terrena é física, mas é um bom exemplo do espiritual.
O espiritual é muito mais alto e mais intenso que a união terrena. Sendo um, dois corpos fundidos; espiritualmente, você também pode ter esse sentimento, tornar-se um com a Força Criativa Única, mesmo que ainda não o conheça. Qual é a única força criativa? É o passo superior.
O que eu desejo é o próximo passo. Isso também pode ser visto como um relacionamento, você deseja o próximo passo e, quando o atingir, sinta e observe o passo superior. Então haverá muito mais entendimento, entendimento, muito maior do que você tem agora. Você pode imaginar, isso está se fundindo. De certa forma, ele está sendo colocado, unindo o degrau superior; você verá, sentirá e entenderá que tudo está dentro de você.
A Cabala refere-se apenas às coisas que estão dentro. O Zohar refere-se apenas à alma, à experiência da própria alma. Não é uma palavra sobre as massas ou sobre uma nação, mas sobre a alma, mesmo que use as palavras da nossa linguagem terrena. E o intelecto não pode entender isso.
Como todas essas histórias e ações podem fazer parte de uma alma? Tantas palavras, nomes, lugares, nomes de Patriarcas, doze Patriarcas e tudo é espiritual, o que significa que eles concordam um com o outro. Saiba que isso se refere apenas ao espiritual.
Sobre a fusão, a fusão significa que eu me entrego ao próximo primeiro degrau. Entrega; Quando você quer progredir, precisa aprender a desistir. Não tenha medo de desistir. Saiba que não estamos falando sobre o nosso mundo; quando dizemos rendição, pretendemos nos fundir com o degrau superior, ou seja, nos render. Não pense em fusão terrestre, alguém pode se tornar membro de um partido político e se fundir com as idéias desse partido, ou deixe-me dar outro exemplo, o pensamento olímpico. Você mescla esportes, etc. Você receberá do objeto, da força de sua fusão, que é a sua recepção e receberá de todos os eventos terrestres.
Mas não espiritualmente, aqui temos a fusão conosco mesmos. Dê a si mesmo, estamos falando de se entregar à Luz que brilha dentro de você. No seu interior e com o nível do seu interior; seu interior deve estar em afinidade com a escada espiritual. É isso que vamos fazer. É tão fácil se render ao que está dentro de você, mais fácil do que se render lá fora.
A única força criativa está em Yosef . Alinhamo-me com o próximo degrau, o próximo nível mais alto dentro de mim, me coloco em afinidade com a Força Criativa Única e isso que posso fazer quando sentir. Não há necessidade de diferenciação, apenas o que surge em sua mente; hoje você é o único que conhece o Superior e isso é para cada indivíduo. Esta é a verdadeira fusão: "Que todos os meus pensamentos estejam com e para Ele".
Não estamos falando de emoções. Quando todos os seus pensamentos estiverem com a Força Criativa Única, seus sentimentos se seguirão. Quando você se sente triste, saiba que o sentimento não pode ser mudado, não temos forças para mudar os sentimentos; sentimentos são os desejos que nos são dados do alto. Não pense que um cabalista sabe o que sentirá em cinco minutos. Isso não foi dado a ninguém. Mas podemos fazer o seguinte: não importa como você esteja se sentindo, o homem tem o poder, porque lhe foi dado, para realizar a alegria, para dar o próximo passo, trabalhar e manter o passo de cima. Este é o caminho para ascender.
Eu preciso de força, por quê? Porque há alguém dentro de mim que quer me enfraquecer: nosso ego nos derruba. Seu ego não quer isso; é claro que é isso que o ego quer; o ego está aí para você construir a força que lhe permite aderir ao Superior, e é por isso que ele supera o seu ego. Essa batalha acontece todos os dias, mas cada dia é diferente, é o mesmo processo, mas cada vez mais alto, nunca para trás!
As leis, tudo tem a ver com as leis, mas ainda não sabemos as leis. É isso que vamos fazer, estudar as leis e aderir a elas. Cada pessoa como indivíduo tem que se fundir com seu próprio Criador. Não com o Criador de outra pessoa, mas com o próprio Criador. É impossível se conectar com o Criador de outra pessoa. É preciso fazer suas próprias correções; por isso eles receberam seus próprios kelim . Nunca diga: "Ele está em uma situação em que pode fazê-lo, mas eu não, porque ainda sou fraco". NUNCA diga isso. Você é perfeito do jeito que é, aos olhos do Criador, você é realmente perfeito! Cada um de nós é perfeito, mas cada um de nós tem que trabalhar em sua própria estrutura, lembre-se disso.
Quando você entender isso muito bem, e não invejo outra pessoa. Você saberá que tudo se resume à sua própria correção; é isso que o Superior está pedindo a você. Cada um de nós tem a possibilidade e a força de fazer o que lhe foi dado. Saiba que as correções que lhe foram dadas estão aí para você corrigir por 6.000 anos e que você pode fazer isso. Não dizer "Eu sou muito fraco , " sabe que é o seu ego é que você 're falando. Nunca
diga "mas ...", é sobre o seu ego. Seu ego quer mantê-lo sob pressão; é ele quem o impede de pensar sobre o propósito da Criação.
Na Torá, uma história é escrita sobre Faraó. O faraó disse: os outros povos eram preguiçosos; vamos dar a eles um trabalho extra. Eles tiveram que trabalhar duro, para não pensarem em si mesmos. Você percebe uma diferença entre esse período e a economia de 24 horas que temos atualmente? Estamos todos procurando coisas novas e a concorrência é enorme.
"O trabalho liberta", disse o faraó. Vamos mantê-los sob pressão, vamos dar muito trabalho a fazer. Mas a pressão é interna. Como você já sabe, a Torá não fala uma única palavra do nosso mundo físico, a Torá não fala de trabalhar com as mãos e os pés, é o nosso ego que pressiona, é o ego dele dizendo: 'fique ocupado'. Trabalho, trabalho, trabalho ... não há diferença, você pode ver. Quando você trabalha cada vez mais, está fugindo de si mesmo, não tem tempo para pensar em si mesmo .
Qual é o significado da vida, o gosto da vida? Se você ainda não está pensando,
Quando é a hora de fazer isso? Quando se pensa no gosto da vida, não se pode ficar triste; Quando você não pensa em coisas terrenas, não pode ficar triste. Ele fica triste porque pensa em coisas terrenas. É algo muito especial, ter alegria, sentir alegria; sem contradição, não é possível avançar. Então comece a trabalhar, comece o trabalho interno.
Todos nós viemos de uma alma, como se tivéssemos sido extraídos de uma rocha, da alma de Adão. O conhecimento, a consciência de Adão eram imensos. Ele podia ver tudo no mundo, podia visualizar todo o Plano de Criação, a magnificência do Plano de Criação. Claro que há pecado; também está presente no plano. O problema é que cometemos e ainda cometemos um pecado grande demais. É por isso que o caminho de volta é tão longo, mas eventualmente todos nós retornaremos.
Qual é o sentido de voltar ao estado de Adam? Temos que voltar, mas agora muito conscientemente e não como antes, quando crianças. Toda a história está dentro de nós, temos que alcançá-la e nos unir com alegria.
Suponha que a pessoa já saiba o que fazer de acordo com o Plano de Criação. Digamos que você já saiba como será a Holanda no final do Plano de Criação. Quando você sabe disso, pode fazer algo a respeito, pode lidar com isso.
From Above virá uma reação. O que deve acontecer com a Holanda? Não é habitável - não há tolerância: isso não é consciência, é apenas temporalidade. Haverá um tipo de comunidade, algum tipo de relacionamento entre os habitantes holandeses, etc. Cada um de nós pensa que
estamos vivendo, mas é algo subjetivo, ainda vivemos abaixo do nível da vida real. O nível da vida real só começa quando alguém pode amar verdadeiramente outra pessoa. Somente quando você é sincero você pode realmente amar alguém, mesmo que um pouco. Mesmo essa pequena parte é um sinal de que estamos alcançando o nível de vida, ou seja, de que estamos trabalhando espiritualmente.
Quando você pode amar outra pessoa, é um sinal de que você está crescendo e quanto mais cedo começar esse trabalho, melhor. Ame cada pessoa de dentro e isso se tornará realidade.
O que quero dizer com 'isso se tornará realidade'? Suponha que você tenha uma padaria e seu vizinho tenha um armazém. Ele não se preocupa mais com a possibilidade de falir; você não precisa se preocupar em como sobreviver. Suponha que você fique doente e seu vizinho diga: "Aqui estão alguns vegetais e, quando você se sentir melhor, poderá me ajudar". Dessa forma, você pode dormir todas as noites sem preocupações e acordar todas as manhãs com paz e alegria, sem medo do amanhã. Isso é possível quando podemos contar um com o outro, para que ninguém precise se preocupar e a verdadeira vida possa começar .
Não pense que isso é uma utopia, é possível quando começamos a trabalhar em nós mesmos; cada um de nós tem que trabalhar dentro de si mesmo, porque todos precisam ser corrigidos. Então não haverá ciúme, inveja ou qualquer outro pensamento ruim que o homem possa ter. Mas no momento isso não é possível; Ainda estamos cheios de ciúmes, mas quando todos somos corrigidos, o ciúme acaba. Então seremos capazes de não ter inveja. Nós poderemos dar.
Não há mais motivo para nos sentirmos melhor do que outra pessoa, porque cada pessoa será corrigida. Não precisamos nos sentir melhor; a carne se foi e somente o espiritual permanece.
Pergunta do aluno: "Haverá morte?"
Resposta de Michael: Após 6.000 anos, ninguém morrerá. O que é a morte? Não haverá mais morte. Agora estamos estudando o que nos foi dado para entender. Não posso ir mais longe, mas posso falar um pouco sobre isso. Esses 6.000 anos devem nos corrigir, até a chegada do Messias. Mais tarde, estudaremos mais sobre isso e não sobre as coisas que estudamos na escola. Mas depois de 6.000 anos, são 7.000 anos e este é um período em que tudo estará em seu lugar. Não há cabalista que esteja falando sobre isso; eles sabem, eles até sabem que haverá 8.000 anos e 9.000 e 10.000 anos. Quando 10.000 terminarem, e não haverá mais morte.
Primeiro, haverá um fim para todos os desejos mortais. O que significa isto? Primeiro, todos os seus desejos serão desordenados e isso é necessário para se libertar dos seus desejos mortais. Mas é impossível falar disso; não podemos dizer uma palavra sobre isso. Há um princípio: não fale sobre o que você não experimenta ! Não podemos falar sobre isso, porque ainda não temos a sensação. Quando falamos sobre algo sem sentir, estamos especulando. E como você já sabe, é tudo sobre seus sentimentos; você tem que despertar seus sentimentos.
Quando alguém chega pela primeira vez à Cabala, ele pensa que pode avançar rapidamente,
Mas isso não acontece na Cabala ! A Cabala é sobre qualidade. Eu quero que você sinta; mesmo por um breve momento, que você sente, que realmente sente que os Portões do Céu estão abertos para você. Não é necessário comer todo o pão para saboreá-lo. Basta comer uma fatia. Quando você come apenas uma fatia de pão, conhece o sabor e isso basta. O mesmo vale para o espiritual, você não precisa ler as 2.000 páginas do Talmud Eser Sefirot (TES), pois basta experimentá-lo.
Talvez tenha gosto depois de ler 100 páginas. Não é difícil. A intenção da Criação não é nos sobrecarregar com material intelectual. O que é eterno é simples, fácil! O gênio reside na simplicidade, na totalidade, porque tudo o que existe na totalidade é verdadeiro. Você precisa saber que isso não é apenas palavras. Com todo movimento interior com o qual você se esforça para alcançar a totalidade e não a diversidade, você avançará, isto é progresso de acordo com o Plano de Criação.
Yehudá Ashlag escreveu o TES e escreveu muitos trabalhos para tornar mais fácil para nós, para que possamos entender. Precisamos desses textos, ninguém ou talvez uma ou duas pessoas possam entender. Não saberíamos como alcançar a salvação. Yehudá Ashlag simplificou para nós, para que cada pessoa possa entender. Saiba que cada pessoa pode entender, o que você precisa é de honestidade e a intenção de trabalhar até o último momento de sua vida. Você tem que saber que a vitória é garantida. Suas próprias vitórias, a vitória do seu ego e, portanto, nunca destroem o seu ego.
Mesmo quando você está na situação mais terrível, quando sente que não pode ser pior, mesmo assim, precisa tentar se fundir com Ele e manter sua alegria. Aconteça o que acontecer, você tem que sentir alegria e isso é muito difícil, não estou lhe dizendo que é fácil, mas você precisa justificar todo o sistema de controle, para ter sucesso. Justifique o sistema de controle da única força criativa.
Quando algo desagradável acontece, corrija-o, você precisa limpar seu interior. Veja isso como um processo de aprendizado e isso só pode ser feito quando alguém o justificar. O que quero dizer com 'justificar'? Aquele sente alegria mesmo naquelas coisas que não gosta.
É possível libertar-se do poder do Criador? Esta é uma pergunta retórica. É possível se libertar mesmo que não se acredite na Força Criativa Única? Você precisa de confiança. Suponha que você permaneça fiel, por exemplo, à natureza; um dia ele virá a entender, de um jeito ou de outro. Agora você experimenta desastres, até o momento em que você segue o caminho certo. Então você se tornará consciente. Por que você não escolhe o bem antes?
Todo dia, todo momento e em qualquer situação, a pessoa tem a opção de viver ou morrer. Mesmo nas situações mais triviais, temos uma escolha. Escolher a vida significa fundir-se com a Força Criativa Única, isto é, tornar-se uma pessoa espiritual e adulta .
E com "morte", quero dizer que alguém diz: "Eu tenho minha própria existência". Além do Criador , tenho minha própria área. Você está se separando e sabe que estará perdido! Temos tanto medo de perder e isso é sussurrado em seus ouvidos por seu ego. É o ego dele dizendo a ele: "Sinta-se, não confie na Força Superior, se separe". Este é o ego e quando alguém o ouve, certamente estará perdido. Temos que nos fundir com a Força Criativa Única, para que ele se encontre .
Observe uma criança, coloque-a em um ambiente positivo e você verá como a criança floresce. E quando a criança é criada em um ambiente completamente diferente, ela se sente separada. O que será dele? Sabemos com antecedência que isso dará errado. É claro que haverá uma nova oportunidade para ele em outra geração para corrigir.
Sempre verifique se você está em um bom ambiente. Se você é leal ao seu interior, ele floresce; é por isso que é tão importante evitar as pessoas que fumam ou bebem, mesmo que um pouco, sabem que elas ainda não estão preparadas com seu trabalho interior.
Sua hora ainda não chegou e, se você se aproximar, também se sentirá triste, o perigo é tão grande e você pensa: 'OK, não é tão ruim', mas antes que você perceba, estará agindo como eles, você não saberá pode restringir. Primeiro você precisa de confiança e isso faz você crescer. Você se sente triste e começa a comer e beber. Tome uma bebida quando estiver se sentindo bem! Se você bebe quando se sente bem, pode desfrutar, sentir o prazer, vê como isso pode ser simples?
Existe outro poder que impede você de entrar no céu? Costumamos agir assim: 'Não tenho forças - meu ego é muito forte - não tenho a oportunidade de trabalhar comigo mesmo'. Quando você se comportar dessa maneira, saiba que está pecando naquele momento. Nesse momento ele está enfraquecendo, então está abandonando seu ego. Nunca se permita abandonar o ego.
Quando você vem para a Cabalá, precisa trabalhar em si mesmo e perceberá que não estou falando de mágica. Todo momento é um momento para trabalhar em si mesmo, em cada situação a pessoa tem a opção de estar vivo ou morrer. Quando você se sentir triste, saiba que é como se estivesse morto. É claro que pode haver um momento de tristeza, mas dentro da tristeza você deve sentir uma centelha de alegria, porque essa centelha é a que irá ajudá-lo. Essa centelha é a fonte da vida.
Pessoalmente, não consigo entender pessoas tristes. Quando você se sente triste, está perdendo tempo! Não há tempo para tristeza. É uma pena, é a vida que lhe foi dada e acima de você está reclamando, você quer continuar sendo criança?
Quando você se sente triste, você está 100% separado do Criador. Está se separando da Força Criativa Única. Ele nunca será separado de nós. A qualidade do nosso egoísmo sempre estará lá. O bem está sempre presente e cabe a nós nos tornarmos receptivos. Veja, cada pessoa terá um momento de tristeza, um sentimento de que não está bem por dentro, mas saiba que sempre haverá duas condições, uma oposta à outra.
Foi assim que o Criador criou o mundo. Quando você se sentir triste, não pense: "OK, não me importo como me sinto", porque isso é ilusão. Na Cabalá, aprenderemos que existem dois lados - quando estou no momento em que não estou me sentindo bem e quando tenho que saber com 100% de certeza que esse momento é bom para mim. Isso é um sinal de que tenho que fazer alterações para mudar essa triste situação. Este é o momento de transformá-lo em alegria. Por quê? Quando tenho um momento triste e sei que esse momento é bom para mim, ou seja, que neste momento há alguém acima de mim que está me mostrando essa condição, alguém está me mostrando qual é essa situação, que é bom para mim . Quando posso fazer isso, sinto satisfação e, é claro, naquele momento consigo pensar "é claro que sempre existem dois lados". Quando você pensa apenas em coisas boas, ainda age como uma criança.
Existem dois lados e preciso deles para reconhecer o ego. Quando olho para baixo, vejo a força intensa do ego e, quando olho para cima, vejo a única força criativa. E sou eu quem tem que fazer a escolha.
Não pense que seu ego é seu pior inimigo, o ego também pode agir como uma pessoa sem brilho, como o disfarce interior do Criador. E eu sou muito sincero! Veja da seguinte maneira: o ego precisa permanecer forte por você. De que outra forma eu poderia chegar à sabedoria?
Você quer continuar sendo criança? Você ainda quer ser mimado? Quando você permanece criança, você não cresce. Quando você pensa que existe um poder horrível fora do Criador, um poder que o impede de fazer coisas boas, você sabe que está muito errado. Você tem que saber disso. Não há outra força além da força do Criador . Leve isso profundamente em seu coração.
Quando você trabalha lenta mas firmemente e quanto mais você trabalha em si mesmo, chegará o momento em que você não será capaz de se afastar do espiritual. Você pode comparar isso com o
aprender uma profissão, depois de aprendê-la e ser bom nisso, existe outro desejo?
O mesmo se aplica ao espiritual. Quanto mais você fizer esse trabalho, notará que ele se tornou seu único desejo. Você vai se apaixonar pelo espiritual, será o seu único amor. Você não conseguirá dormir por causa da alegria. Todas as circunstâncias tristes, aparentemente tristes, a solidão, amarão isso. Você terá prazer em tudo o que diz respeito a você e ao Criador.
Texto: E é isso que o Baal Shem Tov escreveu: Aquele que diz que existe outro poder no mundo, uma força das trevas, ainda está do lado daqueles que "servem a outros deuses". Você não está profanando porque tem pensamentos heréticos, mas porque pensa que existem outras forças fora do Criador .
TES ( Talmud Eser Sefirot ) : "Saiba que antes que os Ne'etzalim fossem emanados e as criaturas criadas, um Ohr Simples Superior encheu toda a realidade." Não havia espaço vazio lá, como ar ou espaço vazio, mas que tudo estava cheio com aquele Ohr simples e ilimitado. Não havia começo nem fim lá; em vez disso, a única coisa que havia era um Or simples completamente simples chamado Or Ein Sof.
Quando algo está faltando, você pode pedir.
Você tem que chegar a um ponto e isso é muito importante que você ouça, não que ouça. Gradualmente, à medida que você continuar lendo, ouvirá, porque tudo o que você leu e leu não é sobre mim. Ele estava acostumado a ser eu, eu e eu ... mas agora não mais. Quando você entrar em contato com o verdadeiro espiritual, perceberá que haverá uma mudança e que essa mudança é maravilhosa. Quando você também descobrir a fusão com o Criador, experimentará algo que está além do seu entendimento. Mas por enquanto somos como crianças que dizem: eu, eu, eu. Mas através da fusão com o Criador, haverá uma mudança.
A partir do momento em que você prova, quando você realmente prova o espiritual, seu medo desaparece. Não haverá mais medo de dar sua opinião. Seus pensamentos terrenos, suas opiniões e idéias, o que é verdadeiro para você, tudo mudará. Esta é a verdadeira vitória. Não há maior desafio ou maior prazer espiritual. Você sabe por quê? O espiritual nunca irá decepcioná-lo. Em nosso mundo, ficaremos decepcionados, mas não na realidade espiritual. Por quê? Agora ele está em afinidade com o próprio instrutor, com o Criador de tudo e isso é maravilhoso.
Aconselho que você leia o TES muito lentamente e não apenas lentamente, mas com uma atitude muito respeitosa. Há pessoas que dizem: "Oh, isso é fácil, mas o manual para o
purificação interior, isso é difícil ”. Essas pessoas estão vivendo em um mundo virado de cabeça para baixo. O TES é algo que não pode ser entendido. Sem um guia, não há pessoa que possa entender o TES . Você sabe por quê? Como todos fazemos imagens de nós mesmos, procuramos em suas próprias imagens e não há imagens no TES . Tudo é completo e imutável.
Falamos sobre a Luz, que a Luz está fazendo isso e aquilo, mas, na realidade, não há movimento na Luz. O que significa isto? Pouco a pouco vou ensiná-lo e todos alcançaremos nosso objetivo. De certa forma, este é um novo ponto de vista. E todos nós aprenderemos a ver essa nova dimensão. Está presente desde o dia em que você nasceu, você apenas precisa desenvolvê-lo e isso é sensacional.
O texto TES
1 - A questão do tempo espiritual é explicada extensivamente no Histaklut Pnimit, capítulo 9, item 33.
Ele não começa do começo com o tempo espiritual, mas depois. Este não é o momento certo para tratá-lo.
2 - Então o Ohr (Luz) que se expandiu a partir da essência do Criador. Saibam que todos os nomes e definições usados na sabedoria da Cabalá não se referem à essência do Criador, mas apenas ao Ohr que se expandiu a partir de Sua essência. Não existe uma única palavra sobre a essência do Criador, devido à regra que diz "não podemos saber o nome do que não podemos entender". Lembre-se disso e você não cometerá esse erro.
A Luz Superior encheu toda a realidade. Esta é a Luz que vem de Sua Essência. E esta é uma Luz Superior, singular, sem engrossar. Está lá em sua forma original. Depois ficou mais denso e, no final, vemos o ser humano.
De que lei estamos falando? Estamos falando da lei judaica e essas são as leis do universo. Quando você lê 'Lei Judaica', não pense que é a lei do povo judeu, do povo de carne e osso. As leis judaicas são as leis do universo . Não tem nada a ver com o povo judeu, que não necessariamente cumpre essas leis. Quem vive de acordo com as leis do Universo, é judeu!
É claro que o povo judeu tem traços em suas almas, mas quando eles desobedecem a essa lei, eles não são judeus. Tudo está de acordo com essas leis. O que eu digo, o que você lê aqui é baseado nessas leis e não tem nada a ver com nenhuma filosofia ou entendimento terrestre.
Quando você ficar mais alto, perceberá que tudo é um. Há coisas que não são fáceis de explicar através da Cabala , mas quando se alcança mais alto, sempre se deve ir mais alto; você também chegará à unidade e não terá mais nenhuma contradição. No final, tudo é unidade.
Vamos revisar esta frase: "não podemos saber o nome do que não podemos entender". Você tem que saber que na Cabalá não falamos sobre coisas que não experimentamos. O que está escrito é o que alguns cabalistas experimentaram! Essa pessoa atingiu uma certa elevação, uma certa posição e está falando desse ponto de vista. Havia pessoas que se purificaram e puderam experimentar a luz. E quem os segue e tenta imaginar essa situação, quem abre seu ser interior, faz uma oração e tem um profundo desejo de compreender o que eles estão dizendo a ele, sem dúvida, virá a experimentar.
Qual é a intenção disso? A Cabala diz que há desaparecimento. Qual ou como é a nossa atitude? Qual é a mudança? Saiba que é tudo sobre experiência, sobre experimentar a realidade espiritual. Você está lendo este texto, mas não basta, você tem que viver de acordo com o que está lendo. Você tem que mudar sua atitude para combinar com o que está lendo.
Não existe uma única palavra que diga que é preciso "tornar-se monge". Quando ele age dessa maneira, está apenas fugindo de si mesmo. Você tem que fazer o que está ao seu alcance, o que você pode fazer. Nunca haverá desejo do Alto e nunca houve desejo de você fazer algo que está além do seu alcance. Mas todo momento você tem que superar seu ego. Eles nunca lhe dão coisas do Alto que você não pode fazer, não há horas extras no trabalho espiritual!
E quando alguém entender isso e trabalhar duro consigo mesmo, será concedido a ele que o Criador se afaste de você. Por quê? Porque agora ele pode desenvolver sua própria força e subir a ladeira por conta própria e não com a ajuda do Criador.
Noach (Noé) andou com o Criador; ele caminhou ao lado do Criador, mas Avraham caminhou diante do Criador. O Criador andou atrás dele. Avraham tinha força para andar diante dEle, tinha força própria e não viu o Criador. O que isto significa? Que ele tinha fé além do seu entendimento. Ele não tinha necessidade de o Criador caminhar ao lado dele. Quando o Criador está ao seu lado, ele não sabe mais o que é ficar sozinho.
O que estamos aprendendo é como alcançar a realidade espiritual. Quando alguém lê o TES e obtém afinidade com ele, ele será salvo. Não há outro salvador. Lendo nos tornamos relacionados ao que estamos lendo. E então a Luz brilha, devido ao acordo interno. A Luz apenas brilha naqueles lugares que estão de acordo com o interior.
Pense nos raios-X. Quando falamos de raios, a diferença é que os raios espirituais são muito mais poderosos. Esses raios estão fazendo marcas dentro de você. Dentro há um lugar, a Luz está fazendo marcas neste espaço vazio e esses são os lugares que
eles estão de acordo com a luz. O que vem depois? A Luz produz em nós certos buracos, espaços interiores. Espaço o que é espaço? É necessário esses espaços para que a Luz possa ser recebida e experimentada. Antes de ter esses espaços, não há experiência. E o que você experimenta? Unidade. Integridade. Plenitude.
Sem espaço, não há experiência. Só pode haver experiências nos espaços marcados pela Luz. Só lá! Outro lugar não é adequado. Porque não? Porque não foi purificado através da leitura, da sua atitude, etc., mas a marca será feita inadvertidamente. Lugares vazios, espaço interior e você pode ir a esse lugar e experimentar a plenitude, o imutável.
Por quê? Porque dentro de você os espaços foram formados através da Luz, de acordo com o nível. Estamos trabalhando no acordo entre nosso interior e a Luz.
Não fique nem um pouco interessado na Luz que está fora de você. Por quê? A Luz que está fora de você não é compreensível. Ter um interesse na Luz externa faz com que eu comece a criar imagens e, portanto, não haverá sentimento ou experiência. Você não experimentará a força criativa. Você só pode experimentar quando permite que a Luz faça marcas dentro de você, buracos mais profundos, da maneira que a Luz deseja fazer. Não pense que você tem algo a dizer sobre isso, você não pode dizer 'eu quero isso ou aquilo'. Como nós sabemos disso? Para as pessoas que já alcançaram a santidade, aquelas que foram receptivas à Luz e permitiram que a Luz marque o que queria marcar, em todos os tipos de níveis.
Então, ao mesmo tempo em que você lê isso, espaços gradualmente abertos surgem em você. E você também pode sempre acessar esse site. Suponha que você esteja sofrendo, agora você sabe para onde ir, porque dentro de você existe um local que já foi marcado pela Luz. Não pense que a Luz pode entrar no seu interior sem as marcas.
Tudo o que você precisa fazer é tornar-se receptivo à Luz. Permita que a Luz faça marcas dentro de você. Quais são essas marcas? Entendimentos mais elevados, maior entendimento, maior bem-estar, um novo tipo de prazer espiritual que não pode ser comparado aos prazeres terrenos. Neste mundo não há comparação com esse prazer. Deixe a Luz registrar até o menor espaço dentro de você e você receberá cada vez mais. Yehudá Ashlag foi completamente marcado pela Luz. Não tenha medo de ser marcado pela Luz. Torne-se receptivo à luz.
Portanto, você deve restringir seus desejos terrenos. Quanto mais você restringir seus desejos terrenos, mais rápido chegará ao espiritual. Em vez de desejos terrestres, ele receberá a espiritual, a Força Eterna, a verdadeira existência.
Mas onde eu experimento isso? No mesmo kelim , o mesmo espaço interior onde seu desejo terrestre estava. Onde essas coisas triviais já foram. Mas agora, no mesmo lugar, na estes kelim , exatamente em que lugar, você vai experimentar o prazer. Primeiro a sua
Por dentro, ela gostava de ir à discoteca, mas agora ela por dentro vai adorar esse prazer. Você sabe, você tem que ansiar por isso. Todas as restrições que faz por si só, de uma forma que já foi testada!
Você teve a experiência !! Abra espaço para novas experiências. Você já experimentou prazeres terrenos, por que fazê-lo repetidamente?
Não há desaparecimento, você pode continuar porque a experiência estava lá. Por que não investir na vida eterna? Você precisa saber disso, tem a obrigação de fazer isso; Claro que você pode esperar até outra vida, mas precisa chegar a esse ponto. Então porque não agora? Será o primeiro e você não precisará esperar que o sofrimento o empurre para alcançar o bem.
Todos esses terremotos e tsunamis não serão mais necessários. Eles são devidos a nós e são por nossa causa, porque a maioria de nós não está disposta a lutar por esse objetivo. É preciso lutar por seu objetivo pessoal. Qual é o teu objetivo? Esteja em unidade e flua junto com o Criador. Não há mais nada neste mundo que possa ajudá-lo. Não há soluções técnicas. Claro, toda a técnica que temos hoje é maravilhosa. Isso nos foi dado, então não precisamos ser escravos de forma alguma. Quem diz que todas essas coisas técnicas, como computadores e televisores, são ruins, está retrocedendo. O mesmo acontece com a Internet. Saiba que tudo vem do Criador e use-os com gratidão.
As marcas que recebemos são feitas pela própria Luz e não, por exemplo, por um professor. Eu não posso te dar nada. Não mostro minhas correções porque isso não é necessário. O que estou lhe mostrando, o que estou tentando fazer, é dar de minhas próprias marcas para ajudá-lo. Eu falo desses lugares e não com o meu ego. Tenha a mesma atitude; enquanto lê, ouça. Nunca pense que este é um caminho que está além do seu entendimento. Não há comparação. Portanto, torne-se pequeno, minúsculo, apto, disponível. É tudo sobre a extensão da sua entrega. É isso que recomendo a todos, especialmente àqueles que estão trabalhando com a cabeça.
É claro que você precisa usar sua cabeça, seu intelecto terrestre, mas tente dar um passo adiante. Só então você pode desenvolver outra coisa, uma nova dimensão e perceber que a vida tem significado. Todos os dias você tem que se levantar e sentir o prazer. Evite a rotina monótona. Faça o que seus sentimentos mandam. Um dia ele dorme um pouco mais e no dia seguinte ele acorda cedo, levante-se! Deixe as regras dogmáticas para trás. Brinque com isso. Entenda que os sentimentos dados a você não são seus.
Esse sentimento que você tem, todas as sensações que você tem, sabem que elas são sussurradas em seus ouvidos de cima. Você não pode permanecer em suas sensações, precisa passar por elas para alcançar o espiritual. Pensamos que essas sensações são nossas, que somos nós. Mas são forças que nos são dadas do Alto. Sempre que surgir uma sensação em você, trabalhe devagar. E, lendo o TES, você experimentará. Quando você começa a trabalhar dessa maneira, envia tudo de volta à Fonte. E você sabe que nada desaparece no espiritual. Todo o trabalho que você faz, qualquer coisa que você está passando,
tudo é lucro. Você ganha mais espaço interior. Nada desaparece lá. Saiba que, trabalhando dessa maneira, suas forças terrenas não serão menores; pelo contrário, você ganhará muito.
TES 3-
"Parece contraditório, uma vez que, se se referir ao momento anterior à criação dos mundos Olamot, que tipo de realidade havia que Ohr Elion (a Luz Superior) tinha que preencher? O ponto é que todos os Olamot e todas as Neshamot (almas) que existem e aqueles que serão criados com todos os seus incidentes até o final de sua correção, todos eles já foram incluídos no Ein Sof com toda a sua medida e glória.
Assim, existem dois rudimentos que devemos distinguir na realidade diante de nós:
Eles são fixos e existem no Ein Sof em toda a sua glória e perfeição.
Como eles foram ordenados em ordem decrescente e renovados diante de nós após o Tzimtzum Aleph nos cinco Olamot: Adam Kadmon, Atzilut, Briá, Ietzirá e Asiá.
Primeiro, houve a Luz Superior que preencheu toda a realidade. Que realidade? A luz. Mas tudo isso é anterior à Criação. Qual é a realidade mencionada aqui? Parece um enigma terrestre. Isto é assim porque você ainda não tem o sentimento do espiritual. Veja desta maneira, a Luz preenche tudo, não há diferenças entre acima e abaixo, não há diferenças entre criaturas. De que realidade estamos falando?
Qual é a realidade a que nos referimos? Antes da criação, havia apenas luz. E nesta Luz, vemos as raízes, a essência de todas as coisas que serão criadas, do começo ao fim dos tempos. Tudo está incluído nesta luz. Luz infinita significa ilimitado.
Pode haver algo que acaba? É possível? Difícil de entender.
Estou ciente de que isso está além da sua imaginação. Saiba que tudo já estava lá, em essência. Você pode compará-lo com a semente de um homem, todas as qualidades do recém-nascido já estão lá. Ou com a semente de um animal; ou as sementes de uma planta, apenas precisam ser semeadas e todos os tipos de plantas podem crescer. Todas as gerações vêm dessa semente. É o mesmo com toda a realidade.
O que quer que apareça, todo o prazer, todo o sofrimento, toda a alegria já estava lá, na Luz da Criação. Este é o nosso primeiro começo da luz; veremos mais tarde,
gradualmente, todo o espessamento e diferenciações. Agora ela é muito magra. Pouco a pouco, chegaremos à matéria terrena, à existência do homem. E quando chegarmos a essa estação, experimentaremos as camadas mais profundas do nosso interior. Mas por enquanto isso é muito longe. É por isso que é tão estranho, é quando ainda está fora de mim. Mais tarde, passo a passo, você experimentará mais e mais. E essas 2.000 páginas são sobre mim, sobre toda alma que está lendo isso. É apenas sobre você. Esta história é sobre sua alma, está dentro de você. Todas as mudanças estão dentro de você. Não há nada fora de você. E quando você experimentar, sentirá o mundo inteiro dentro de você. Você será o mestre e nenhum deus ou coisa em que você acredite o controlará.
Agora você pode ter a sensação de ser um fantoche. E, de fato, a pessoa de fora é uma marionete, um robô. Por 'fora' queremos dizer 'fora do trabalho espiritual'. Quando você ler a palavra 'exterior', entenda que estamos sempre nos referindo à condição espiritual. Por "exterior" queremos dizer alguém que ainda não trabalhou em si mesmo. Ele obedece ao Criador e faz o trabalho que o Criador deseja que ele faça, mas nós não. Por quê? Porque o Criador não precisa nos forçar. Quando você começa a trabalhar em si mesmo, vê a Força Criativa Única dentro de si.
O que existe neste mundo são duas pessoas, duas forças. Mas de certa forma é uma Força Única, porque todos nós viemos dessa Força Única. Nosso destino vem de uma raiz. Você pode compará-lo a uma criança; Em toda vida, o tempo passa a ser independente, embora a conexão com os pais esteja lá para sempre. Também temos uma conexão eterna com o nosso Criador, com essa Força Única. Mas temos que nos tornar independentes, temos que nos distanciar. Separe-nos. Esta é a única maneira de se tornar adulto. E com adulto queremos dizer, de doação.
Quando você começa a dar, você se torna uma pessoa adulta e independente. E quando ele atinge esse nível, ele se conecta com seu pai. Somente agora, conscientemente, não como uma criança exigente, você O verá como um parceiro no trabalho chamado Criação. Aproveite o seu trabalho, conclua o trabalho de contenção com alegria. Quando não há alegria, a restrição será uma tarefa pesada. Agora a alegria é uma parte muito relevante do trabalho que você faz .