Produções da GERER

Guia Educação para as Relações Étnico-Raciais: 

20 anos da Lei 10.639/03

A Gerer disponibiliza um material com possibilidades didáticas para a efetivação de uma educação cidadã, pautada em direitos humanos e no debate étnico-racial genuíno. A intenção é ampliar a educação antirracista para além dos marcos reguladores racistas que vem produzindo apagamentos e equívocos conceituais ao longo da história brasileira. À vista da potência dos profissionais da educação carioca, acreditamos no sucesso das práticas que serão produzidas nas escolas a partir desse guia.


13 de Maio

Dia Nacional de denúncia contra o racismo

Em memória das populações negras que não se renderam ao processo de escravização, escreveram seus nomes, memórias e culturas na história do Brasil, a GERER vem destacar pontos importantes dessa narrativa sobre o 13 de maio. 

Conheça alguns protagonistas que resistiram à escravização e colaboraram para a conquista da liberdade do povo negro.


"Ah, comigo o mundo vai modificar-se. Não gosto do mundo como ele é." Carolina Maria de Jesus

Doutora Carolina Maria de Jesus

Escritora brasileira

A GERER ESTÁ DE OLHO!

Da Favela do Canindé para o mundo: quem foi Carolina Maria de Jesus e como suas obras permanecem vivas até hoje?

No dia 25 de fevereiro de 2021 o Conselho Universitário da UFRJ concedeu à Carolina Maria de Jesus o título de Doutora Honoris Causa, uma homenagem póstuma em reconhecimento da importância dessa grande escritora para a história da Literatura Brasileira.

A história da Doutora Carolina é repleta de lutas, encontros e desencontros, e foi através da escrita que esta célebre personagem da Cultura brasileira pode descobrir o lugar de onde fala e expressa suas ideias sobre o mundo. 

Carolina de Jesus é, sem dúvida, uma grande referência para o trabalho com a Educação das Relações Étnico-Raciais e suas obras inspiram o encontro com a arte da palavra. Ela faleceu em fevereiro de 1977, perto de seus 63 anos, deixando um legado composto por diversas obras, entre livros e textos, dentre as quais se destaca "Quarto de Despejo" (1960), publicada em mais de 40 países.