Giros da GERER

O giro e o vento nos acompanham de pertinho. O caminhar é desenhado nos cruzos, com os pés pisando de leve nas pedrinhas miudinhas. São pontos fora da curva. Na ginga e no jogo a gente se encontra para sambar e degustar as palavras que gostamos de trocar. 


III CICLO DOS "GIROS DA GERER"

Durante o ano de 2023 a Gerência de Relações Étnico-Raciais promove o "Giros da Gerer" visitando as Unidades Escolares. Nessas visitas, são realizadas rodas de conversa sobre ERER com as equipes pedagógicas e/ou acompanhamento das ações desenvolvidas nos territórios.

Dessa forma, a Gerência estreita o diálogo com as equipes pedagógicas e acompanha de perto as práticas em construção, observando o impacto dos Giros realizados nos anos anteriores.

As visitas devem ser solicitadas por e-mail, com antecedência de no mínimo vinte dias e, sempre com a opção de 3 datas para que a equipe seja organizada e consiga atender a Unidade Escolar. 

Em 28/04 a Gerer  acompanhou a culminância do Projeto de Educação Indígena desenvolvido pela C.M. Sônia Maria/6ª CRE

No dia 16/06 a Gerer  esteve no EDI AMOR /7ª CRE para conversar com os professores sobre identidade racial positiva. 

Em 14/07 a Gerer esteve na E.M. Luis Paulo Horta/2ª CRE, conversando com a equipe da Unidade. 

Na manhã do dia 17/08, a Gerer  esteve representada na roda de conversa "Literatura e Formação Cidadã: a voz dos crias" organizada pela 1ª CRE na Biblioteca Nacional. 

Em 07/06 a Gerer  esteve na E.M. alcides Carneio/9ª CRE para acompanhar o trabalho que a Unidade desenvolve a partir da ERER.

No dia 5/07 a Gerer estive na E. M  Nerval de Gouveia/4ª CRE acompanhando a mostra de trabalhos sobre povos originários 

Em 14/07 a Gerer  participou do Centro de Estudos integrado, com Unidades Escolares das 1ª, 2ª, 3ª e 5ª Coordenadorias. Após o encontro com a GERER o grupo realizou o Circuito da Herança Africana 

Em 13/06 a Gerer participou do Projeto Pretas Histórias na 6ª CRE

No dia 7 de Julho estivemos na Creche Municipal Joseph Barbera/5ª CRE para acompanhar as apresentações e culminâncias. 

Em 07/08 a Gerer  esteve no CIEP Presidente Agostinho Neto/2ª CRE, conversando sobre ERER com a equipe da U.E. 

Em 31/08 a Gerer participou do GT de Relações Étnico-Raciais na 4ª CRE

Em 15/06 a Gerer  participou do 4º Encontro do GT de Relações Étnico-Raciais da 5ª CRE - 20 anos da Lei 10.639/03 

No dia 12 de Julho estivemos com as equipes do CIEP Anton Makarenko e EDI Wesley/6ª CRE durante o centro de estudos das unidades. 

Em 24/08 a Gerer  esteve na E.M. Prudente de Moraes / 2ª CRE para uma roda de conversa com a equipe da Unidade. 

Em 01/09 a Gerer esteve na E.M.Maranhão/ 3ª CRE acompanhando a culminância do "Projeto Africanidades".


Em 26/09 a Gerer visitou a E.M. General Humberto de Souza Melo/2ª CRE 

Em 29/09 a Gerer  participou de uma roda de conversa com a equipe da E.M. Jacques Raimundo/8ª CRE 

Em 22/11 a Gerer esteve na C.M. Stella Maris - 11ª CRE, para acompanhar as ações do Projeto Vini Jr.

Em 29/11 a Gerer voltou à C.M. Stella Maris, para acompanhar a I Exposição de trabalhos sobre relações étnico-raciais promovida na Unidade.

Em 07/12, a Gerer participou da inauguração da sede do Grêmio Estudantil da E.M. José Emygdio de Oliveira - 5ª CRE, e a apresentação do filme "Meu bairro, Minha África 2", produzido pelos estudantes da Unidade. 

II CICLO DOS "GIROS DA GERER"

Em continuidade ao trabalho de aproximar a Gerência de Relações Étnico-Raciais aos setores que compõem a Secretaria Municipal de Educação, no ano de 2022, a Gerer buscou promover diálogos sobre a Educação das Relações Étnico-Raciais em visitas às GED, para alinhar perspectivas de trabalho que contribuam para ampliação do debate sobre a educação antirracista.


VISITA À 2ª CRE

VISITA À 5ª CRE

I CICLO DOS "GIROS DA GERER"

Os "Giros da Gerer" fazem parte de um conjunto de estratégias que visam aproximar a Gerência de Relações Étnico-Raciais e os diversos setores que compõem a Secretaria Municipal de Educação, através do desenvolvimento de ações e promoção de diálogos sobre a Educação das Relações Étnico-Raciais. Nesse primeiro ciclo, a Gerer decidiu visitar todas as CRE, para conhecer o trabalho das GED em seus diferentes territórios; fomentar e alinhar perspectivas de trabalho que contribuam para ampliação do debate sobre a temática da educação antirracista.

GIROS DA GERER - 1ª CRE

Os Giros da Gerer chegaram à 1ª CRE, localizada no território conhecido como "A pequena África", no centro do Rio de Janeiro. Fomos recebidos com muito carinho e com todo axé da equipe da GED, que nos acolheu em roda e com um bolo de banana que estava um espetáculo! Durante a conversa, pudemos apresentar o plano de ação e algumas atribuições da Gerência de Relações Étnico-raciais e também ouvimos sobre as expectativas e sobre as sugestões que as integrantes da equipe tinham para nos dizer. Nesse encontro foram levantadas diversas questões ligadas ao compromisso com aquele território, em respeito à sua importância histórico-cultural. Após esse Giro pela 1ª CRE saímos com muitas ideias na bagagem e, certamente, poderemos pensar estratégias de fortalecimento de muitas parcerias. 

GIROS DA GERER - 2ª CRE

"Giros da Gerer" foi um nome simbólico que demos para essa ação que envolve visitas à todas as CRE e, quando for possível e seguro, às Unidades Escolares também. E foi numa tarde de segunda-feira que fizemos nossa parada na GED da 2ª CRE! De forma muito carinhosa, entusiasmada e acolhedora a equipe da GED recebeu a GERER com sorrisos nos olhos, afagos possíveis e aquele cafezinho especial. Tivemos um encontro repleto de boas conversas, chuva de ideias e corpos temperados com a vontade de fazer acontecer. Saímos desse território com algumas sugestões muito interessantes na bagagem. Temos muito para realizar com mais essa grande parceria!

GIROS DA GERER - 3ª CRE

A caminhada continua e os Giros da Gerer não param! Fizemos mais uma parada estratégica para encontrar a Equipe da 3ª CRE. Fomos muito bem recebidos e pudemos bater um bom papo com as professoras da GED, que levantaram questões importantes, que nos permitiram refletir sobre as inquietações que movem a Gerer. Compartilhamos ideias, experiências e fizemos registros de tudo para não deixar escapar os detalhes! Fomos convidados para conhecer a sala do coordenador dessa regional, onde pudemos conversar um pouco mais sobre todo trabalho que vem sendo realizado por toda equipe. Foi uma manhã cheia de potências para acrescentar às bagagens da GERER.

    GIROS DA GERER - 4ª CRE

Os ventos sopraram mais uma vez e viemos saudar a Equipe da GED da 4ª CRE, que preparou uma recepção calorosa para receber a Gerer. Joana pôde rever algumas de suas antigas companheiras de trabalho e todo esse acolhimento fez brotar diversas ideias e sugestões para a implementação da Educação das Relações Étnico-Raciais na nossa Rede. Fizemos uma grande roda para nos conhecermos melhor e para que pudéssemos apresentar a Gerer, suas atribuições e um pouquinho do trabalho que já pudemos realizar. Colhemos muitas sementes nessa roda de conversa e também vamos carregá-las na nossa bagagem! Esse giro terminou com um lanche bem generoso, com direito à torta de limão tradicional feita pela equipe, muitas memórias e afetos para reviver. E os giros da Gerer continuam... 

GIROS DA GERER - 5ª CRE

Um giro daqui, outro dalí e chegamos à GED da 5ª CRE, território onde alguns dos integrantes da Gerer puderam desenvolver ações potentes durante muitos anos. Nessa tarde de quarta-feira conhecemos as novidades da GED e conversamos sobre as diversas ações e projetos ligados à temática das relações étnico-raciais que vêm sendo desenvolvidos pelas escolas da regional. Foi daqueles encontros que não se vê o tempo passar e a conversa rendeu bons frutos, muitas ideias e outros tantos atravessamentos. A equipe da GED tem sempre um jeito acolhedor e convidativo para nos receber e é nesses momentos/espaços que a gente percebe que a caminhada pelas vias da parceria pode ser longa, duradoura e muito rica! A gente volta em breve para essas terras...

GIROS DA GERER - 6ª CRE

Como a gente bem sabe, os Giros da Gerer continuam nos levando para todos os cantos da cidade. Na tarde de quinta-feira nós fomos visitar as bandas de Deodoro! Com uma recepção aconchegante e muito entusiasmada nós chegamos à 6ª CRE e pudemos conhecer um pouquinho do espaço e do trabalho dos nossos colegas. Nesse encontro nós também pudemos conhecer os trabalhos, os projetos e algumas ações que a regional vem alinhando junto às escolas, com intuito de ampliar o debate sobre as questões étnico-raciais. E, mais uma vez, pudemos descobrir muitas potências da nossa Rede. A conversa foi aquecida por um belo café e um bolinho muito gostoso que fizemos questão de apreciar. E vamos seguir colocando boas memórias e grandes experiências na bagagem da GERER enquanto os giros não acabarem...

GIROS DA GERER - 7ª CRE

Sextou! Os Giros da Gerer nos trouxeram para a 7ª CRE,  onde fomos muito bem recebidos por uma equipe muito entusiasmada e cheia de disposição! Nós nos reunimos numa grande roda de conversa onde toda equipe da GED pôde se apresentar e compartilhar um pouco das percepções sobre a criação da gerência e o trabalho com as questões étnico-raciais. Trocamos muitas figurinhas enquanto conhecíamos alguns projetos voltados para discussão sobre educação antirracista. E conforme tem acontecido em todas as paradas da Gerer até aqui, o papo rendeu bastante. Foram muitas ideias e sugestões para guardar na bagagem. Ao final do encontro nós ainda fomos convidados para um lanchinho gostoso e carinhoso,  permitindo prolongar algumas prosas. Nossa Rede é pura diversidade e potência! 

GIROS DA GERER - 8ª CRE

Hoje os Giros da Gerer nos levaram para Bangu, um território que revelou de forma poética e acolhedora algumas de suas potências. A equipe da GED nos recebeu lindamente com uma dinâmica que precisa ser compartilhada: a "Libertação de Vozes Femininas". Foi um momento especial, um pequeno sarau poético para começar bem o dia. O encontro pôde aproximar as professoras que atuam na GED e algumas professoras que desenvolvem trabalhos a partir das questões étnico-raciais em diferentes escolas. Experienciamos uma roda de conversas muito interessantes e conhecemos diversos projetos desenvolvidos por essa regional, que certamente vai ser mais uma forte parceira da GERER, nesse desafio de pensar e articular um trabalho que nos permita viver a Educação de forma plural e potente. Essa parada na 8ª CRE trouxe preciosas contribuições para somar na nossa bagagem de memórias e ideias.

GIROS DA GERER - 9ª CRE

A Gerer segue em movimento circular e assim a gente vai chegando em todos os cantinhos da nossa cidade! Na manhã de hoje chegamos à Campo Grande, para conhecer os trabalhos, as ações e os projetos em andamento na 9ª CRE. Tivemos uma recepção calorosa e cheias de boas histórias. A equipe preparou um cantinho especial para nos receber e lá nós fizemos uma bonita roda de conversa. Pudemos apresentar um pouco dos percursos que a Gerer já percorreu e ouvimos as experiências de trabalho e pesquisa de professoras convidadas para o encontro. A equipe da GED mostrou-se muito comprometida com a discussão das questões étnico-raciais e surgiram diversas sugestões e questionamentos, que precisam ser pensados e articulados em parceria. O encontro foi encerrado com um café bem gostoso, com direito a jujuba e outras guloseimas que todo mundo gosta! 

GIROS DA GERER - 10ª CRE

Chegamos a mais uma parada desse primeiro ciclo dos Giros da Gerer. Depois de toda trajetória de visitações à todas as CRE, percorrendo todos os cantinhos da nossa Rede, fomos recebidos com muito carinho e boas conversas pela equipe da 10ª CRE. Foi uma manhã de muitas trocas, sugestões e análise de percurso. Também pudemos conhecer um pouco do trabalho desenvolvido por essa regional, que está repleto de ações e projetos voltados para a Educação das Relações Étnico-raciais. Sabemos que a 10ª CRE é muito grande e muito diversa. E o trabalho de parceria com essa GED, sem dúvida, vem no sentido de fortalecer as ações, aprender com os processos e ampliar o alcance do debate pautado na perspectiva de uma educação antirracista e plural. A Gerer sai desse encontro com mais riquezas para somar à bagagem de experiências

GIROS DA GERER - 11ª CRE

O primeiro ciclo de Giros da Gerer está chegando ao fim. Hoje a nossa parada foi na 11ª CRE, onde fomos recebidos com muito carinho e aquele café especial que alegra nossas manhãs! Aqui também pudemos perceber que a pauta das relações étnico-raciais e outros atravessamentos já haviam sido destacados como pontos de atenção. As professoras da GED apresentaram algumas ações que a regional tem desenvolvido e em seguida conversamos sobre as propostas e desafios que a Gerer tem para os próximos anos. Tivemos uma boa roda de conversa repleta de relatos de experiência e muitas sugestões para somar ao nosso trabalho. E dessa forma a Gerer segue com sua bagagem carregada de ideias potentes e muitos compromissos para honrar. Que os bons ventos possam nos conduzir de volta para todos esses territórios, para continuar enriquecendo e fortalecendo nossas caminhadas.