Programa:
“Jovens como protagonistas, JUVRio em ação”

Data da exibição:  24/08/2021

Horário: 11h

Apresentação:  Luan Ribeiro

Convidado: Salvino Oliveira (Secretário da Juventude)


O Dia Internacional da Juventude é celebrado anualmente no dia 12 de agosto, tendo como objetivo focar na educação e conscientização dos jovens sobre a responsabilidade que têm como representantes do futuro do planeta.

A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1999 após a Conferência Mundial dos Ministros Responsáveis pelos Jovens, realizada um ano antes em Lisboa, Portugal.

A partir daí, todos os anos a ONU escolhe um tema para ser discutido com os jovens — saúde, educação, emprego, estabilidade social —, além dos desafios peculiares da juventude. A ONU considera que os jovens precisam estar na vanguarda das inovações e mudanças globais para que o mundo tenha sucesso no desenvolvimento sustentável das próximas gerações.

Infelizmente, a realidade do Brasil, aponta para uma realidade preocupante na qual os jovens se encontram. Conforme a última PNAD, 2020, 29,5% dos jovens brasileiros estão sem emprego e sem formação educacional. Além disso, também estão entre os que mais sofrem com a violência, tendo, principalmente, os jovens negros entre os grupos de maior vulnerabilidade social, no Brasil. Chama à atenção, os altos índices de mortalidade cuja morte violenta, no Brasil, atinge principalmente jovens negros entre 15 e 18 anos.

Para pensar processos de reversão desses dados, propomos uma conversa com o principal representante da Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUVRio), criada em 2021, como órgão da Prefeitura do Rio de Janeiro responsável por desenvolver e integrar políticas públicas para transformação social da juventude carioca, o secretário Salvino Oliveira.

  Salvino é cofundador do Projeto Manivela, coordenador do Perifa Connection e formado em Gestão Pública na UFRJ. Nascido e criado na Cidade de Deus, foi Jovem Aprendiz no setor de hotelaria e passou pela Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro – como estagiário e assessor de projetos e relações institucionais. Com apenas 23 anos, Salvino conhece de perto os anseios desse grupo populacional, por ainda se encontrar na faixa etária desse grupo cheio de peculiaridades e individualidades, nomeado de juventude.