Gerência de Relações
Étnico-Raciais

"Estamos cansados de saber que nem na escola, nem nos livros onde mandam a gente estudar, não se fala da efetiva contribuição das classes populares, da mulher, do negro e do índio [indígena] na nossa formação histórica e cultural." 

Lélia Gonzalez 

Gerência de Relações Étnico-Raciais (SME/RJ)

*Aviso aos usuários direcionados através do Aplicativo Rioeduca:
Este site possui alguns links  não patrocinados pela Prefeitura do Rio. Clicar pode gerar eventuais custos ao seu pacote de dados.


SOBRE A GERÊNCIA 

A Gerência de Relações Étnico-Raciais (Gerer) tem por objetivos pensar e articular ações de caráter transversal e intersetorial, respaldadas pelas legislações vigentes que orientam o trabalho de implementação da Educação para as Relações Étnico-Raciais, constituindo-se como um órgão de natureza consultiva, mediadora e de planejamento estratégico, que deve atuar de forma circular e mover-se através dos eixos Currículo, Formação e Projetos Intersetoriais.

Produções da gerer 

Guia Educação para as Relações Étnico-Raciais: 20 anos da Lei 10.639/03

Visando estimular o avanço de proposições pedagógicas que dialoguem com o fortalecimento das identidades múltiplas que formam nossa sociedade, e se encontram no espaço escolar, a Gerer apresenta um instrumento para ampliar as possibilidades didáticas em prol da efetivação de uma educação cidadã, pautada em direitos humanos e no debate étnico-racial genuíno.

Material: Os enredos étnico-referenciados no carnaval

As escolas de samba tem muito a ensinar sobre história, cultura e memória, através de seus movimentos cotidianos e, das apresentações que realizam durante o carnaval, a partir de seus enredos. Aproveite a seleção feita pela equipe da Gerer dos enredos étnico-referenciados desenvolvidos pelas agremiações do grupo especial,  na Marquês de Sapucaí durante o carnaval de 2024. 

Aproveite!

A Gerer TÁ ON!!

Em janeiro de 2003, surge no cenário educacional brasileiro o marco legal de reparação contra a exclusão de sujeitos não-brancos das políticas educativas no Brasil, a Lei nº 10.639/03. Um movimento de reconhecimento das vozes que sonharam com uma educação para toda a população brasileira, enfrentando assim, o processo que historicamente afetou negativamente a identidade étnico-racial de milhares de pessoas, inclusive através da escola. 

Abertura da formação "Tecer Rio - gestores da educação em movimento para a equidade racial"

Aconteceu, no dia 21 de março - Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, a abertura do curso de formação “TECER Rio - Gestores da Educação em Movimento para a Equidade Racial”, uma proposta formativa integralmente voltada para Educação das Relações Étnico-Raciais. Para celebrar a importância da data, os diretores escolares da nossa Rede de Ensino vivenciaram uma manhã especial! 


O evento aconteceu no teatro Odylo Costa Filho, na UERJ. Através da parceria entre a nossa Gerência de Relações Étnico-Raciais e o Instituto Identidades do Brasil – ID_BR, essa iniciativa da SME/RJ contou com mais de 900 diretores, representantes das nossas unidades escolares, além do nosso secretário Renan Ferreirinha e o subsecretário de Articulação e Integração em Rede Hugo Nepomuceno.

Confira como foi a premiação do 29º Concurso Conselheiro Bernardes Filho, uma parceria da SME/Gerer com o Conselho Municipal de Direitos do Negro - Comdedine.

Nos dias 18, 19 e 20/10/2023 acontecerá a III Jornada da Gerer, que este ano terá como tema os debates sobre os 20 anos da Lei 10.639/03 e 15 anos da Lei 11;645/08.

Com o modelo híbrido, as mesas de debates serão transmitidas pela página da MultiRio no Youtube. Já o I Seminário de Boas Práticas em Erer acontecerá presencialmente, na Escola de Formação Paulo Freire, com inscrição prévia, via link enviado às Unidades Escolares.

Em seu terceiro ano consecutivo, a Jornada da Gerer promete boas reflexões indutoras de práticas que incorporem a educação das relações étnico-raciais no cotidiano escolar.

Não deixe de acompanhar! Lembrando: os vídeos ficarão gravados no canal, disponíveis para você assistir quando puder.

No dia 14/09/2023, a Gerer em parceria com o Sesc/RJ, ofereceu uma fomação com a professora Eliane Cavalleiro.

Curso de Formação Antirracista em parceria com o Gepear/UFRJ

A GERER atuou em parceria com o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Antirracista - Gepear/UFRJ e o Museu de História e Cultura Afro-brasileira - Muhcab na organização do Curso de Extensão em Educação Antirracista, garantindo, também, 30 vagas, das 50 ofertadas, para professores da SME/RJ. 

O curso se estabelece enquanto espaço de construção coletiva de reflexões e de estratégias pedagógicas para a consolidação de uma educação antirracista e democrática em nosso país, em consonância com a Lei 10.639/03, que completou 20 anos neste 2023.

O curso aconteceu em 12 aulas presenciais, divididas em 7 encontros, sempre aos sábados no espaço do MUHCAB, abordando variados temas que embasam a educação antirracista. No dia 08/07, a Gerer ministrou uma aula apresentando a proposta de atuação da gerência na SME/RJ e as ações desenvolvidas, estimulando a produção prática dos cursistas a partir do momento "mão na massa", quando as Agendas Gerer foram utilizadas pelos grupos para elaborarem planejamentos de aulas.  

A aula de encerramento do curso e extensão foi ministrada pela professora Mônica Lima no Circuito da Herança Africana.  


Gerer na Bienal

Entre os dias 01 e 10/09, ocorreu a 20ª edição da Bienal do Livro - Rio 2023, que completou 40 anos.

A Gerência de Relações Étnico-Raciais acompanhou as atividades, participando ativamente junto à Secretaria Municipal de Educação da dinamização das propostas de incentivo à leitura, com foco na valorização das literaturas afro-brasileiras e indígenas.

A Lista da Gerer foi um sucesso, ajudando os profissionais na garantia dos 30% , da verba destinada para renovação do acervo literário das Unidades Escolares, para investimentos em obras e materiais relacionados à ERER.

Além disso, a equipe da Gerência participou e dinamizou atividades no estande do Rio de Leitores, junto com a Coordenadoria de Diversidade Cultura e Extensão Curricular - CDCEC.

Já estamos ansiosos para a próxima Bienal do Livro!

Roda de conversa "GRIOT: BRINCA E CONTA​ "

Roda de conversa:

SABERES  E CIRCULARIDADES​ 

Roda de conversa:

AFROFUTURISMO​ 

Roda de conversa:

POTÊNCIAS NEGRAS​ 

Roda de conversa:

IATI KO EKO: ONDE SE ENCONTRAM MÚSICA, TEATRO E ARTES​ 

Caravana abre caminhos pelo Brasil

A GERER participou, durante os dias 13 e 14 de setembro, da Caravana abre caminhos pelo Brasil, uma ação do Ministério da Igualdade Racial. Na ocasião, a gerente Luiza Mandela apresentou como prática exitosa para a equidade racial, a inserção da justificativa de falta por motivo religioso no sistema 3.0, onde é feito o controle de frequência dos estudantes da rede municipal de educação carioca.

acompanhe!

Gerer acompanhando ações nos territórios.

Séries de publicações com variados temas da ERER, além da divulgação dos tabalhos realizados nos territórios.

Uma seleção de materiais que podem enriquecer as aulas no cotidiano.

Participação da Gerência na organização e dinamização de atividades nos eventos literários que contam com apoio da SME RJ.

gerer na mídia!

Ações para a equidade na educação Carioca:

A Gerer representada pela Gerente Luiza Mandela e pela coordenadora da Coordenadoria de Diversidade Cultura e extensão curricular Joana Oscar compareceram ao evento evento: "Equidade étnico- racial na educação básica : desafios e oportunidades para 2023-2026" , que contou com a presença de intelectuais negros e indígenas, além de lideranças dos Ministérios da Educação, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos. O evento discutiu avanços e desafios relativos à política de equidade racial no triênio 2023-2026. A Gerer esteve presente como destaque de boa prática para equidade racial no documento produzido pela Mahin consultoria e o Todos pela Educação. Na ocasião, as representantes da Gerência tiveram a oportunidade de apresentar o trabalho desenvolvido na Secretaria Municipal de Educação/SME ao Ministério da Igualdade Racial. através da  Secretaria de Políticas para Quilombolas, Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana, Povos de Terreiros e Ciganos.

para saber mais sobre erer!

"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo." Nelson Mandela