Programa: Samba e Educação:Olhares e Perspectivas entre as escolas de samba e as Relações Étnico-RaciaisData da exibição:  18/08/2022

Horário: 9h

Reprises: 14h e 18h

Mediação: Ricardo Fernandes (Gerente de Relações Étnico-Raciais SME)

Convidados(as):  Thayssa Menezes (GERER/SME), Mauro Cordeiro,Vinícius Natal.

Sinopse

A Gerência de Relações Étnico-Raciais e a Escola de Formação Paulo Freire convidam para a transmissão do programa Samba e Educação: Olhares e Perspectivas entre as escolas de samba e as Relações Étnico-Raciais.


O processo de salvaguarda e manutenção do carnaval vai muito além daquilo que concebemos como trabalho intelectual e artístico e nos faz repensar o papel, o lugar e importância da comunidade negra na construção e promoção do cenário cultural carioca. Não se trata somente dos saberes técnicos sobre a construção de carros alegóricos ou fantasias, do “maior espetáculo a céu aberto do mundo”, mas dos inúmeros trabalhadores e artistas negros que produzem valiosos conhecimentos em suas Agremiações. Gente que pesquisa, gente que costura, gente que solda ferros e esculpe metais, gente que samba e enegrece suas comunidades a partir dos saberes emanados desse lugar ancestral, porque a escola de samba é uma grande engrenagem de artes, talentos, ofícios e fazeres.


Mediação: Professor Ricardo Jaheem, gerente da GERER.



NOSSOS CONVIDADOS

Thayssa Menezes

Professora da SME, atuando na GERER, pesquisadora no coletivo "Rede Preta" que é veiculado a Fiocruz. Professora nas oficinas oferecidas no Pró-cultural (Museu da vida - Fiocruz). Docente convidada do programa de pós-graduação lato sensu da Fiocruz: Ciência, Arte e Cultura na Saúde/IOC. Docente na disciplina coletiva "História do Samba" no Pré-vestibular social Dona Zica no Museu do Samba. Atuante no movimento das danças circulares e no Coletivo "Jongo folha de amendoeira". Compositora e Presidenta da ala dos compositores da Acadêmicos do Cubango. Comunicadora nas mídias especializadas em Carnaval e Escolas de Samba.


Mauro Cordeiro

Sambista, compositor popular, antropólogo e professor. Pesquisador Orientador do Observatório de Carnaval e Associado ao RISU - Núcleo de Estudos Ritual e Sociabilidades Urbanas, ambos da UFRJ onde cursa o Doutorado em Antropologia no PPGSA/IFCS. Mestre em Ciências Sociais pela PUC-Rio e Licenciado em Ciências Sociais pela UFRRJ. Professor Substituto do Departamento de Ciências Sociais da UFPI. Pesquisa e vivencia o carnaval carioca, sobretudo as escolas de samba já tendo produzido estudos a respeito do papel dos carnavalescos; a relação entre as escolas de samba e a prefeitura municipal; e sobre a história do carnaval carioca.


Vinícius Natal

Mestre e Doutor em Antropologia pela UFRJ. Possui Pós-Doutorado em História da Arte pela UERJ pesquisador do OBCAR - Observatório de Carnaval da UFRJ, do Núcleo de Estudos de Ritual e Sociabilidade Urbana, UFRJ, e pesquisador do GRES Acadêmicos do Grande Rio, onde, para o ano de 2020, elaborou, junto de Gabriel Haddad e Leonardo Bora, o enredo "Tata Londirá: o canto do caboclo no quilombo de Caxias", sobre o pai de santo Joãozinho da Gomeia".  


MATERIAIS COMPLEMENTARES



Enredos citados: 

"É brinquedo, é brincadeira; a Ilha vai levantar poeira”. 

http://liesa.globo.com/memoria/outros-carnavais/2014/uniao-da-ilha/enredo.html 

 

Kizomba, festa da raça”. 

https://galeriadosamba.com.br/escolas-de-samba/unidos-de-vila-isabel/1988/ 

 

"África: Do Berço Real à Corte Brasiliana" 

http://liesa.globo.com/memoria/outros-carnavais/2007/beija-flor/enredo.html 

 

“33 – Destino Dom Pedro II” 

http://www.apoteose.com/carnaval-2022/em-cima-da-hora/sinopse/