Programa:
“Professoras Antirracistas Organizadas”

Data da exibição:  08/10/2021

Horário: 12h




Apresentação:  Rachel Nascimento


Trabalhar a partir de uma proposta educativa antirracista envolve militância e, ao mesmo tempo, conhecimento embasado sobre as possibilidades para o desenvolvimento de uma práxis pedagógica que abarque as questões étnico-raciais. 

Nesse sentido, o isolamento dos professores pode ser um dificultador para a efetivação de uma proposta pedagógica alinhada às orientações legais que subsidiam o tema, já que, a recusa histórica a esse debate também se apresenta no espaço escolar, consolidando um movimento tensionado pela oposição entre o discurso hegemônico e as novas narrativas em construção que partem da perspectiva daqueles que não tiveram suas vozes respeitadas ao longo da história brasileira.

Entendendo essas dificuldades, mas empenhadas para garantir o respeito às múltiplas identidades que se encontram no espaço escolar, pressionando por um movimento institucional que repense o currículo escolar à garantia de um modelo educativo antirracista, acompanhamos o crescente engajamento de professores articulados em coletivos para garantirem espaço de escuta, mobilização e organização das pautas que envolvem a Educação da Relações Étnico-Raciais. 

Desse modo, na Secretaria Municipal de Educação identificamos o “Àwa Educadoras”, um coletivo formado por três professoras que, embasadas pelas leis 10.639/03 e 11.645/08, e outros documentos que orientam a Educação para as Relações Étnico-Raciais, articularam-se para apoiar e inspirar outros professores na caminhada por uma educação antirracista.

Por isso, cabe ouvirmos essa experiência, compreendendo como se deu o processo formativo e de desenvolvimento prático dessas professoras, organizadas para ultrapassarem os limites de suas salas de aula na consolidação de uma rede de apoio para a educação das Relações Étnico-raciais.

Convidamos as professoras Camila Oliveira, Carolline Sotero e Graziele Vidal para falarem sobre suas experiências, seus referenciais e suas intenções com o Àwa Educadoras, na tentativa de inspirarem, mobilizarem e apoiarem outros professores na introdução e ampliação do debate étnico-racial no espaço escolar. 





material complementar


AWA EDUCADORAS_GERER-SME Slides.pdf

Sobre as convidadas: 


Camila Oliveira

Professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na rede municipal SME/RJ, atualmente atuando no RioEduca na TV, Mestre em Ciências Sociais PPGCS-UFRuralRJ, Doutoranda em Antropologia Social pelo PPGAS-Museu Nacional e Co-idealizadora do Àwa Educadoras.

Carolline Sotero

PEF anos iniciais, atualmente coordenadora pedagógica da Escola Municipal Ronald de Carvalho, onde atua desde seu ingresso na Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro em 2012. Mestranda em Educação pela UFRRJ, com especialização na área de Educação Infantil e Relações Étnico-raciais. Integrante dos coletivos de professores antirracistas Agbala e Àwa Educadoras.

Graziele Vidal

Filha de dona Lenira e seu Tião, professora dos anos iniciais na SME- RJ desde 2012, graduada em Pedagogia pela UERJ, Especialista em Educação para as Relações Étnico-raciais pelo PENESB da UFF. Moradora da Zona Oeste do Rio de Janeiro, é uma das idealizadoras e Co-fundadora do Àwa Educadoras, Membro do Coletivo Agbalá.