Iati Kó Ekò 

Em breve, atualizaremos informações para as novas turmas.

Encontro de saberes 2022

O Formação IATI KÓ EKÒ propõe o desenvolvimento de trabalhos alinhados com Artes Cênicas, Artes Visuais, Música, Literatura e Cinema, sob a perspectiva das histórias e das culturas africanas, afro-brasileiras e indígenas. A partir da organização/realização de encontros de formação voltados para educadores e educadoras, a formação pretende discutir sobre a diversidade das identidades brasileiras, possibilitando que os(as) professores(as) conheçam e/ou ampliem essas narrativas que enriquecem e valorizam as ancestralidades, a fim de que compartilhem com os(as) estudantes da rede pública de ensino

As atividades promovidas pela a formação estão em consonância com as Leis Federais 10.639/03 e 11.645/08 que instituem nas Diretrizes Curriculares da Educação Básica, a obrigatoriedade do estudo sobre as relações étnico-raciais no Brasil, destacando a importância do ensino de História e Cultura Afro-brasileira e indígena. Por isso, é necessário investir na criação e consolidação de formação continuada que aproxime o discurso oficial com o cotidiano escolar no combate ao racismo e toda forma de discriminação.

Por todos esses aspectos, a formação IATI KÓ EKÒ se organiza a partir dos seguintes objetivos:

Geral: 

Desenvolver ações/atividades respaldadas pelas Leis 10.639/2003 e 11.645/08, destacando práticas culturais, ações pedagógicas e artísticas dedicadas ao estudo das histórias e culturas afro-ameríndias.

Específicos:


Encontro de saberes  on-line

Iati Kò eKó Carioca- Batuques e Movimentos 2021

Em 2021 a proposta do Iati Kò eKó Carioca- Batuques e Movimentos, se organiza de forma remota, buscando atender aos Protocolos Sanitários, mas não perdendo de vista a relevância e urgência dessa proposta educacional. A E/SUBE/CEIEC- GERER propõe ações para viabilizar a continuidade de inserção e reflexão sobre a Lei 10.639/03 e Lei 11.645/08, assim produzindo conhecimentos, e fomentando atitudes, posturas e valores que desenvolvam a pluralidade étnica racial na sociedade, e contribuindo para a transformação das escolas em espaços capazes de interagir com responsabilidade e garantir direitos, especialmente nesse momento de distanciamento social.

A Organização dos encontros ocorreu em 5 aulas. Essas aulas ficaram disponíveis na Plataforma da Paulo Freire e cada professor pode organizar sua forma de acessar as aulas de forma continuada levando em conta sua organização própria.  

No ano de 2021, nosso público-alvo de formação foram os professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos e os professores no Rio Educa na TV. Contamos com mais de 100 inscritos nessa formação. 

Ao final, realizamos um Encontro de Saberes, a fim de socializar as boas práticas desenvolvidas pelas professoras durante o curso. Foi um momento importante para a troca e compartilhamento de experiências, consolidando caminhos e ampliando repertório para as próximas edições.